Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

«Sines Tall Ships Festival» melhor evento alentejano de 2017

O Sines Tall Ships Festival, que se realizou em Sines de 28 de abril a 1 de maio de 2017, venceu a categoria “Melhor Evento – Alentejo” dos Prémios Turismo do Alentejo e Ribatejo 2017, entregue em Ponte de Sor, no dia 6 de maio.

É a terceira vez que um evento realizado em Sines conquista este prémio de excelência turística, depois de o Festival Músicas do Mundo ter sido galardoado nas edições de 2011 e 2012.

O Sines Tall Ships Festival foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Sines, Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Turismo do Alentejo e Ribatejo, ERT, e Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela.

Um festival em terra e no mar, o evento esteve integrado, como etapa, na RDV 2017 Tall Ships Regatta, que teve início em Greenwich, no Reino Unido, e passou por outros seis destinos da Europa, Caraíbas e Américas: Las Palmas (Espanha), Bermudas, Boston (EUA), Quebec (Canadá), Halifax (Canadá) e Le Havre (França).

O facto de um dos maiores navegadores da História ter nascido em Sines foi um dos fatores decisivos que contribuiu para a decisão da escolha desta cidade para a realização de uma etapa da regata RDV Tall Ships 2017, promovida pela Sail Training International, tornando esta cidade um palco natural da celebração de uma das mais épicas aventuras humanas: as navegações transoceânicas.

O festival realizado em Sines, na cidade e nos terminais portuários (porto de recreio, porto de serviços e terminal multipurpose), envolveu a participação de cerca de 1000 tripulantes, que chegaram a Sines em duas dezenas de grandes veleiros com pavilhões de Itália, Vanuatu, França, Reino Unido, Noruega, Portugal, Espanha, Alemanha, Letónia, Finlândia e Holanda.

Com uma estimativa de 100 mil visitantes, foi o maior evento náutico que Sines e o Alentejo já receberam e um dos maiores realizados em Portugal.

O festival contribuiu para dinamizar a economia local, nomeadamente a restauração e a hotelaria, devido ao elevado número de visitantes e à presença dos tripulantes.

O festival contribuiu também para reforçar a marca de Sines nacional e internacional como capital marítima com um forte património ligado ao mar – da Vasco da Gama à tradição piscatória – e um porto de referência em todos as vertentes da atividade portuária, incluindo também a de lazer.

De destacar finalmente o perfil da parceria que possibilitou a realização do evento, com os esforços concertados e a necessária coordenação entre uma câmara municipal, uma autoridade portuária, uma entidade regional de turismo e uma associação do setor.

No final de 2017, os órgãos de comunicação social do Alentejo Litoral escolheram o evento Sines Tall Ships Fest como Acontecimento do Ano 2017.

fonte