Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Regata Transact deixa hoje o Funchal

Os 77 participantes da Regata Internacional "Transact 6.50" deste ano iniciam a segunda etapa esta quinta-feira, dia 13 de Outubro, numa viagem que os levará do Funchal a Salvador da Baía, onde deverão começar a chegar a 3 de Novembro.
No domingo foram entregues os prémios aos vencedores da primeira etapa, numa distância compreendida entre La Rochelle e Funchal. Sebastien Rogues (classe Proto) e Benoit Mariette (classe Série) venceram esta primeira prova. Houve também uma menção especial para Emma Creigton dos EUA e Susy Beyer da Itália que triunfaram no feminino nas classes Proto e Série.

ESTE SÁBADO, 8 DE OUTUBRO, NA CARAVELA VERA CRUZ, DOCA DE ALCÂNTARA (LISBOA)

«FÓRUM JOVENS E O MAR» - Treino de Vela em debate

Este sábado, 8 de Outubro, pelas 10 horas, na Caravela Vera Cruz – Doca de Alcântara, em Lisboa, a Aporvela - Associação Portuguesa de Treino de Vela - vai dar um enorme salto na sua ligação à Juventude e ao Treino de Vela.
Seguindo o exemplo de várias associações internacionais, foi criado o “Fórum Jovens e o Mar” onde os jovens vão poder apresentar as suas ideias e propostas para debater o Treino de Vela em Portugal.

ESTE FIM DE SEMANA

«Cruzeiro Aveiro-Costa Nova» em vela

Numa organização conjunta da Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro (SCA) e Clube Vela Costa Nova (CVCN), decorre este fim de semana mais uma edição do "Cruzeiro Aveiro-Costa Nova", que promete reunir inúmeras embarcações de Vela Ligeira e Vela de Cruzeiro entre a Costa Nova e o Campus Náutico do Sporting Clube de Aveiro.

PENICHE

Espanha vence o 28.º Campeonato Euro-Africano de Pesca Submarina 2011

Terminou ontem em Peniche o 28.º Campeonato Euro-Africano de Pesca Submarina 2011, onde estiveram em competição 15 equipas.
No domingo, o mar foi um pouco mais cooperante, mas em contrapartida o vento soprou sempre com muita intensidade.
A ondulação de noroeste entre os 2 a 2,5 mts prejudicou em parte a competição, mas mesmo assim, em termos de peixe capturado, a quantidade e a qualidade foi muito interessante.
A classificação por equipas, foi: 1ª Espanha; 2ª Portugal; 3ª Grécia.
Individualmente ficou em 1º lugar: JODY LOT de PORTUGAL.

28.º CAMPEONATO EURO-AFRICANO DE PESCA SUBMARINA 2011, EM PENICHE

Publicamos fotos da cerimónia inaugural

Reportagem fotográfica da cerimónia de abertura do 28.º Campeonato Euro-Africano de Pesca Submarina 2011, que ontem teve lugar na Ribeira Velha, em Peniche, com a apresentação de todos os concorrentes, num total de 15 equipas.
Fotos da autoria de Carlos Alberto Tiago.
 

COMEÇA HOJE EM PENICHE

Selecção Nacional a postos para o 28.º Campeonato Euro-Africano de Pesca Submarina

A Selecção Nacional tem vindo a realizar vários estágios de preparação, com vista à participação no 28º Campeonato Euro-Africano de Pesca Submarina a decorrer de 15 a 18 de Setembro de 2011, em Peniche.
A Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS), com a responsabilidade da organização desta importante prova internacional em Portugal, tem procurado proporcionar as condições técnicas e logísticas indispensáveis à adequada preparação da Selecção Nacional.

EQUIPA «DELMAR CONDE CONSTRUÇÕES NAVAIS – PORTO DE AVEIRO»

Em 3.º lugar na classe ORC1 do XXVI Troféu Príncipe das Astúrias

Terminou no passado domingo a vigésima sexta edição de um dos mais prestigiados troféus de vela na Galiza. Marcada por ventos mais fortes do que vem sendo hábito e com condições muito difíceis para velejar na Ria de Vigo, estes factores puseram à prova cem embarcações participantes divididas em 6 classes.
A equipa aveirense “Delmar Conde Construções Navais – Porto de Aveiro” começou o torneio da melhor forma, assegurando logo no início o 2.º lugar da classe ORC1, posição que defendeu até à última regata do conjunto de 7 realizadas; obteve um honroso lugar no podium desta classe, que se mostrou muito competitiva e disputada.

