Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

SUGESTÃO DE LEITURA

Terminal de Cruzeiros de Leixões

O porto do Douro foi durante séculos ponto de passagem de grandes fluxos de gentes e de mercadorias. As dificuldades que sempre se tinham verificado na entrada e saída da navegação veleira agravou-se a partir do século XIX com o aparecimento dos grandes vapores e da crescente vaga de emigrantes, facto que contribui para que se tivesse avançado para a construção de um novo porto que viria a nascer em Leixões.

Esta obra, todavia, revelou-se um processo complexo desenvolvido ao longo de várias décadas, obedecendo a um plano estratégico de alargamento portuário faseado. Recentemente, como que a coroar as marcas sucessivas de um território surge o novo edifício do terminal de cruzeiros em Leixões, projeto de Luís Pedro Silva e de uma vasta equipa de profissionais.

O presente livro explora em três partes principais esta obra desde a sua conceção com os primeiros pensamentos do arquiteto e estudos inerentes, passando pela construção até ao resultado final a que se chamou convite. Este é estendido não somente a todos os passageiros do terminal mas igualmente aos investigadores que ocupam uma parte do edifício e ao público em geral.

MAIS DETALHES

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB