Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Comissão Europeia exige que armadores monitorizem e comuniquem emissões de CO2

A Comissão Europeia (CE) deu um importante passo no sentido da redução das emissões de poluentes no transporte marítimo, ao propor a obrigação, da parte dos armadores que escalam os portos europeus, de monitorizar e comunicar as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos seus navios. A Comissão Europeia publicou ainda uma comunicação em que expõe a sua estratégia para abordar e reduzir essas emissões, de preferência através de medidas a nível mundial.

ESTA QUINTA-FEIRA, NO PORTO DE LEIXÕES

Seminário «Sustentabilidade para a Competitividade»

A APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, promove esta quinta-feira o Seminário “Sustentabilidade para a Competitividade”, no Centro de Formação do Porto de Leixões, em Leça da Palmeira.

Bandeira Azul atribuída a 13 praias na Madeira e Porto Santo

São treze as praias da Região galardoadas este ano com as bandeiras da Associação Bandeira Azul da Europa, mais duas praias comparativamente a 2012. Os concelhos com mais bandeiras são o Funchal e Santa Cruz, cada um deles com 4 bandeiras cada.

Política ambiental do Grupo TRANSTEJO permitiu 16% de poupança em combustível nos navios

O Grupo TRANSTEJO assinala o quarto ano da sua Declaração de Politica de Ambiente, fazendo um balanço das metas entretanto já alcançadas em matéria de sustentabilidade ambiental. Desde 2009, foram várias as medidas implementadas pela Empresa Pública de Transporte Fluvial, as quais permitiram potenciar a obtenção de benefícios vários.

ESTA QUARTA-FEIRA

APSS e MAEDS realizam conferência «O Sado e a sua Vocação Portuária»

A APSS – Administração dos portos de Setúbal e Sesimbra, SA e o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) realizam, durante a tarde desta quarta-feira, 5 de junho, no auditório do Edifício Sede da APSS, em Setúbal, a conferência “O Sado e a sua Vocação Portuária”, com início às 14h30m, uma organização no âmbito da parceria de cooperação entre as duas entidades destinada à promoção de ações relacionadas com a responsabilidade social e ambiental.

Investigador português descobre ameaças para a sobrevivência de albatrozes na Antártica

Condições ambientais anormais podem vir a afetar a sobrevivência de predadores de topo na Antártica, revela um estudo liderado por José Xavier, investigador do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra.

DE 30 DE MAIO A 16 DE NOVEMBRO

Biodiversidade no Mar Portugal

A Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) promove, entre 30 de maio e 16 de novembro, no Museu de História Natural e da Ciência (MUHNAC) uma grande exposição sobre as campanhas EMEPC/M@rBis realizadas entre 2010 e 2012.

ESTA QUARTA-FEIRA, NA SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA

Sessão comemorativa do Dia Internacional da Diversidade Biológica

Decorre esta quarta-feira, 22 de Maio, na Sociedade de Geografia de Lisboa, uma sessão comemorativa do Dia Internacional da Diversidade Biológica, celebrado anualmente com o propósito de aumentar a compreensão e a consciencialização sobre assuntos da Biodiversidade, salientando que o tema deste ano, “Água e Biodiversidade”, realça o papel importante da biodiversidade e dos ecossistemas para garantir segurança no uso da água e consequentemente no desenvolvimento sustentável.

SINES

Fábrica francesa produz combustível naval a partir de resíduos de navios

Uma empresa com sede em França está a construir no porto de Sines uma fábrica para produzir combustível naval a partir dos óleos residuais recolhidos nos navios de carga, aproveitando material que actualmente é incinerado.

PORTO DE LEIXÕES

Mar luso visto por estrangeiros

Vários investigadores internacionais, de instituições como a University of Washington, University of Haway ou a United States Coast Guard, estão presentes, até sexta-feira, na Administração dos Portos do Douro e Leixões para debater temas como as mudanças climáticas, a pesca, poluição e a perda da biodiversidade nos oceanos.