REGATA DOS PORTOS DO CENTRO – EDIÇÃO DE 2011

Reportagem videográfica disponível no Canal do Porto da Figueira da Foz no YouTube

Encontra-se disponível, no Canal do Porto da Figueira da Foz, no Youtube, a cobertura videográfica da segunda fase da Regata Portos do Centro, que decorreu na Figueira da Foz no fim de semana de 30 e 31 de Julho do corrente ano.
Uma dezena de vídeos, reportagem da responsabilidade da empresa consciente | Audiovisuais e Multimédia Lda.
A estes dez vídeos há a somar mais um, com alguns apontamentos de reportagem da primeira fase da prova, realizada no fim de semana anterior, em Aveiro.
 

Porto de Lisboa requalifica Pedrouços para grandes eventos náuticos

A Administração do Porto de Lisboa procede actualmente a obras de requalificação da Doca de Pedrouços, importante área da frente ribeirinha que esteve subaproveitada nos últimos anos e que, após esta intervenção, ficará habilitada para o acolhimento de grandes eventos náuticos internacionais.
A renovada Doca de Pedrouços acolherá já entre os dias 31 de Maio e 13 de Junho do próximo ano, a mais importante regata de circum-navegação, a VOR – Volvo Ocean Race, que se realiza de quatro em quatro anos.

FASTNET - 15 MORTOS, 23 NAVIOS PERDIDOS NO MAR

Em 1979, uma tragédia mudou a face da vela oceânica

Veleiros que são verdadeiras montras da mais moderna engenharia, sistemas de segurança, navegação e comunicações que permitem acompanhar os navios em tempo real, tripulantes preparados e qualificados para enfrentarem os desafios do mar. Navegar pelos oceanos do mundo continua a ser uma aventura, mas a vela oceânica é hoje um desporto altamente profissionalizado e que obedece a regras muito rigorosas. Não era assim em 1979.
A tragédia que balizou a evolução deste desporto aconteceu entre os dias 13 e 14 de Agosto de 1979.
 

DE 31 DE MAIO A 13 DE JUNHO DE 2012

Tejo recebe Dakar dos mares

A REGATA Volvo Ocean Race, que irá estar em Lisboa entre 31 de Maio e 13 de Junho de 2012, veio impulsionar a requalificação da Doca de Pedrouços, uma área da frente ribeirinha de Algés que estava esquecida e subaproveitada. A Administração do Porto de Lisboa (APL) está a investir 6,2 milhões de euros neste espaço, que irá ser alvo de concessão. Ao SOL, o empresário João Lagos que, em conjunto com o Turismo de Lisboa e o Turismo de Portugal, promoveu a candidatura à prestigiada prova naútica - manifestou interesse em ser o concessionário da Doca de Pedrouços e da Doca do Bom Sucesso, cujo conjunto será chamado Marina do Tejo.

DE 15 A 18 DE SETEMBRO

FPAS organiza Campeonato Euro-Africano de Pesca Submarina , Peniche 2011

A Conféderation Mondiale des Activités Subaquatiques (CMAS) delegou na Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) a organização do 28º Campeonato Euro-Africano de Pesca Submarina, que irá decorrer de 15 a 18 de Setembro nas águas de Peniche.

Depois da Madeira, Regata Clipper ruma ao Rio de Janeiro

A frota de dez barcos e mais de 180 velejadores da Clipper Round The World Race que neste momento navega em pleno Oceano Atlântico rumo ao Rio de Janeiro, no Brasil, está a ser acompanhada por internautas de todo o mundo que a partir dos seus computadores acompanham as principais regatas e as grandes viagens.
Por isso, percebe-se o interesse que as entidades ligadas à promoção e também ao registo internacional de navios da Madeira colocaram nesta regata que terminou a primeira etapa na região, mais precisamente na Marina da Quinta do Lorde, no Caniçal, na semana passada.
 

