Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Assinalável movimento de navios de cruzeiro nos portos açorianos

A semana que agora se inicia reserva um interessante movimento de navios de cruzeiros nos portos açorianos. São 9 os navios que nos visitam num total de 17 escalas, com natural destaque para os temáticos Delphin e Le Boréal, que vão efetuar itinerários que privilegiam várias ilhas do nosso arquipélago. Enfâse especial para o este último, pois o luxuoso navio francês inicia em Ponta Delgada um cruzeiro intitulado "Les Açores Parasidiaques". Para além dos habituais Celebrity Equinox e Emerald Princess, referência ainda para o regresso do Legend of the Seas e para a estreia absoluta do Thomson Dream, numa semana que se estima que nos visitem cerca de 12000 passageiros e 6000 tripulantes a bordo dos referidos navios.

Dia 21 de abril - Celebrity Equinox
Segunda-feira, dia 21 de Abril, vista as Portas do Mar, entre as 09h00m e as 18h00m, o segundo navio da aclamada classe Solstice, o Celebrity Equinox, da Celebrity Cruises, operadora do grupo Royal Caribbean. Com cerca de 2600 passageiros a bordo, o navio de cruzeiros norte americano encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Málaga, incluindo o seu roteiro escalas em Ponta Delgada, Lisboa, Cadiz e Gibraltar. Inaugurado em 2009, foi construído na Alemanha pelos estaleiros Meyer Werft, em Papenburg. Com 317 metros de comprimento, 36,8 metros de boca e 8,3 metros de calado, possui 122 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 2852 hóspedes e 1253 tripulantes. O navio disponibiliza 14 decks para passageiros, com um total de 1426 cabines, quase todas exteriores com varanda.

Dia 22 de abril - Boudicca e Star Flyer
Depois do Celebrity Equinox, o dia 22 de abril está reservado para a segunda escala este ano do navio de cruzeiros Boudicca. Proveniente das Caraíbas, mais propriamente de Philipsburg, capital da paradisíaca ilha de St. Maarten, visita Ponta Delgada no final de um cruzeiro de 35 noites, designado Amazon River & Beaches of the Caribbean. Os 632 passageiros, além do habitual périplo pelas Caraíbas, realizaram três escalas em terras brasileiras, onde destacamos a sempre exótica Manaus. A chegada do Boudicca ao Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar está prevista para as 06h30m e estima-se que cá permaneça até às 13h30m, altura em que retomará a viagem com destino a Southampton. A título de curiosidade, refira-se que o Boudicca será um dos navios de cruzeiro que mais nos vai visitar em 2014, num total de 7 escalas.
Nos dias 22 e 23 de abril, o veleiro de cruzeiros Star Flyer, do operador Star Clippers, realiza duas escalas nos Açores, respetivamente na Praia da Vitória e Ponta Delgada. Proveniente das Caraíbas, mais concretamente de Philipsburg, capital do território holandês da ilha de St. Maarten, está a realizar um cruzeiro de 19 noites que tem como destino final Lisboa. Na Terceira, os 120 passageiros são aguardados cerca das 07h00m, devendo permanecer na ilha lilás até às 23h00, altura que rumam a Ponta Delgada. Na capital micaelense, estimamos que lance amarras no porto comercial pelas 08h00 horas e cá se mantenha até às 18:00 horas. Construído nos estaleiros Scheepswerf van Langerbrugge, em Gent, na Bélgica, foi inaugurado no mês de Julho de 1991, sendo idêntico ao Star Clipper, que foi concluído no ano seguinte. Tem como principais características técnicas 112 metros de comprimento, 15 metros de boca, 5,6 metros de calado, possui 2,298 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 170 passageiros com 72 tripulantes. Disponibiliza 4 decks de passageiros com um total de 85 cabines.

Dia 23 de abril - Legend of the Seas; Royal Clipper e Star Flyer
Num dia com três navios de cruzeiro em Ponta Delgada, cabe ao estreante no Terminal Marítimo das Portas do Mar, Legend of the Seas, as honras de iniciar as movimentações de um dia que se prevê de grande azáfama no porto micaelense. Pertença da Royal Caribbean, este elegante paquete encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Copenhaga, incluindo o seu roteiro visitas a Ponta Delgada, Cork, Le Havre, Zeebrugge e Amsterdam. Tem chegada prevista para as 07h05m de quarta-feira e deve retomar viagem pelas 15 horas, rumo a Cork, na Irlanda.
Inaugurado em Maio de 1995, foi construído nos estaleiros Chantiers de L’Atlantique, em França, sendo o primeiro navio da classe Vision. Embora esta classe seja composta por navios com aparência bem distinta, exceção feita ao gémeo Splendour of the Seas. É um dos mais antigos navios da companhia e é também um dos que mais locais diversos visitou, isto porque já realizou temporadas de cruzeiros na Europa, na Ásia, Austrália, Alasca, América do Sul, Pacífico e Caraíbas. Com 264 metros de comprimento, 32 metros de boca, 7,3 metros de calado, possui 69 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para transportar 2076 hóspedes e 720 tripulantes. O navio disponibiliza ainda 11 decks para passageiros, com um total de 900 cabines.

