Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




RUI RAPOSO:

ENIDH poderá ser «fundamental» na investigação para uma descarbonização efectiva

A ENIDH assinalou, no dia 19, 97 anos de existência. Rui Raposo, na condição de Presidente do Conselho Geral da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), teve uma das intervenções de destaque, dissertando sobre os incontornáveis temas da digitalização e automação no sector do transporte marítimo, a forma dissonante e incerta como o processo de descarbonização tem sido levado a cabo e o papel da escola nesta problemática global.

RICARDO SERRÃO SANTOS:

«ENIDH será um actor da cadeia de valor numa nova Economia do Mar»

A ENIDH assinalou 97 anos de existência. Um dos grandes destaques do evento foi a participação do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, cujo discurso fechou a sessão – o governante abordou o tema da descarbonização do Shipping, frisou a «crescente importância de Portugal» no ecossistema da nova Economia Azul e na transformação sustentável do sector e realçou o contributo central da ENIDH para um futuro «mais digitalizado e descarbonizado», rumo à evolução de um Portugal «mais resiliente e sustentável».

APDL

Formação - Espanhol de Negócios na Actividade Logística

O Centro de Formação da APDL vai realizar o curso de Espanhol de Negócios na Actividade Logística, nos dias 8, 10, 12, 15 e 17 de novembro, em formato presencial.
Este curso dirige-se aos profissionais que pretendam adquirir conhecimentos sobre os termos da língua espanhola mais utilizados, em contexto profissional.

APDL Atribui Prémio aos Melhores Alunos do Concelho de Matosinhos

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) volta a distinguir, com o “Prémio APDL”, os alunos dos concelhos de Matosinhos que terminaram o ensino secundário (da via ensino e da via profissional) com a melhor média.

Este prémio é atribuído desde 2010, e a cerimónia de entrega deste ano decorreu no Terminal de Cruzeiros, no sábado, dia do Porto de Leixões, em cerimónia pública.

Mystic Cruises ofereceu modelo do navio de cruzeiro «World Explorer» à ENIDH

A Mystic Cruises ofereceu um modelo de navio à Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) – a empresa armadora de navios de cruzeiro Mystic Cruises ofereceu um modelo do famoso navio ‘World Explorer’ que ficou colocado para exposição no átrio principal da ENIDH.

Trata-se de um modelo com cerca de 6 metros de comprimento que foi usado em testes de navegabilidade realizados num tanque de provas na Holanda, adianta a escola náutica.

Porto de Lisboa conclui primeiro módulo de Curso de Sobrevivência e Resgate no Mar

A APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A. concluiu o primeiro módulo do Curso de Sobrevivência e Resgate no Mar, realizado em parceria com o ISN - Instituto de Socorros a Náufragos, com 73 colaboradores seus, para desenvolvimento de competências técnicas que representam uma mais valia ao nível da segurança dos próprios e da operacionalidade do serviço portuário: participaram 32 Pilotos, 15 Mestres, 10 Motoristas e 16 Marinheiros.

DE SEGUNDA A QUARTA-FEIRA

Porto de Lisboa promove curso de Sobrevivência e Resgate no Mar

Ciente da importância da protecção e segurança dos seus profissionais, o Porto de Lisboa integra no seu Plano de Formação o curso de Sobrevivência e Resgate no Mar, direCcionado aos Pilotos da Barra e Tripulantes de Lanchas (Mestres, Motoristas e Marinheiros) da Direcção de Segurança e Pilotagem.
Neste sentido decorre de segunda a quarta-feira, 20 a 22 de Setembro, uma formação ministrada pelo ISN - Instituto de Socorros a Náufragos, visando desenvolver competências técnicas em 3 vertentes: sobrevivência no mar e autossalvamento, resgate e recuperação de vítimas no meio aquático e prestação de primeiros socorros.

Competição internacional de navegação autónoma distingue estudantes da FEUP

Os mares da Noruega foram o local escolhido para a aventura que levou a equipa C2SR-Atlantics, composta por cinco estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e de Matemática Aplicada da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), à conquista do primeiro lugar no 2021 Njord Challenge for Autonomous Vessel Navigation, uma competição internacional de navegação autónoma que decorreu nos dias 18 e 19 de agosto, em Trondheim, Noruega.

Instituto Politécnico da Guarda lança, em Outubro, Pós-Graduação em Logística

O Instituto Politécnico da Guarda avançou com uma iniciativa que visa a realização de uma oferta formativa de Pós-Graduação em ‘Logística para Profissionais e Executivos’, que visa dar resposta à carência de massa crítica e formação logística na região Centro do país.

SINES

15 crianças realizaram baptismos de mar a bordo no âmbito do programa «Cidadania Marítima»

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Sines, da Estação Salva-vidas de Sines, do projecto “Praia Segura” e do projeto “SeaWatch” realizaram uma actividade no âmbito do programa “Cidadania Marítima”, destinada a 15 jovens, entre os 5 e 12 anos, do ATL de São Luís, Odemira.

Durante este dia, jovens entre os 5 e os 12 anos realizaram baptismos de mar a bordo das embarcações da Polícia Marítima e da Estação Salva-vidas de Sines.

ENIDH

Candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais decorrem até dia 27

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), na condição de única escola superior pública da área de Lisboa com oferta formativa de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), tem actualmente a decorrer a primeira fase de candidaturas até dia 27 de Agosto.

