Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

TSF

Recordar Cego do Maio: o grande herói dos pescadores poveiros

As águas da Praia Verde , na Póvoa de Varzim, são frias e por isso consideradas terapêuticas, mas também perigosas.

Num tempo em que para salvar os camaradas tinham de ser os próprios pescadores a fazer-se ao mar, um homem apenas salvou a vida de muitos.

PARA OUVIR AQUI

Em alternativa, pode ouvir aqui

José Rodrigues Maio, mais conhecido como Cego do Maio, ficou para a história pelas vidas que salvou. Póvoa de Varzim está a comemorar os 200 anos do seu nascimento.

Reza a história que, quando as vagas lhe faziam frente, este homem simples do povo que virou herói gritava "eh mar, chega para lá!"

O Cego do Maio chegou comandar uma embarcação salva-vidas, agora alvo de obras de requalificação. José Viana, proprietário dos Estaleiros Irmãos Viana explica-nos as características deste barco e as especificidades do trabalho para o preservar.

Encarregue de recuperar a história desta embarcação e do socorro a náufragos na Póvoa de Varzim, que remonta a 1864, está Maria de Jesus Rodrigues.

Deolinda Carneiro, diretora do museu municipal de etnografia e história da Póvoa de Varzim, descreve as atividades dinamizadas para assinalar esta efeméride.

São agora muitos os homens e mulheres que velam pela segurança dos banhistas nestas águas. Lembra o capitão José Marques Coelho, da capitania da Póvoa, que esta semana haverá marés vivas, pelo que o cuidado com o mar deve ser redobrado.

Para além da ondulação e fortes correntes, também os agueiros representam um risco para os banhistas. Carlos Ferreira, diretor da associação de nadadores salvadores "Delfins" explica como identificar este "local traiçoeiro".

Também a tecnologia ajuda a evitar mortes no mar. Ana Mesquita Veríssimo, da fundação Vodafone, explica como.

Seguras e para todos, assim se querem afirmar estas praias. Olindina Novo fala-nos do projeto "IN Póvoa", inserido no projeto "Unidos Vencemos Barreiras" do Instituto Maria Paz Varzim em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Na vertente destinada a pessoas com mobilidade reduzida, 30 voluntários associados a este projeto permitem que todos possam entrar na água com ajuda de cadeiras anfíbias.

O presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira destaca a costa extensa, com Bandeira Azul e todas as praias e animação sempre presente e wifi até no areal.

Bruno Torres, jogador de futebol de praia e membro do Active Fitness da Póvoa do Varzim, fala-nos por sua vez das atividades desportivas que podemos praticar na praia.

Por aqui passou também o "Hippy Chic Festival", contam Sérgio Castro, da organização, e Luís Botas, do Clube da Praia da Póvoa do Varzim, espaço que acolhe este festival eclético.