Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Navios de mercadorias no Porto de Setúbal até 2 de Fevereiro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 14 navios de mercadorias para o período de 29 de Janeiro a 2 de Fevereiro. Por classificação: Porta-Contentores: 2 | Tanque: 2 | Ro-Ro: 2 | Petroleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 3 | Transporte Especial: 1 | Transporte Cimento: 1

Susana Baptista (DGRM) lidera comissão de renegociação do contrato de concessão da Liscont

O Jornal Económico revela que a renegociação do contrato de concessão da Yilport Liscont irá continuar, mas com outros objectivos e com uma nova presidente da comissão de renegociação.

Ministra do Mar traz «Shipping Week» para Portugal

O Ministério do Mar anunciou que, a partir de Setembro de 2018 e com edições a cada dois anos, Portugal irá contar com um dos maiores eventos internacionais do mundo do transporte marítimo – a “London Shipping Week”, que passará a chamar-se “Portugal Shipping Week”.

21 DE FEVEREIRO

Seminário «O SHIPPING EM 2030»

O Clube de Oficiais da Marinha Mercante promove no dia 21 de Fevereiro, pelas 17 horas, no auditório da sede, o Seminário " O SHIPPING EM 2030 "; oradores, Eng. Jorge Antunes e Comandante Hugo Bastos.

Projecto do Terminal do Barreiro em fase de reconfiguração, revela Ministra do Mar

Numa entrevista concedida ao ‘Jornal Económico’, a ministra do Mar abordou o complexo caso do novo terminal do Barreiro – Ana Paula Vitorino afirmou que o projecto se encontra actualmente em reflexão, rumo à definição de uma nova configuração para o terminal em questão.

Fragata Álvares Cabral realiza acções de treino no mar

A fragata da marinha portuguesa NRP Álvares Cabral efetuou um plano de treino específico, no período de 8 a 19 de janeiro de 2018, por forma a manter os seus padrões de prontidão e cumprir com as missões atribuídas.

Porto de Leixões com recorde histórico de 19,5 milhões de toneladas de carga em 2017

O Porto de Leixões registou em 2017 um "recorde histórico" de mercadorias movimentadas, com 19,5 milhões de toneladas de carga, mais 8% do que em 2016, anunciou hoje a administração portuária.

Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) refere que em 2017 foram movimentadas mais 1,2 milhões de toneladas do que em 2016 e mais 725 mil toneladas do que em 2015, ano que até agora detinha o recorde histórico.

Segundo Congresso da APORMAR em Março

Seis meses depois da 1º edição, a APORMAR organiza mais uma feira e congresso vocacionado para o trabalho a bordo de cruzeiros, com espaço para 20 pavilhões e a presença confirmada de várias empresas do sector.

Zoom Madeira visa construir uma ferramenta para clarificar USO do mar

Vocação marítima é o melhor activo

A 8.ª edição do LEME, barómetro elaborado pela PwC, dá boa nota a algumas variáveis da economia do mar na Madeira. Mas também deixa desafios em vários subsectores. No Zoom, denominado ‘Ilhas que Brilham’, o turismo ancorado em actividades marítimas, o registo internacional de navios que se notabiliza por manter um elevado ritmo de crescimento e o desenvolvimento da fileira alimentar do mar são apresentados como “pilares estruturais da economia do mar na Madeira”.

Medway aumentará conexões entre Mérida e Sines e terá nova ligação a Madrid

A Medway ganhou recentemente a concessão do terminal ferroviário de mercadorias de San Lázaro, em Mérida, numa parceria inédita com o operador espanhol Renfe Mercancías. E os primeiros tempos de actividade do terminal parecem correr de feição.

Quem o assegurou foi o presidente da Renfe, Juan Alfaro, que, citado pela agência espanhola Efe, adiantou mesmo que o terminal de San Lázaro aumentará em breve a frequência de comboios entre Mérida e o Porto de Sines, para além de anunciar um segundo serviço a ligar Mérida a Madrid já em 2018.

DIA 26, NA ILHA TERCEIRA, AÇORES

Conferência do Mar

Logística Marítima, Cruzeiros e o Ordenamento do território e a formação numa cidade portuárias, são os três temas em destaque na Conferência do Mar, que se realiza no dia 26 de janeiro, entre as 10h00 e as 19h00, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira. As inscrições são livres.

