Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

ESCLARECIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE AVEIRO

Relatório da qualidade do ar

A APA, S.A. está a efetuar a avaliação da qualidade do ar na envolvente do Porto de Aveiro, com o objetivo de compreender os impactes da movimentação do petcok na área envolvente ao TGS e, principalmente, na Gafanha da Nazaré. Este trabalho, contratualizado com a Universidade de Aveiro – Instituto de Ambiente e Desenvolvimento (IDAD), integra duas campanhas de caracterização da qualidade do ar (verão e inverno), bem como a simulação numérica da ação dos ventos e a simulação física em túnel de vento.

Neste âmbito, foi executada durante o mês de Julho a primeira campanha da qualidade do ar (campanha de verão), cujo relatório pode consultar aqui.

Ressalvando o facto de que este relatório corresponde apenas à primeira fase da avaliação dos trabalhos e à necessidade de se aguardar pelos dados da segunda campanha para que possa ser efetuada a comparação dos resultados obtidos com os valores legais, bem como pelos estudos complementares, permitimo-nos no entanto destacar as conclusões deste relatório, designadamente, a referência a que a qualidade do ar na Gafanha da Nazaré é na generalidade boa e ainda que os poluentes com relação conhecida às emissões de petcok apresentaram concentrações médias baixas, com valores equivalentes aos níveis registados em zonas rurais e urbanas da União Europeia no que respeita aos metais.