Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

BIBLOS

Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos

Catálogo "Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos", exposição realizada no Verão de 2010, com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré e de múltiplas entidades e particulares (ler mais sobre a exposição).

 

 


Reúne informação inédita sobre as práticas balneares da Nazaré entre finais do século XIX e os anos 1960, resultado de uma investigação desenvolvida pelo Museu, de entrevistas junto de veraneantes, banheiros, antigos banheiros e seus familiares, e da recolha de objectos junto da comunidade e de outras instituições museológicas.

Uma primeira parte analisa essa realidade nas suas diversas vertentes, nomeadamente nos seguintes temas: a “moda” de ir a banhos; os fins terapêuticos; os transportes e alojamento; o dia-a-dia de um banhista; os divertimentos e estruturas recreativas; as funções e organização dos banheiros; a articulação da praia balnear com as actividades piscatórias; e os mecanismos de divulgação turística.

Os restantes capítulos dedicam-se à evolução do fato-de-banho, à importância do bilhete-postal ilustrado na divulgação e estudo sobre a Praia da Nazaré, e aos divertimentos infantis, com destaque para o memorável “Teatro de Robertos”. Um catálogo final desenvolve o elenco de todos os objectos, fotografias e objectos que estiveram presentes na exposição.

Textos de Dóris Santos (Directora do Museu Dr. Joaquim Manso), Clara Vaz Pinto (Directora do Museu Nacional do Traje), João d'Oliva Monteiro (investigador) e José Gil (SA Marionetas - Teatro & Bonecos, Alcobaça).


Créditos fotográficos: IMC / Divisão de Documentação Fotográfica; Arquivo Distrital de Leiria; Vítor Estrelinha / CMN; Museu do Brinquedo de Sintra. As fotografias cedidas pela comunidade local são da autoria de familiares e / ou autores amadores desconhecidos (digitalização e retoque por Victor Estrelinha / CMN).

Edição: Instituto dos Museus e da Conservação, com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré
N.º Págs: 80


À venda na Loja do Museu Dr. Joaquim Manso.