Também neste dia 23 de abril, Ponta Delgada vai ter o privilégio de receber a visita do maior e mais rápido veleiro de cruzeiros da atualidade, o Royal Clipper, da companhia monegasca Star Clippers. Com 120 passageiros a bordo, encontra-se em viagem transatlântica entre Barbados e Malaga. Este majestoso veleiro tem como características principais 134 metros de comprimento, 16,5m de boca, 5,6 metros de calado e 5061 toneladas de arqueação bruta. O nosso destaque vai para os seus imponentes 5 mastros e respetivas 42 velas, para o seu casco azul e branco e para a beleza que todo este conjunto de características proporciona. As 42 velas, com uma área de 5.204 metros quadrados, permitem-lhe uma velocidade de mais de 20 nós, sendo os mastros operados por sistemas hidráulicos, orientados a partir da ponte de comando.

Dia 24 de abril - Delphin
O navio de cruzeiros Delphin, da operadora alemã Passat Kreuzfahrten, regressa na próxima quinta-feira, dia 24 de abril, ao terminal de Cruzeiros das Portas do Mar, para a primeira de 4 escalas nos Açores. Este cruzeiro iniciou-se no passado dia 18 de abril, em Tenerife, e inclui visitas a Canárias, Madeira e Açores, em mais um interessante périplo atlântico. No nosso arquipélago, tem previsto para as 08h00m acostar no porto de Ponta Delgada e estima-se que aí permaneça até às 19h00m, altura em que ruma com destino à Horta. Na cidade faialense é aguardado no dia 25 de abril (08h00/23h00) e no dia 26 visita a Graciosa (08h00/23h00). Para o dia seguinte está agendado a última escala no nosso arquipélago, com a visita à ilha Terceira, também das 08h00 às 23h00. No último dia de abril, este cruzeiro termina na cidade de Lisboa.

Dia 25 de abril - Emerald Princess e Le Boréal
No dia que se comemora os 40 anos da revolução de 74, regressa a Ponta Delgada o sexto navio da famosa Grand Class, mais precisamente o Emerald Princess, da Princess Cruises, operadora do grupo Carnival Corporation. O vistoso navio de cruzeiros americano encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Southampton, incluindo o seu roteiro paragens em Ponta Delgada, Cork, Dublin, Zeebrugge e Le Havre, perfazendo esta viagem um total de 15 dias. Com cerca de 2600 passageiros a bordo, maioria dos quais de nacionalidade norte-americana, é aguardado pelas 07h05m e prevê-se que cá permaneça até cerca das 16 horas. Inaugurado em Maio de 2007, foi construído na Itália pelos estaleiros Fincantieri, em Monfalcone. Com 290 metros de comprimento, 36 metros de boca, 8 metros de calado, possui 113,500 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3500 turistas e 1223 tripulantes. O navio disponibiliza 15 decks para passageiros, com um total de 1557 cabines, das quais 1105 são exteriores e 452 interiores.
No período compreendido entre 25 de abril a 4 de maio, a operadora francesa Compagnie du Ponant vai efetuar nestas ilhas um cruzeiro intitulado “Les Açores Paradisiaques”. Em virtude do mesmo se iniciar em Ponta Delgada, os passageiros vão se deslocar de França para São Miguel, com o intuito de aqui embarcar no luxuoso navio Le Boréal. Este importante périplo inclui escalas na ilha do Pico a 27 de abril, São Roque e Madalena, na Horta ao final do dia 27 de abril, Angra do Heroísmo, a 28 de abril e Vila do Porto no dia seguinte. Depois de visitar estas 5 ilhas açorianas, o Le Boréal segue para a Madeira, onde realiza mais duas escalas, rumando posteriormente a Lisboa, para aí finalizar a viagem.

Dia 26 e 27 de abril - Thomson Dream
Depois de no ano transato termos assistido à estreia do operador britânico Thomson Cruises nos Açores, aquando da escala inaugural do Thomson Spirit, em novembro, o corrente ano parece confirmar que a aposta desta companhia nas nossas ilhas é para se manter. Neste sentido, os dias 26 e 27 de abril, respetivamente na Horta e em Ponta Delgada, assinalam a escala inaugural do Thomson Dream no arquipélago, navio que se encontra em viagem transatlântica que liga Bridgetown, capital de Barbados, a Palma de Maiorca. Neste itinerário de 20 noites, estão programadas escalas em algumas ilhas das Caraíbas, Bermudas, Cartagena, Gibraltar e Valência. Na Horta está previsto fundear entre as 12 e as 19 horas de sábado. No domingo será a vez de Ponta Delgada, onde é aguardado pelas 8 horas, estimando-se que largue amarras pelas 17 horas.