Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

BIENAL DE VENEZA

Transtejo disponibiliza antigo cacilheiro a Joana Vasconcelos

O grupo Transtejo disponibilizou à artista Joana Vasconcelos um antigo cacilheiro, o “Trafaria Praia”, para servir de representante oficial de Portugal, como Pavilhão Flutuante, na 55ª Bienal de Veneza, que decorre este ano. A par da disponibilização deste navio emblemático, o Grupo Transtejo abraçou desde logo o projeto, garantindo ainda o respetivo apoio técnico.

Durante a Bienal de Veneza, o “cacilheiro-obra de arte” vai acolher diversos eventos, incluindo o porto de honra aquando da inauguração. Outros acontecimentos incluem o lançamento do catálogo que acompanhará a obra e uma monografia dedicada à artista com destaque para as habituais festividades dedicadas a Lisboa e a Veneza.
A opção por este antigo cacilheiro prende-se com a sua estética e acima de tudo por ser um dos mais típicos cacilheiros que circulou no rio Tejo.

O Trafaria-Praia foi construído em 1959, pelo Estaleiro Schell & Johnhk, em Hamburgo. Com capacidade para 293 passageiros, estava afeto à Ligação Fluvial Trafaria - Porto Brandão - Belém, tendo saído de serviço no fim de 2011. Atualmente encontrava-se em abate operacional, ou seja, aguardava decisão definitiva de abate.

Na Bienal de Veneza o “cacilheiro-obra de arte” vai navegar na lagoa de Veneza durante o horário de abertura ao público da Bienal, transportando “passageiros-visitantes” entre os Giardini (uma das principais áreas do evento) e a Punta della Dogana (centro de exposições da Fundação François Pinault). Percursos alternativos a este incluem uma volta à ilha de San Giorgio a partir dos Giardini.


Sobre a Bienal de Veneza

A Bienal de Veneza, fundada em 1895, é o mais importante evento dedicado à arte contemporânea da atualidade. A cada dois anos, no início de Junho, reúnem-se em Veneza múltiplos artistas e demais agentes (comissários, críticos, galeristas, colecionadores, administradores, políticos), transformando a cidade italiana na capital artística mundial. Assim, a presença na Bienal de Veneza constitui, hoje, a principal instância de afirmação de artistas a nível internacional.
 

TEJO TABLET - GALERIA FOTOGRÁFICA







Artigos relacionados:

  • Trafaria Praia
  • Joana Vasconcelos leva cacilheiro para Veneza