Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Forte da Barra de Aveiro | Resenha histórica
Uma vista ingénua de 1764, de um desenhador amador, Jacob Henrique Severim, cônsul da Holanda em Aveiro, mostra a Ria e os dois fortes, aí identificados já com a designação tradicional: Forte Novo (Mó do Meio) e Forte Velho (Vagueira). Segundo o desenho, ambas as estruturas respeitavam os princípios da arquitectura militar abaluartada.
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VIAJANDO PELA HISTÓRIA
A Rota do Cabo: A proeza marítima. (séculos XV-XVII)
A ideia de formar a ligação marítima com a Índia já existia nas mentes da coroa portuguesa há muito. O comércio das especiarias era muito cobiçado porque apenas os italianos possuíam o controlo da entrada das especiarias pelo Mediterrâneo, com o uso de viagens por terra. A viagem de Vasco da Gama deu origem à ligação anual entreLisboa e os portos da Índia, o que veio a revolucionar todo o comércio mundial.
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GAFANHA DA NAZARÉ
Concurso Público para a «Concessão da exploração do Forte da Barra»
Divulgamos o Concurso Público para a Concessão da Exploração do Forte da Barra, integrado no programa Revive.
O Processo de Concurso encontra-se disponível, na plataforma eletrónica, através do endereço http://www.anogov.com/op-portoaveiro/faces/app/dashboard.jsp, onde pode ser acedido, mediante registo prévio e respetiva password de acesso, bem como na sede da APA - Administração do Porto de Aveiro, S.A., onde pode ser consultado, durante os dias úteis das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 até ao termo do prazo fixado para a apresentação das propostas.
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NAVEGANDO PELA HISTÓRIA
A visita dos navios ingleses
FORAM QUATRO os cruzadores ingleses que no dia 19 de Janeiro de 1928 lançaram âncora no Porto de Lisboa. Compunham a Esquadra Inglesa do Atlântico, comandada pelo almirante sir Frank Larken, e vieram a Portugal numa visita de cortesia, que a imprensa de então sublinhou em tons enfáticos.
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VIAJANDO PELA HISTÓRIA
O caso singular da escuna Porto Formozo e a construção naval açoriana
Ponta Delgada – Registam-se 438 entradas de navios; 216 de portugueses, 214 de ingleses, 4 de americanos, 2 de Sardos, 1 de brasileiro. Explica-se a afluência inglesa pelo comércio da laranja que vive agora o seu período áureo. São na maioria escunas que vêm de Inglaterra sem carga para carregarem caixas de laranja na Ilha de S. Miguel.
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NA SEDE DO PORTO DE AVEIRO
Lançado o concurso para a concessão do Forte da Barra de Aveiro
O Governo lançou quinta-feira, dia 30, no edifício-sede do Porto de Aveiro, o concurso público para concessão do Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo.
A cerimónia foi presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, tendo contado ainda com intervenções da Presidente do Porto de Aveiro (Fátima Lopes Alves), Vice- Presidente do Turismo de Portugal (Teresa Monteiro), Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo (Fernando Caçoilo), e de Carlos Caetano, autor da monografia histórica artistíca alusiva ao Forte da Barra de Aveiro.
O concurso, lançado ao abrigo do Programa REVIVE, tem um prazo para apresentação de propostas de 90 dias.
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ESTAÇÃO DGPS INAUGURADA EM DEZEMBRO DE 2002
FAROL DO CABO CARVOEIRO - Um dos mais antigos de Portugal | Alvará pombalino de 1 de Fevereiro de 1758
O Farol do Cabo Carvoeiro faz parte do grupo de seis faróis mandados edificar pelo Alvará pombalino de 1 de Fevereiro de 1758 que criou o Serviço de Faróis em Portugal. Localiza-se no Cabo de mesmo nome, península de Peniche, distrito de Leiria.
Torre quadrangular de alvenaria, branca, com edifícios anexos. Lanterna e varandim de serviço, vermelhos. Entrou em funcionamento em 1790, sendo um dos mais antigos da costa portuguesa.
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1 DE FEVEREIRO DE 1758
Que logo se levantem seis competentes faróis!
Dada a necessidade de assinalar o relevo da costa e os seus perigos para a navegação marítima, desde o século XVI que há registos da construção de faróis na faixa costeira de Portugal continental.
Durante algum tempo, o serviço dos faróis esteve a cargo de corporações marítimas locais, transferindo-se depois, finalmente de forma estruturada, para a Junta do Comércio em 1 de Fevereiro de 1758, data em que Marquês Pombal lança um alvará com força de lei no qual ordena: que logo se levantem seis competentes faróis para guia da navegação das referidas costas e barras .
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MADEIRA
Farol de Câmara de Lobos recuperado pela APRAM
A Administração dos Portos da Madeira procedeu à reabilitação do farol de Câmara de Lobos que em 2017 se encontrava bastante degradado. O investimento orçou os 23 500 euros e abrangeu a recuperação das escadas e paredes, bem como a pintura e a recuperação da rede elétrica.
Trata-se de um farolim que começou a funcionar a 21 de janeiro de 1930 e que passou por várias fases de evolução tanto no equipamento como na estrutura.