A ENIDH abriu, para o ano lectivo 2021/2022, vagas para os cursos de Climatização e Refrigeração, Electrónica e Automação Naval, Manutenção Mecânica Naval e, finalmente, Redes e Sistemas informáticos. Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são cursos superiores com a duração de dois anos lectivos, a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS).

DIPLOMADOS DA ENIDH ESTAGIAM EM NAVIOS DA PROMAR SHIPPING

No âmbito do protocolo assinado recentemente entre a PROMAR Shipping e a ENIDH, já foram realizados oito embarques de praticantes na frota da PROMAR a operar na África Ocidental.

A PROMAR pretende formar oficiais especializados na indústria petrolífera offshore de modo a posteriormente integrá-los nas tripulações dos seus navios.

JOSÉ MANUEL BOLIEIRO:

«Escola do Mar dos Açores é um projecto formativo, educativo e de futuro»

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendee, na Horta, que “a Escola do Mar dos Açores é um projecto formativo, educativo e de futuro, que precisava assegurar o passo do betão ao passo do ensinamento e da aprendizagem”.

José Manuel Bolieiro, que falava no encerramento de uma visita interpretativa à escola, realçou que se está a iniciar agora este processo “com a oferta formativa devidamente habilitada” e “com a ambição do aperfeiçoamento no percurso que a Escola do Mar dos Açores há-de realizar no futuro da economia azul nos Açores”.

Porto de Sines aposta na formação dos pilotos para novos «megacarriers»

O pessoal técnico de pilotagem do Porto de Sines participa numa formação em simulador que visa a avaliação de risco e de recursos para realização de manobras de navios porta-contentores com capacidade até 23.000 TEU (contentores de 20 pés) e com comprimentos entre os 366 e os 399 metros. A formação decorre em Sorrento, Itália, no Centro de Treino MSC – Mediterranean Shipping Company, um dos principais operadores no porto, e divide-se em três grupos distribuídos por agosto, setembro e outubro.

Organizado pela Universidade de Aveiro e pelo Porto de Aveiro

3.º Curso Técnico de Dragagens

O Curso de Dragagens está de volta à Universidade de Aveiro, nos dias 7 e 8 de outubro de 2021, em regime presencial.

Face aos graves problemas de erosão costeira do país e às medidas de mitigação com recurso cada vez mais frequente de alimentações artificiais de sedimentos, esta 3.ª edição será focada na sustentabilidade do litoral, seguindo modelo similar às duas edições anteriores.

ENIDH CELEBRA PROTOCOLO COM A UNIVERSIDADE TÉCNICA DO ATLÂNTICO

Decorreu na Sala dos Professores da ENIDH a cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação com a Universidade Técnica do Atlântico (Cabo Verde), designada abreviadamente por UTA. Na cerimónia, a UTA esteve representada pela Reitora desta Universidade, Prof. Catedrática Raffaella Gozzelino, a Diretora do Serviço de Promoção, Desenvolvimento e Comunicação de Ciência, Yara Rodrigues e pelo Coordenador do Serviço de Empregabilidade, Saídas Profissionais e Extensão Académica, Gracelino Martins.

O protocolo prevê o estabelecimento de ações de cooperação entre as duas instituições na área marítima e portuária, a contratualizar através de acordos específicos.

ENIDH estreita relações com Angola ao celebrar protocolo com a Universidade do Namibe

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) e a Universidade do Namibe (Angola), assinaram recentemente um protocolo de cooperação. Na cerimónia, a UNINBE esteve representada pela Coordenadora da Comissão Instaladora desta Universidade, Prof. Catedrática Carmen Ivelize Van-Dúnem do Sacramento Neto dos Santos.

O protocolo prevê o estabelecimento de acções de cooperação entre as duas instituições na área marítima e portuária, a contratualizar através de acordos específicos.

NRP Sagres está de regresso a Lisboa

O NRP Sagres, esteve de visita ao porto da Praia da Vitória no período de 18 de julho a 23 de julho de 2021. ​Terminada esta visita à ilha Terceira, o navio ruma agora até ao Continente, onde irá proceder à troca de cadetes embarcados, embarcando assim os alunos do 2º Ano da Escola Naval, para que iniciem a sua viagem de Instrução. A data prevista de chegada à Base Naval de Lisboa é 31 de julho.​​​​​​

Navio-Escola Sagres retoma viagens de instrução

O NRP Sagres já navega com os cadetes do 3.º ano da Escola Naval a bordo, na viagem de instrução deste ano que se iniciou dia 1 de julho e que irá terminar em setembro.

Durante os mais de dois meses de viagem o navio da Marinha irá embarcar também cadetes do 1º e do 2 ano da Escola Naval e irá praticar a passagem por 7 portos nacionais.

A 15 DE JULHO, NO PORTO DE RECREIO DE SINES

Actividades de Educação Ambiental

No dia 15 de julho, entre as 10h e as 18 horas, sob o tema “Recuperação de ecossistemas”, a APS e o Centro de Ciência Viva do Lousal (CCVL) realizam várias actividades com o objectivo de sensibilizar a população para a sustentabilidade e protecção do meio ambiente.
A participação é gratuita, não sendo necessária inscrição.

Total: 820