Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




22 DE NOVEMBRO

II Conferências Direito Azul: O Mar e os seus Direitos em debate em Lisboa

O Centro de Direito Marítimo e dos Transportes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (CDMT) vai promover, em associação com o Centro de Investigação de Direito Privado (CIDP) da mesma faculdade, as II Conferências Direito Azul, no dia 22 de novembro.

Aluno da Escola Náutica distinguido no curso de Gestão de Transportes e Logística

Rodrigo Filipe Dias Mendes foi eleito o melhor aluno do curso de Gestão de Transportes e Logística da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique no ano letivo 2018/2019.

A "elevada performance demonstrada ao longo do ano nas mais diversas disciplinas do curso” valeu-lhe um prémio pecuniário de mil euros atribuído pela empresa MSC Portugal, no âmbito das comemorações do 95º aniversário da Escola Náutica.

Workshops para professores| OCEANÁRIO DE LISBOA

«Dar tempo ao oceano»

Neste workshop pretende-se não só tirar a temperatura ao planeta, mas também medir as consequências das alterações climáticas e perceber como o oceano regula e influencia o clima da Terra.

Os impactos das alterações climáticas no Homem, na biodiversidade, no oceano e no planeta não podem ser ignorados. Conhecer as descobertas mais recentes sobre as alterações climáticas, os seus impactos e origens e, mais importante, as estratégias e as soluções para nos adaptarmos aos riscos relacionados com o clima e as catástrofes naturais são os objetivos desta ação.

Workshops para professores| OCEANÁRIO DE LISBOA

«Oceano trocado por miúdos»

Acção de formação para educadores de infância, onde não faltam ferramentas nem atividades para ensinar tudo sobre o oceano aos mais pequenos, de uma forma divertida e original.

A brincar com coisas sérias, preparam-se os mais novos para, desde cedo, participarem no futuro do oceano. Porque a idade dos porquês é importante, o objetivo desta ação é partilhar com os educadores ideias e sugestões práticas para desafiarem as crianças a descobrir como respiram os peixes debaixo de água, porque é o oceano azul, porque é a água salgada e tantos outros mistérios.

Formandos da FERNAVE visitam o Porto de Lisboa

A APL – Administração do Porto de Lisboa recebeu um grupo de formandos do Curso de Especialização em Gestão Portuária, ministrado pela Fernave - Formação Técnica, Psicologia Aplicada e Consultoria em Transportes e Portos, SA. Este curso que vai já na sua 6ª edição destina-se sobretudo a profissionais do setor marítimo portuário, tendo terminado, precisamente com esta deslocação ao Porto de Lisboa.

UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Jogo digital assinala 500 anos da viagem de Magalhães-Elcano

Aventuras, desafios e momentos que põe à prova o nível de conhecimentos. Estes são condimentos, supõe-se, inerentes a uma viagem de circum-navegação. Como não poderia deixar de ser, são, também, elementos determinantes no jogo digital comemorativo dos 500 anos da viagem de Magalhães-Elcano, em desenvolvimento na Linha Temática GEOMETRIX, do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA), da Universidade de Aveiro (UA).

WORKSHOP DO OCEANÁRIO DE LISBOA

«Plasticologia marinha»

Atualmente, o problema dos plásticos no oceano pesa cerca de oito milhões de toneladas por ano. Apesar de o plástico ter uma grande variedade de utilizações, é importante alertar para o seu uso descontrolado e para o impacto no planeta e no Homem. Mais do que tudo, é urgente mudar a nossa relação com este material.

Além de sensibilizar, neste workshop são partilhadas atividades hands-on, ferramentas criativas e conselhos práticos e sustentáveis, que promovem a alteração de comportamentos e pretendem ajudar a minimizar e a mudar o rumo deste flagelo de plástico.

A 16 E 18 DE NOVEMBRO

Jornada comemorativa do Dia Nacional do Mar 2019

A Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL) e a Câmara Municipal de Vila do Conde (CMVC) promovem conjuntamente uma jornada comemorativa do Dia Nacional do Mar de 2019 sob o tema “A Água: Condição da Vida na Terra” assinalada em dois tópicos e momentos diferentes:
― 16 de novembro (sábado), Dia Nacional do Mar, em Vila do Conde, “O Mar Oceano na Descoberta do Mundo”.
― 18 de novembro (2.ª feira), em Lisboa, na sede da SGL (Rua das Portas de S. Antão, 100) , “O Oceano e a Sobrevivência Global”.

ESTA QUINTA-FEIRA

Veleiro-escola canadiano «Gulden Leeuw» escala o Porto do Funchal

Atraca esta quinta-feira, no Porto do Funchal o clássico veleiro holandês ‘Gulden Leeuw’, construído em 1937, onde seguem a bordo 68 alunos de 10 nacionalidades e 10 tripulantes.

Nesta escala, cujo agenciamento está a cargo da ‘Transinsular Madeira – Grupo ETE’, o navio-escola irá permanecer no porto do Funchal até à segunda-feira, 18 de novembro, continuando o roteiro de navegação que envolve 20 portos situados em 4 continentes.

Oceanário de Lisboa organiza workshops para professores

O Oceanário de Lisboa desenvolve acções de formação para professores e educadores de todos os níveis de ensino, onde são fornecidas ferramentas e desenvolvidas actividades que podem ser facilmente integradas no contexto escolar.

Os professores são os mais fortes aliados na mobilização e consciencialização dos alunos para uma cidadania azul, a partir de temas relacionados com o oceano e a conservação dos ecossistemas.

