Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




APSS participa em acção de limpeza na Praia dos Coelhos

A APSS vai participar numa acção de limpeza na Praia dos Coelhos, na Arrábida, que decorrerá no dia 5 de outubro, no âmbito da iniciativa “Amar Setúbal” organizada pela APAMB – Associação Portuguesa de Inspeção e Prevenção Ambiental e Câmara Municipal de Setúbal.

Microalga protege antiga reserva natural das Selvagens das incursões de pescadores espanhóis

Ilhas ou rochedos, as Selvagens? "Rochedos? Eu pago IMI da casa que tenho na Selvagem Grande", diz o médico e ornitólogo Francis Zino. Ironicamente, tem sido um vegetal tóxico a principal defesa da reserva natural contra incursões espanholas.

Marinha e Zoomarine devolvem tartaruga marinha ao seu habitat

A Marinha Portuguesa, através do Comando da Zona Marítima do Sul, em associação com o Zoomarine devolveu esta quinta-feira, ao mar, a tartaruga marinha "Kapa".

GAIA

Três toneladas de lixo retiradas do estuário do Douro por desempregados

 São quatro e estão recrutados até ao fim do ano para limpar a Reserva Natural Local do Douro. Recebem mensalmente 409 euros e vivem entre espécies raras, combatendo, também, a praga de chorões.

EUA

Autoridades perplexas com número muito elevado de golfinhos mortos

Pelo menos 124 golfinhos deram à costa desde julho, todos já mortos ou moribundos. Só no mês passado, foram 89, um número sete vezes superior ao normal. O organismo norte-americano responsável pela monitorização e proteção dos mamíferos marinhos considera que estas mortes representam um "evento invulgar", que vai agora ser investigado.

Porto de Setúbal duplica capacidade de produção de electricidade

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA assinou, com a empresa SolarWaters, o fornecimento e montagem de dois sistemas de produção de energia fotovoltaica, a instalar nas coberturas dos edifícios das oficinas e do Cais 3.

GRACIOSA, AÇORES

Projecto alemão inédito quer trocar energias fósseis por renováveis

Meta da ideia única no mundo é eliminar geradores a diesel e investir apenas em energia verde na Graciosa. Se der certo, a iniciativa poderá servir de modelo para outras partes do mundo.

Porto de Sesimbra: Praia do Ouro com Bandeira Azul

A Praia do Ouro, localizada no Porto de Sesimbra, uma das mais belas do litoral português, viu reconfirmada a atribuição da Bandeira Azul, no dia 13 junho, uma certificação que associa às condições naturais, um conjunto de infraestruturas e serviços de excelência.

COSTA DA CAPARICA E ESPINHO

Pescadores e moradores. A perceção do risco sobre a erosão costeira e galgamento oceânico em núcleos urbanos antigos

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), através do atual Núcleo de Estudos Urbanos e Territoriais (NUT), e em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), desenvolve um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia sobre políticas de território e conflitos ambientais, na relação com a erosão costeira. O projeto intitula-se Regulações e Conflitos Ambientais Devido à Erosão Costeira.

Cientistas dizem que Parque Marinho da Arrábida começa a dar frutos

Há mais e maiores peixes nas zonas onde a pesca foi proibida, em 2009, no Parque Marinho Luiz Saldanha, na Arrábida. Esta conclusão vem de estudos realizados por investigadores do ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Os resultados são, no entanto, preliminares e é preciso mais tempo de monitorização para uma melhor avaliação.

Vaga de calor leva gaivotas a trocar mar pelos telhados das cidades costeiras

Há cada vez mais gaivotas no miolo urbano das cidades costeiras como Lisboa, Porto, Peniche, Setúbal ou Portimão e o fenómeno está a aumentar com a atual vaga de calor, disse à Lusa um especialista da SPEA.

Concessionária do Porto de Setúbal obtém certificação em Qualidade, Ambiente e Segurança

A empresa concessionária que opera o Terminal Eco-Oil, um terminal portuário de uso privativo do Porto de Setúbal, foi auditada com sucesso, ao obter o parecer favorável da Entidade Certificadora TUV Rheinland para a Certificação integrada em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho, segundo as normas NP EN ISO 9001:2008, NP EN ISO 14001:2004 e OSHSAS 18001:2007/NP 4397:2008, respetivamente.

Comissão Europeia exige que armadores monitorizem e comuniquem emissões de CO2

A Comissão Europeia (CE) deu um importante passo no sentido da redução das emissões de poluentes no transporte marítimo, ao propor a obrigação, da parte dos armadores que escalam os portos europeus, de monitorizar e comunicar as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos seus navios. A Comissão Europeia publicou ainda uma comunicação em que expõe a sua estratégia para abordar e reduzir essas emissões, de preferência através de medidas a nível mundial.

ESTA QUINTA-FEIRA, NO PORTO DE LEIXÕES

Seminário «Sustentabilidade para a Competitividade»

A APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, promove esta quinta-feira o Seminário “Sustentabilidade para a Competitividade”, no Centro de Formação do Porto de Leixões, em Leça da Palmeira.

Bandeira Azul atribuída a 13 praias na Madeira e Porto Santo

São treze as praias da Região galardoadas este ano com as bandeiras da Associação Bandeira Azul da Europa, mais duas praias comparativamente a 2012. Os concelhos com mais bandeiras são o Funchal e Santa Cruz, cada um deles com 4 bandeiras cada.

Política ambiental do Grupo TRANSTEJO permitiu 16% de poupança em combustível nos navios

O Grupo TRANSTEJO assinala o quarto ano da sua Declaração de Politica de Ambiente, fazendo um balanço das metas entretanto já alcançadas em matéria de sustentabilidade ambiental. Desde 2009, foram várias as medidas implementadas pela Empresa Pública de Transporte Fluvial, as quais permitiram potenciar a obtenção de benefícios vários.

ESTA QUARTA-FEIRA

APSS e MAEDS realizam conferência «O Sado e a sua Vocação Portuária»

A APSS – Administração dos portos de Setúbal e Sesimbra, SA e o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) realizam, durante a tarde desta quarta-feira, 5 de junho, no auditório do Edifício Sede da APSS, em Setúbal, a conferência “O Sado e a sua Vocação Portuária”, com início às 14h30m, uma organização no âmbito da parceria de cooperação entre as duas entidades destinada à promoção de ações relacionadas com a responsabilidade social e ambiental.

Investigador português descobre ameaças para a sobrevivência de albatrozes na Antártica

Condições ambientais anormais podem vir a afetar a sobrevivência de predadores de topo na Antártica, revela um estudo liderado por José Xavier, investigador do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra.

DE 30 DE MAIO A 16 DE NOVEMBRO

Biodiversidade no Mar Portugal

A Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) promove, entre 30 de maio e 16 de novembro, no Museu de História Natural e da Ciência (MUHNAC) uma grande exposição sobre as campanhas EMEPC/M@rBis realizadas entre 2010 e 2012.

ESTA QUARTA-FEIRA, NA SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA

Sessão comemorativa do Dia Internacional da Diversidade Biológica

Decorre esta quarta-feira, 22 de Maio, na Sociedade de Geografia de Lisboa, uma sessão comemorativa do Dia Internacional da Diversidade Biológica, celebrado anualmente com o propósito de aumentar a compreensão e a consciencialização sobre assuntos da Biodiversidade, salientando que o tema deste ano, “Água e Biodiversidade”, realça o papel importante da biodiversidade e dos ecossistemas para garantir segurança no uso da água e consequentemente no desenvolvimento sustentável.

Total: 511