Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTA QUARTA-FEIRA, 18 DE JUNHO

MEIN SCHIFF 3 escolhe o Porto de Leixões na sua viagem inaugural

Esta quarta-feira, dia 18 de Junho, o Mein Schiff 3 entra, pela primeira vez, no Porto de Leixões. O navio escolheu Leixões como porto de escala na sua viagem inaugural. Trata-se assim, da viagem inaugural do navio, da escala inaugural do navio no porto e da primeira operação da Tui Cruises em Leixões.

Este novíssimo navio, sofisticado e altamente inovador, saiu recentemente dos estaleiros da STX Finland em Turku, para ser entregue à TUI Cruises, uma joint-venture entre a empresa de turismo alemã TUI e a Royal Caribbean Cruise Lines. Esta sua viagem inaugural, teve início em Hamburgo a 13 de Junho, numa viagem de 9 noites que irá terminar no porto espanhol de Palma de Maiorca. O navio irá também visitar os portos de Le Havre, La Coruña, Lisboa e Cádiz.

O Mein Schiff 3 vai atracar no Terminal de Cruzeiros de Leixões, em Matosinhos, às 09:00 da manhã e, será recebido com um programa especial de boas vindas ao novo navio e à nova companhia de cruzeiros. A entrada do navio em porto será acompanhada pelos rebocadores da Autoridade Portuária. Os passageiros e os membros da tripulação serão recebidos com danças tradicionais portuguesas durante o desembarque e serão ainda presenteados com uma Prova de Vinho do Porto e algumas lembranças.

A bordo do Mein Schiff 3 terá ainda lugar a cerimónia de troca de placas, entre o capitão do navio e as autoridades portuárias, celebrando a escala inaugural do navio em Leixões.

O Mein Schiff 3 é um navio com 295 metros de comprimento e 35.8 metros de largura. Tem um calado de 8 metros e 99.700 toneladas de arqueação bruta. Este navio “amigo do ambiente” tem capacidade para acomodar 2.506 passageiros e 1.000 tripulantes.

A sua construção teve por base algumas preocupações ambientais. O navio possui usinas de energia amigas do ambiente e soluções eficientes de energia que reduzem as emissões em 30 por cento, quando comparado com outros navios de cruzeiro de tamanho similar. É também o primeiro navio de cruzeiro com um purificador de gás de escape.

O "Grande Freedom" é um dos principais destaques a bordo do navio. Trata-se de um vidro em forma de diamante situado na popa do navio, ocupando dois pisos com uma área de aproximadamente 167m². Tem ainda a bordo a primeira orquestra filarmónica do mundo em alto mar. O"Klanghaus" é uma sala de 270m² com capacidade para 300 convidados e um moderno sistema de controlo acústico.