Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

REUTERS

Mapa prova que os portugueses descobriram a Austrália

Um mapa marítimo do século XVI encontrado em Los Angeles, prova que foram os Navegadores Portugueses a descobrir a Austrália.

Não foram os britânicos nem os holandeses que descobriram a Austrália, mas sim os portugueses. Assim o prova o mapa encontrado numa biblioteca em Los Angeles. Cristovão de Mendonça foi o lider de uma expedição de quatro barcos em 1522 que chegou a Botany Bay na Austrália. Quase 250 anos depois chegava o capitão James Cook.

Peter Trickett autor do livro "Beyond Capricorn" estudou os mapas ao pormenor, reconhecendo todos os locais. Trickett disse que se deparou com uma cópia do mapa enquanto folheava livros numa livraria de Canberra há oito anos atrás. A livraria tinha uma reprodução do Atlas Vallard, uma coleção de 15 mapas desenhados à mão completados até 1545 em França. Os mapas representavam o mundo conhecido na época.

Dois dos mapas chamados "Terra Java" tinham uma similaridade notável com a costa leste da Austrália, excepto num ponto da costa que se projetava em ângulo reto para 1.500 km (932 milhas). "Havia algo de familiar entre eles, mas não estavam correctos, parecia um puzzle. Como é que eles passaram a ter todos esses lugares com nomes portugueses?" disse o autor.

Trickett pensou que os cartógrafos que tinham desenhado os mapas de Vallard tinham alinhado erradamente dois mapas portugueses dos quais copiavam. "Os mapas originais teriam sido desenhados em pergaminhos animais, normalmente pele de carneiro ou de cabra, de tamanho limitado", explicou. "Para uma costa do tamanho do leste da Austrália, cerca de 3.500 kms, seriam cerca de 3 a 4 mapas".

"O cartógrafo de Vallard juntou esses mapas como um quebra-cabeças. Sem bússola, seria possível juntar o mapa sul de duas maneiras diferentes. A minha teoria é que ele foi combinado de maneira errada".

Usando um computador, Trickett fez girar 90 graus a parte sul do mapa de Vallard para produzir um mapa que representa a costa leste da Austrália. "Eles forneceram provas notáveis ​​de que navios portugueses fizeram essas viagens corajosas de descoberta no início dos anos 1520, apenas alguns anos depois de eles terem navegado o norte da Austrália para chegar às Ilhas Spice. Isso foi um século antes dos holandeses, e 250 anos antes do Capitão Cook ", disse ele.

Trickett acredita que os mapas originais foram feitos por Cristovão Mendonça, que partiu da base de Portugal em Malaca, com quatro navios numa missão secreta para descobrir a "Ilha do Ouro" de Marco Polo no sul de Java.

Se Trickett estiver certo, o mapa de Mendonça mostra que ele navegou por Fraser Island, no nordeste da Austrália até à Baía de Botany em Sydney, passando a sul de Kangaroo Island retornando depois a Malaca pelo norte da Nova Zelândia.

A descoberta de Mendonça foi mantida em segredo para evitar que outras potências europeias chegassem à nova terra, disse Trickett, que acredita que a sua teoria é apoiada por descobertas de artefatos portugueses do século XVI sobre a costa da Austrália e Nova Zelândia.

fonte

 

















Artigos relacionados:

  • «Os portugueses estiveram na Austrália; os ingleses descobriram-na»
  • O navegador inglês James Cook descobre o território da Austrália