Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ENIDH NO PORTO DE SETÚBAL

APSS continua aposta de interacção com o Ensino Superior

O Porto de Setúbal recebeu a visita de um grupo de alunos do Mestrado em Gestão Portuária da ENIDH - Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, no dia 11 de abril, com o objetivo de conhecer o porto, com incidência nos setores do desenvolvimento estratégico, ordenamento portuário e gestão ambiental.

Carapau de corrida

O peixe é vendido pelos pescadores nas lotas, em leilões «invertidos», ou seja, com os preços a serem rapidamente anunciados por ordem decrescente, até que o comprador interessado o arremate com o tradicional «chiu!». Isto implica que o melhor peixe, e o mais caro, é o que é vendido primeiro, ficando para o fim o de menor qualidade.

LISBOA

Oceanário recebe família 17 milhões

Poucos dias depois de completar sete anos, o pequeno Luís não sonhava com tamanha surpresa na primeira visita ao Oceanário de Lisboa, no Parque das Nações. A família Ribeiro teve este sábado a sorte de ser o visitante 17 milhões e... vai dormir com os tubarões...

AÇORES

Escola de Formação de Marítimos inédita no país vai ser criada na Horta

O Governo dos Açores vai criar uma escola de formação para marítimos que junta, pela primeira vez em Portugal, as áreas da pesca e do comércio e que pretende afirmar-se como uma referência internacional.

COM VÍDEO

Qual a importância para o nosso país da gastronomia do mar?

Escolher os peixes certos. O carapau, a sardinha ou a cavala – estes são apenas três dos muitos peixes que navegam nos nossos mares e cujo consumo a endocrinologista Isabel do Carmo recomenda vivamente.

2.º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BIOLOGIA DE SINGNATÍDEOS

Meia centena de especialistas em cavalos-marinhos reunidos no Algarve

Cerca de meia centena de cientistas vão estar reunidos até quinta-feira na Universidade do Algarve (UAlg) no 2.º Simpósio Internacional de Biologia de Singnatídeos, grupo de espécies que inclui os cavalos e dragões marinhos.

ESTE SÁBADO

Centro de Ciência Viva no Mercado de Faro para explicar o peixe que comemos

O Centro Ciência Viva do Algarve vai «explicar o tipo de alimentos de origem marinha que podemos encontrar nas superfícies comerciais, qual a sua origem e o modo de captura» na iniciativa «Visita ao mercado Municipal de Faro: do mar para a mesa», a decorrer este sábado, às 10h30.

APSS participa na 6.ª Semana Internacional do Instituto Politécnico de Setúbal

Enquadrada na parceria existente entre o IPS – Instituto Politécnico de Setúbal e a APSS – Administração dos Portos de Setúbal, SA, a empresa participou na 6ª Semana Internacional do IPS, que decorreu de 11 a 15 de março, sob o tema “Citizenship” (Cidadania) que incluiu um conjunto de seminários e visitas de trabalho. A iniciativa pretendeu estreitar relações com os parceiros internacionais, divulgar infraestruturas, equipamentos, projetos e atividades, bem como promover a região de Setúbal.

PROJECTO BUBBLE-NET

ESTM promove acções de formação em Peniche e na Nazaré

No âmbito do projeto Bubble-net, a ESTM de Peniche tem previstas várias ações de formação em diferentes portos, com pescadores do cerco, para lhes dar informação sobre a nova arte de pesca.
No Porto de Peniche esta ação decorrerá dia 26 de março pelas 10H30, no edifício do cais do Cerco, e no Porto da Nazaré no dia 1 de Abril, pelas 10H30, nas instalações do IPTM.

A SEGURANÇA NA GESTÃO PORTUÁRIA NO ÂMBITO DA PROTECÇÃO CIVIL

Seminário promovido pela Logistel a 10 de Abril

Seminário orientado para Empresários, Administradores, Directores e Quadros Superiores e outros profissionais ligados, directa ou indirectamente, ao sector Marítimo e Portuário.

HOJE, 14 DE MARÇO, NA FLAD

Seminário internacional «From Paper to Practice in Ocean Governance: Mobilizing Constituencies»

Decorre hoje, na FLAD, em Lisboa, o debate do seminário internacional "From Paper to Practice in Ocean Governance: Mobilizing Constituencies"; das 14:30 às 19:00.

40 ANOS DO CURSO DE PILOTAGEM DE 1973 COMEMORADOS NA FIGUEIRA DA FOZ

Alunos veteranos da ENIDH em confraternização

Os ex-alunos do curso de pilotagem de 1973 (1.º curso saído da ENIDH) vão comemorar os 40 anos num reencontro a decorrer na Figueira da Foz, no dia 25 de Maio de 2013.

ARMANDO TEIXEIRA CARNEIRO:

As áreas ligadas ao mar têm que ser o nosso desígnio no século XXI

Entrevista a Armando Teixeira Carneiro, Director do ISCIA, no "Diário de Aveiro".

MESTRADO EM GESTÃO PORTUÁRIA

Alunos da ENIDH no Porto de Aveiro

28 alunos da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique estiveram esta quinta-feira no Porto de Aveiro, cumprindo visita integrada no programa de Mestrado em Gestão Portuária daquele estabelecimento de ensino.

ENTRE 16 DE MARÇO E 13 DE ABRIL

Exercícios de Prática Simulada de «Segurança Marítima» e «REMO» na ERICEIRA

O FOR-MAR, Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, iniciou no dia 18/02/2013, na Ericeira, um curso de «Pescador», de cujos conteúdos fazem parte as unidades de formação “Segurança Marítima - Técnicas Pessoais de Sobrevivência” e “Técnicas Básicas de Natação e Remo”. No âmbito destas unidades de formação, vão realizar-se quatro sessões de prática simulada.

Visitas ao Porto de Lisboa arrancam em força em 2013

O número de visitas ao Porto de Lisboa está a crescer, em particular no que diz respeito às escolas do ensino básico e secundário. Depois de um crescimento de 32,76% de visitantes em 2012 face a 2011, o Porto de Lisboa já recebeu, este ano, a visita de 137 alunos e mais de 15 pedidos de visita por estabelecimentos de ensino.

Formação «Container Security Initiative» realizada no Porto de Sines

De 18 a 20 de Fevereiro estiveram no Porto de Sines vários técnicos dos Estados Unidos para ministrarem formação no âmbito da “Container Security Initiative” a elementos da Alfandega portuguesa.
 

Transvase Tejo-Segura

O transvase Tejo-Segura é uma das maiores obras hidráulicas de engenharia em Espanha. Os primeiros projectos datam de 1933, embora as obras não se tenham iniciado antes de 1966, dentro do conjunto de projectos de desenvolvimento económico que caracterizam a planificação económica franquista na década de 1960; a obra ficou completa em 1979.

Conheça o Rio Segura

O Segura nasce em Fuente Segura, a 5 km de Pontón Bajo no município de Santiago-Pontones (Jaén). Flui pelas províncias de Jaén, Albacete, Múrcia e Alicante. Desagua no Mar Mediterrâneo, em Guardamar del Segura (Alicante), após percorrer 325 km. Tem uma bacia hidrográfica de 19 525 km².

CETEMARES em Peniche

A ESTM vai construir muito brevemente um centro de investigação (denominado CETEMARES) no Porto de Peniche. O contrato de concessão com o IPTM já foi celebrado e o concurso para a adjudicação da obra está em fase de audiência prévia.

Total: 674