48ª REGATA MARTIN CODAX - TURISMO RIAS BAIXAS

Excelente prestação da equipa aveirense “Delmar Conde Construções Navais – Porto de Aveiro

O Real Club Náutico da Vigo realizou entre os dias 12 e 16 de Agosto nas águas da Galiza a edição 48 da Regata Martin Codax - Turismo Rias Baixas, que este ano reuniu o número surpreendente de 120 embarcações inscritas, envolvendo cerca de um milhar de tripulantes que durante 5 dias, em regatas muito técnicas e numa extensão de cerca de 100 milhas, ligaram os portos galegos de Vigo, Combarro, A Podra do Caramiñal, O Grove e Sanxenxo, completando o já magnífico cenário das Rias Baixas.

AMERICAS'S CUP

O olho do grande marinheiro dava um programa de televisão

O i fez um tour pelos bastidores da America''s Cup WS e descobriu um estúdio de televisão dentro de contentores.
"Todas as provas são emitidas em directo na internet [no site da America''s Cup]. E estes contentores aqui à frente são uma estação de televisão", começou Denis, o responsável pelas emissões. Ninguém rodou o pescoço. A turma continuava atenta, de blocos de nota na mão e máquinas fotográficas ao peito. Helicópteros, barcos, câmaras a bordo, microfones, animações vistuais. Nada de novo, a audiência já sabia que a organização da America''s Cup se tinha esmerado para despertar o interesse do público para a vela. Denis precisou de empurrar a porta do primeiro contentor para perder o protagonismo: "Aqui à direita é onde recebemos as imagens captadas".
 

«HORTA / LES SABLES CHALLENGE»

Iate francês na Horta para estabelecer recorde na ligação marítima à vela a Sables d’ Olonne

Aportou ontem, segunda-feira, à Marina da Horta um dos mais destacados velejadores mundiais da actualidade, Arnaud Boissières, com um dos veleiros mais renomados da Classe IMOCA de 60 pés (18,28 metros), o «AKENA Vérandas», iate com o qual o aventureiro francês irá participar na próxima edição da famosa regata Vendée Globe, que largará da cidade de Les Sables d’Olonne a 11 de Novembro do próximo ano de 2012.

A 13 E 14 DE AGOSTO, NA PRAIA DA BARRA, EM ÍLHAVO

III Taça de Portugal de Kayak Mar

Vai decorrer nos dias 13 e 14 de Agosto, uma tripla jornada de Canoagem de Mar em Ílhavo, com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo.
No dia 13 de manhã, I Duatlo de Canoagem com um percurso de Mar com 5 km e outro de Ria com 7 km; a ligação entre os dois planos de água é realizada em corrida com uma extensão de 600 mt. Na parte de tarde (15:00h), vai decorrer o II Challenger de SurfSki nos moldes de 2010, eliminatórias (heats) até aos 5 finalistas masculinos e femininos.

REGATA CLIPPER ROUND THE WORLD 11 – 12

Primeiras embarcações chegam hoje à Madeira

Os 10 veleiros que participam na 8ª edição da regata Clipper Round The World Race 11-12, a mais longa regata oceânica do mundo, saíram no passado dia 31 de Julho, de Southampton, no sul da Inglaterra, rumo à Madeira.
O Turismo da Madeira em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, juntaram-se a esta iniciativa, criando desta forma sinergias de promoção do destino Madeira, do Bordado e do Vinho Madeira.
Foi em 1968/9 que se deu a primeira regata, cujo fundador é Sir Robin Knox-Johnston, o qual ainda integra e é responsável pela organização da mesma.
A chegada à Região dos primeiros participantes está prevista a partir de 8 de Agosto.

FORMULA I DA VELA, EM CASCAIS

Team New Zealand lidera após o primeiro dia da Taça América em Vela

O barco da equipa Emirates Team New Zealand, do "skipper" Dean Barker, é o primeiro líder da America's Cup World Series em vela, prova que começou ontem em Cascais e que decorre até dia 14 de Agosto.

Ericeira é Reserva Mundial de Surf

A Ericeira tornou-se Reserva Mundial de Surf. Viaje pelo gráfico animado do Expresso e saiba porquê. Seja surfista ou não, vai sentir orgulho por termos um local tão especial que vale um título internacional tão importante como este.

Total: 376
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 [15] 16 17 18 19