REPORTAGEM DO DIÁRIO DE COIMBRA

Crianças visitaram o Porto da Figueira da Foz

  Visitaram um rebocador, onde aprenderam as funções e a fazer nós e, a bordo do “Cederborg”, um navio de pavilhão holandês, que mensalmente visita o porto da Figueira e ontem carregava pasta de papel para a Suécia (um dos destinos habituais das descargas), descobriram todos os “segredos” que movimentam a embarcação.

Projecto «A Escola Vai ao Porto» trouxe 200 crianças ao Porto da Figueira da Foz

"Fantástico!", "Um dia bem passado", "Aprendemos muito". Em poucas palavras, as duas centenas de crianças dos 4º e 6º anos dos Agrupamentos de Escolas do Concelho da Figueira que esta quarta-feira estiveram no Porto da Figueira da Foz assim retratavam uma jornada repleta de actividades, com muita alegria e mil e uma perguntas à mistura.

A iniciativa integrou o programa comemorativo do Dia do Porto da Figueira da Foz, que começou na segunda-feira, dia 28 e terá o seu epílogo em meados de Novembro.

Alunos do curso de «Gestão Portuária» receberam aula prática no Porto de Setúbal

A Fernave levou, no passado dia 25 de Outubro, os seus formandos do curso de ‘Especialização em Gestão Portuária‘ ao Porto de Setúbal, para um contacto com a realidade portuária in loco – uma das grandes atracções deste curso.

«No final, todos ficaram a conhecer os procedimentos de entrada e saída de navios, com visita ao VTS, ou a complexidade do dia-a-dia dos vários terminais do Porto de Setúbal. A aula prática não deixou nenhum terminal de parte e todos foram visitados: Multiusos 1 e 2, Tersado e Sadoport, respectivamente, e Terminal Ro-Ro Coelho da Mota».

Alunos do curso de Gestão Portuária visitaram a Administração Marítima (DGRM)

Os alunos do curso de Gestão Portuária que está a decorrer na FERNAVE realizaram uma visita de estudo à Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), enquanto Administração Marítima de Portugal.
Os alunos tiveram oportunidade de compreender os projetos em curso e o exercício das competências que estão atribuídas a esta Direção Geral, nomeadamente os aspetos da digitalização, ISPS, Port State Control, Gestão de Resíduos, entre outras.

Fórum Oceano promove sessões sobre os «Desafios do Mar 2030»

No âmbito dos trabalhos de animação do Cluster do Mar Português e do Plano de Ação aprovado em Assembleia Geral e com o objetivo de preparar o novo período de fundos comunitários, a Fórum Oceano promoveu durante o mês de setembro um conjunto de encontros, envolvendo os stakeholders das diferentes fileiras da economia do Mar, tendo como intuito elaborar o documento "Desafios do Mar 2030".

«LIBERTAD» ABERTO A VISITAS SÁBADO E DOMINGO

Navio da Marinha da Argentina no Porto de Lisboa

No âmbito da visita ao Porto de Lisboa do Navio da Marinha da Argentina, “Libertad”, estão previstas visitas abertas ao público nos dias 5 e 6 de outubro, no período das 15h às 20h. O navio encontra-se acostado no Terminal de Passageiros da Rocha do Conde D’Óbidos.
É um dos veleiros mais velozes e até fez um recorde de travessia do Atlântico Norte pouco depois de entrar ao serviço da marinha argentina.

ENIDH celebrou 95 anos: um caminho de afirmação do «prestígio na área da formação marítima»

A Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique (ENIDH) celebrou 95 anos de vida. O auditório da ENIDH encheu-se para festejar a importância que a escola detém no contexto marítimo-portuário nacional, e na crescente reputação internacional que vem consolidando. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.

MSC Portugal premiou melhor aluno do curso de gestão de Transportes e Logística da ENIDH

No âmbito das comemorações do 95º aniversário da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), a MSC Portugal, entregou um prémio no valor de mil euros ao melhor aluno do ano lectivo 2018/2019 do curso de Gestão de Transportes e Logística. O prémio foi atribuído ao aluno Rodrigo Filipe Dias Mendes, «pela elevada performance demonstrada ao longo de todo o ano», adiantou a MSC.

Fórum Luísa Todi | 26 de Setembro | 9h30

A importância estratégica e competitiva do Porto de Setúbal

A importância estratégica e competitiva do Porto de Setúbal, com especial foco no seu cariz exportador e potencial de internacionalização é um dos temas em cima da mesa esta quinta-feira, dia 26 de setembro, pelas 9h30, na conferência “De Setúbal para o Mundo”, que decorrerá no Fórum Municipal Luísa Todi.

A conferência integra uma mesa redonda intitulada “Internacionalização do Porto de Setúbal” onde a Presidente da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Lídia Sequeira, estará como oradora. Entre as presenças neste painel contam-se ainda Jorge d’Almeida, da SACONSULT, Rui d’Orey, da Orey Shipping e Augusto Rosário, da WEC Lines (IBEROLINHAS).

FERNAVE

5ª edição do Curso de «Especialização em Gestão Portuária» arranca a 7 de Outubro

Falta menos de um mês para o arranque da quinta edição do Curso de ‘Especialização em Gestão Portuária’, organizado e leccionado pela Fernave: o dia 7 de Outubro marca o começo da formação, que terminará a 8 de Novembro. As aulas decorrerão nas instalações da Fernave, no Rossio, Lisboa.

Total: 700