Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Maersk avança com impressão 3D a bordo dos seus navios

A impressão 3D tem sido apontada como um fenónemo que poderá revolucionar o sector dos transportes e da logística e eis que a Maersk aparece a dar o exemplo: O grupo dinamarquês – através dos seus membros Maersk Line, Maersk Tankers e Maersk Drilling – faz parte de um consórcio (denominado Green Ship) que está a desenvolver um projecto-piloto que recorre à impressão 3D de peças sobressalentes nos seus navios e nas suas plataformas offshore.

Entre os membros do consórcio estão também a J. Lauritzen, a MAN Diesel & Turbo, a DNV GL, a Copenhagen Business School e a Create it REAL, sendo o projecto financiado pelo Fundo Marítimo Dinamarquês (Danish Maritime Fund).

Com este piloto, a Maersk e restantes parceiros do consórcio pretendem encontrar a forma ideal para reduzir o número de peças sobressalentes a transportar, permitindo ao mesmo tempo uma resposta rápida em termos de reparação ou manutenção.
Tecnologia a evoluir rapidamente e já preparada para a indústria marítima

«A tecnologia da impressão 3D está a desenvolver-se rapidamente e acreditamos que está pronta para ser utilizada na indústria marítima», refere Sverre Patursson Vange, da J. Lauritzen, que destacou ainda a valia de ter no projecto empresas como a DNV GL, a MAN Diesel & Turbo e a Create it REAL.

«Ao colocar as impressoras a bordo de uma série de navios e obter experiência prática, este projecto tentará enfrentar os desafios na prática à medida que eles aparecem», refere o consórcio em comunidado. Para começar, serão colocadas impressoras em determinados navios e plataformas offshore e será dada formação às tripulações para que sejam independentes em todo o processo.

fonte