Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística

Notícias

Marinha inicia campanha hidrográfica nos Açores

A Marinha, através do Instituto Hidrográfico e do navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho, encontra-se na Região Autónoma dos Açores para efetuar levantamentos topo-hidrográficos, no âmbito do Projeto de Mapeamento do Mar Português, cujo objetivo principal é contribuir para o conhecimento dos fundos marinhos, necessário à promoção de atividades de desenvolvimento técnico-científico e económico nas áreas de interesse nacional e à correspondente atualização cartográfica.

Nesta campanha, que se iniciou em 4 de maio e se irá prolongar até dia 24 de junho, a colaboração com entidades regionais está devidamente enquadrada pelo Protocolo de Cooperação assinado em 2017 entre o Instituto Hidrográfico e a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, com o intuito de dinamizar e promover, de uma forma colaborativa, a investigação e o conhecimento do mar na região dos Açores.
Os trabalhos, numa primeira fase, durante o mês de maio, irão focar-se nos levantamentos hidrográficos do banco do Gigante entre a ilha do Faial e a ilha das Flores, mas também em redor das ilhas das Flores e do Corvo, locais onde atualmente existe grande falta de informação sobre os fundos marinhos com alta resolução. Ao longo da missão haverá com regularidade a presença a bordo de investigadores das universidades e institutos de investigação açorianos, numa perspetiva colaborativa e de partilha de informação adquirida.

No período de 3 a 24 de junho, e após ter sido feita a caracterização hidrográfica de base, a Marinha, através do Instituto Hidrográfico, irá colaborar com a Fundação Oceano Azul, a EMEPC, a National Geographic e instituições científicas da região autónoma dos Açores, num trabalho de investigação colaborativo sobre o mar dos Açores, que inclui a realização de um documentário e de diversos mergulhos do ROV LUSO, que já se encontra a bordo do NRP Almirante Gago Coutinho.