Transporte marítimo global crescerá 60% até 2050

No seu mais recente relatório, intitulado ‘Maritime Forecast to 2050‘, a sociedade classificadora norueguesa DNV GL adiantou que o transporte marítimo deverá crescer até 60% nos próximos trinta anos. O documento explora o impacto da mudança de paradigma no sistema energético global, a evolução da procura no mercado dos porta-contentores e navios de transporte de gás, o desempenho da economia global, os índices de produção industrial e o crescimento do PIB.

Porto de Lisboa com maior volume de mercadorias desde 2011

O Porto de Lisboa movimentou em 2017 mais de 12,1 milhões de toneladas de carga, o que representa uma subida de 19 por cento face ao ano anterior. Nos contentores, a subida é de 26 por cento, para 493.253 TEU*. Estes indicadores significam que o Porto de Lisboa atinge o maior volume de mercadorias desde 2011, depois de registar a maior taxa de crescimento dos portos nacionais em 2017.

JORGE D'ALMEIDA

«Se tudo funcionasse tão bem como o sistema portuário!»

Na sessão de apresentação da 8.ª edição do LEME – Barómetro da PwC para a Economia do Mar, liderada por Miguel Marques (PwC) no Pavilhão do Conhecimento, Jorge d’Almeida foi uma das personalidades ligadas ao mar a ter oportunidade de dar o seu ponto de vista sobre a forma como vê a evolução da Economia do Mar em Portugal.

Unidade de elite da Marinha no Porto de Sines

Seis horas a nadar, de noite e com equipamento de combate completo, para dar toda a volta ao pontão do porto de Sines. Os militares do Destacamento de Ações Especiais (DAE) fazem uma ação de infiltração e sabotagem a uma instalação "crítica". É treino. "Mas realista e nada facilitado", conta o comandante do grupo de elite. A luta contra o mar, o peso do equipamento (acima de 25 quilos) e o cansaço têm apenas dois aliados: a noite, que lhes dá cobertura, e a alta preparação destes militares da Marinha - homens cujas missões ninguém ouve falar, mas que estão sempre de prevenção para, em poucas horas, serem enviados para qualquer ponto do Mundo.

Economia do mar depende de capital humano qualificado

Apesar da crise, a economia do mar foi resiliente e conseguiu resistir bem aos tempos mais turbulentos. E isso é visível pelo crescimento contínuo das exportações na fileira alimentar do mar, pelo número de turistas - que utilizam as nossas praias e viajam em transportes marítimos - e pela carga nos portos nacionais. As evidências que o LEME tem reportado ao longo dos seus oito anos de existência são claras no que se refere à grande resiliência da economia do mar como um todo. Ou seja, nos picos da crise a economia do mar aguentou-se e quando a crise abrandou a economia do mar cresceu. Neste contexto, a evolução geral da economia do mar é positiva , revela a 8.ª edição do estudo LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar, apresentado há dias atrás em Lisboa.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 20 a 26 de Janeiro

Prevêem-se 27 escalas de navios de mercadorias para o período de 20 a 26 de Janeiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 13 navios porta-contentores, 5 navios mistos – carga geral/contentores, 4 navios carga geral single deck, 4 tanques e 1 frigorífico.

Governo aguarda dados da PSA para expandir Sines

A expansão do actual terminal de contentores de Sines, Terminal XXI , gerido pela PSA de Singapura, está dependente do envio, por parte da concessionária, de elementos para o Estado português, poder analisar devidamente o processo e avançar com o projeto de expansão que há vários anos tem marcado passo. Em declarações ao Jornal Económico, Ana Paula Vitorino revela que "a PSA ainda não apresentou ao Governo os elementos todos e que são essenciais e incontornáveis para podermos fazer uma avaliação adequada de todo o projeto de investimento".

ANA PAULA VITORINO:

O Porto de Lisboa vai alcançar em 2018 o melhor ano de sempre

A garantia é dada pela Ministra do Mar. De acordo com Ana Paula Vitorino, o Porto de Lisboa deverá registar um crescimento de 8% nas escalas e uma subida de 18% no número de passageiros durante este ano.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 22 a 26 de Janeiro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 26 navios de mercadorias para o período de 22 a 26 de Janeiro. Por classificação: Porta-Contentores: 10 | Tanque: 3 | Ro-Ro: 2 | Petroleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 5 | Transporte Especial: 1 | Transporte Cimento: 2.

Total: 3979