Praias têm cada vez menos areia e a culpa é das barragens, diz especialista

As praias portuguesas estão a perder areia e as barragens são as grandes responsáveis pela situação, alerta o hidrobiólogo Adriano Bordalo e Sá, da Universidade do Porto. O Governo reconhece o problema e garante que tem reposto areia nos locais mais críticos, sobretudo no Norte e Centro do país.

QUINTA E SEXTA-FEIRA, NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Conferência MEC2013 sobre Morfodinâmica Estuarina e Costeira

A Conferência MEC2013 sobre Morfodinâmica Estuarina e Costeira decorre na Universidade de Aveiro, de 9 a 10 de maio de 2013.
O evento pretende ser um fórum de apresentação de trabalhos de investigação e atividades de gestão relacionadas com os problemas associados à morfodinâmica das zonas costeiras

Praia da Lourinhã com bandeira azul após décadas com rio poluído a correr para o mar

A praia do Areal, no concelho da Lourinhã, vai ter pela primeira vez, este verão, bandeira azul, após investimentos na despoluição do Rio Grande e na requalificação da frente de praia.

APSS e MAEDS promovem exposição «Ambientes Marítimos»

A APSS – Administração dos portos de Setúbal e Sesimbra, SA e o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) têm estabelecida uma parceria de cooperação destinada à promoção de ações relacionadas com a responsabilidade social e ambiental.

Bandeira azul será atribuída a 277 praias este ano

Portugal terá este ano 277 praias com bandeira azul, o símbolo europeu de qualidade das zonas balneares. São 262 praias costeiras e 15 praias fluviais, segundo dados apresentados esta terça-feira pela Associação Bandeira Azul da Europa.

ANÚNCIO OFICIAL ESTA TERÇA-FEIRA

Praias Costeiras e Fluviais, Portos de Recreio e Marinas galardoadas com a Bandeira Azul 2013

A Associação Bandeira Azul da Europa, ABAE, organiza a sua Conferência de Imprensa anual, esta terça-feira, dia 30 de Abril, pelas 11 horas, no Centro Ambiental Ponta do Sal Portugal, sito na Estrada Marginal, São Pedro do Estoril, Cascais, durante a qual se procederá ao anúncio oficial das Praias Costeiras e Fluviais, Portos de Recreio e Marinas galardoadas com a Bandeira Azul 2013.
 

Peixes reproduzidos em cativeiro voltam ao meio natural

No âmbito do projeto de reprodução de peixes em cativeiro o Aquário Vasco da Gama libertou 446 ruivacos do oeste (Achondrostoma occidentale) no rio Alcabrichel, perto da povoação do Ramalhal e, mais recentemente, no dia 16 de abril, libertou 290 bogas portuguesas (Iberochondrostoma lusitanicum) na ribeira de Grândola, perto de Canal Caveira.

A 26 DE ABRIL

Seminário «A economia do mar no Algarve - Contributos para uma visão estratégica»

Seminário "A economia do mar no Algarve - Contributos para uma visão estratégica", no auditório e com organização da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve. A sessão tem início às 9h45 e contará com a presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, no encerramento.

22 DE ABRIL

Dia Mundial da Terra celebra-se esta segunda-feira

Esta segunda-feira, dia 22 de Abril, comemora-se pela 43.ª vez o Dia da Terra. Trata-se de uma celebração que surgiu pela mão do senador norte-americano Gaylord Nelson em 1970, que teve como objetivo colocar as questões ambientais na agenda política. A data, que é considerada o nascimento do movimento ambientalista, tornou-se um evento à escala mundial em 1990, quando mobilizou 200 milhões de pessoas em 141 países.
 

COASTWATCH: REPENSAR O LITORAL

Esta terça-feira, dia 16, acção de sensibilização na Nazaré

Hoje, 16 de Abril, pelas 15h45, tem início uma visita à Praia do Sul, na Nazaré, integrada numa acção de sensibilização ambiental organizada pelo projecto Coastwatch.
Recorde-se que o Município da Nazaré coordena regionalmente a 23ª Campanha Coastwatch, numa extensão de 10 Km, tendo como tema “Coastwatch: Repensar o Litoral”.

Total: 499