Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MATOSINHOS

Cooperação entre portos e cidades em debate

A cooperação entre portos e cidades está em cima da mesa, na cidade de Matosinhos, até este sábado. A iniciativa, o 30.º Encontro da RETE - Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades, é da responsabilidade conjunta da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e da Câmara Municipal de Matosinhos.

A decorrer na Casa da Arquitetura, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, no Auditório D. Henrique e no CEiiA, este encontro pretende fomentar a cooperação entre os portos e as cidades na área da reorganização das zonas ribeirinhas urbano-portuárias e na relação cidade-porto.

“O Porto de Leixões, pela manifesta proximidade com dois importantes centros urbanos como são Leça da Palmeira e Matosinhos, debate-se regularmente com questões ligadas à integração do porto na cidade, pelo que acolhermos esta 30.ª edição da RETE é uma mais-valia, não só para a infraestrutura portuária, como também para as cidades envolventes”, refere a ADPL.
 
No primeiro dia de trabalhos, cumprido quinta-feira, 22, realizaram-se diferentes reuniões dos órgãos da RETE. No segundo dia do evento, esta sexta-feira, haverá um seminário técnico internacional composto pelos painéis ‘Congestionamento das cidades pela procura turística, cruzeiros: uma falsa questão’ e ‘Colaboração Portos e Universidades’. A fechar a iniciativa, no sábado, os membros da RETE vão contar com visita técnica ao CEiiA.

Recorde-se que a RETE - Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades, foi constituída em 2001, em Lisboa, por iniciativa das administrações portuárias e de cidades portuguesas, espanholas e italianas.