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O que já se sabe sobre o Bacalhau Story Centre
O Bacalhau Story Centre será um espaço de homenagem ao bacalhau, enquanto símbolo cultural, histórico e de gastronomia em Portugal. Um centro dedicado à história deste produto tão tradicional português está integrado num Plano de Requalificação Ribeirinha de Lisboa.
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TRÊS CIDADES FILIPINAS COM O NOME DE MAGALHÃES
Portugal produziu o homem que colocou grande parte do mundo no mapa
"Magalhães, Magallanes, Magellan é um título enganosamente inocente para o seminário de Lisboa organizado pela Embaixada das Filipinas. O simples ato de posicionar a forma em português, espanhol e inglês do sobrenome de um explorador do século XVI ressalta não apenas questões de idioma e tradução, mas a um nível mais profundo, a questão do ponto de vista da história.
Nas Filipinas não faltam referências históricas: há três cidades com o nome de Magalhães nas províncias de Sorsogon Cavite e Agusan del Norte; um condomínio fechado de luxo, uma estação ferroviária e um intercâmbio rodoviário em Makati, na Grande Manila. Existem numerosos nomes de ruas, monumentos, memoriais e referências históricas em todas as Filipinas que os filipinos veem diariamente, mas não prestam atenção.
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Navio-escola Sagres parte a 5 de Janeiro para aventura ao estilo do século XVI
O navio-escola “Sagres” vai partir em janeiro para uma viagem de mais de um ano, integrada nas comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão Magalhães, com o ministro da Defesa a afirmar que é uma das iniciativas “mais importantes”.
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O bacalhau e os portugueses: uma relação com séculos
Se em Espanha a imagética de um povo está associada ao placard de um touro negro nas lezírias, em Portugal ela traduz-se em muito no ideário construído pelo Estado Novo à volta bacalhau, em que se quis tornar a arte dura de pescar nos mares do Norte herdeira das viagens de 1500.
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ÁLVARO GARRIDO:
«Centralidade do bacalhau na identidade portuguesa é um belo mistério»
Professor na Faculdade de Economia de Coimbra, Álvaro Garrido tem vários livros sobre a história do bacalhau. Diz que desde a Idade Média consumimos o fiel amigo, importado, mas que logo no início do século XVI andávamos na Terra Nova a pescá-lo, tradição que renasceu no século XIX e que o Estado Novo reforçou com a campanha do bacalhau.
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Arqueologia Subaquática em Cascais faz história
Protocolo assinado em Cascais é inédito na investigação e valorização do património cultural subaquático. “Trata-se de juntar a Academia do Saber com a Academia do Fazer”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação no âmbito da Investigação histórica e valorização do património cultural subaquático.
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ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 22, no Terminal de Cruzeiros de Leixões
Inauguração da exposição fotográfica «Um mar que nos une»
Esta sexta-feira, dia 22 de novembro, pelas 18 horas, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a GALP e a revista Visão inauguraram a exposição fotográfica a propósito dos 50 anos de atividade do Terminal Petroleiro de Leixões. A mostra estará patente no Terminal de Cruzeiros (Av. General Norton de Matos, via Rua do Godinho, 4450-208, Matosinhos) até 31 de Dezembro.
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ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 22
«Aveiro, um território de Ria» é o mote das Jornadas de História Local
As Jornadas de História Local e Património Documental, este ano na sua 13ª edição, decorrem esta sexta-feira, dia 22 de novembro, no edifício da antiga capitania do Porto de Aveiro.
“Aveiro, um território de Ria” foi o tema escolhido para este ano, onde serão abordados diversos temas sobre o aspecto natural, construído e antrópico da laguna e área envolvente.
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A ver navios no Canal de Suez
Há 150 anos, no dia 17 de Novembro de 1869, era inaugurado com internacional pompa e circunstância o Canal de Suez, uma passagem entre o Mediterrâneo e o mar Vermelho que viria a tornar-se um elemento crucial para o vaivém do comércio mundial.
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Canal do Suez foi inaugurado há 150 anos. Eça de Queiroz foi um dos convidados
O canal do Suez, que liga o Mediterrâneo ao mar Vermelho, foi inaugurado faz domingo 150 anos com pompa testemunhada pelo escritor português Eça de Queiroz.
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7 DE NOVEMBRO DE 1961
ESTREIA NOS AÇORES DO PAQUETE FUNCHAL
Em 1961, o jornal Correio dos Açores descrevia a chegada do icónico navio ao Porto de Ponta Delgada:
“Nas primeiras horas da manhã o Molhe Salazar e todas as embarcações surtas no porto e a torre semafórico, tudo indicava festa, pela afluência extraordinária de público e pelo embandeiramento de todos os mastros de terra e mar. O piloto mór Sr. Carlos Algarvio Serpa, entrava a bordo do Funchal às 8 horas precisas e fazia as manobras pelas quais o barco pelos seus próprios meios encostava à muralha 20 minutos depois com a proa voltada para este. Foram içadas duas escadas da Junta Autónoma dos Portos, e lançada uma terceira de bordo.