Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




A Ministra do Mar presidiu, em Elvas, ao encontro para a Programação Estratégica Logística Comum Transfronteiriça

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu esta segunda-feira, dia 9 de abril, na Câmara Municipal de Elvas, à sessão de assinatura do Protocolo de Colaboração entre as entidades dinamizadoras do projeto Janela Única Logística (JUL): a DGRM - Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, a Administração do Porto de Lisboa, e dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve e as entidades responsáveis pela dinamização da Plataforma Logística de Elvas, nomeadamente a Câmara Municipal de Elvas e a Transitex – Trânsitos de Extremadura.

Atendendo à relevância da matéria e à sua importância para o aumento da competitividade dos portos nacionais, o referido protocolo foi homologado pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 9 a 13 de Abril

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 27 navios de mercadorias para o período de 9 a 13 de Abril. Por classificação: Porta-Contentores: 5| Tanque: 5 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 9 | Ro-Ro: 2 | Transporte de Cimento: 1 |

Porto de Setúbal a crescer em Fevereiro

O Porto de Setúbal cresceu 3,3% até final de fevereiro, face ao mesmo período de 2017, com mais de 1 milhão de toneladas movimentadas. No aumento registado salienta-se o crescimento de 4,4% (754 mil toneladas) nos terminais de serviço público, bem como mais 0,7% (319 mil toneladas) nos terminais de uso privativo .

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 7 a 13 de Abril

Prevêem-se 29 escalas de navios de mercadorias para o período de 7 a 13 de Abril. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 12 navios porta-contentores, 8 navios carga geral single deck, 3 tanques, 3 navio mistos – carga geral/contentores, 2 graneleiros e 1 frigorifico.

88.º LUGAR

Porto de Sines com a melhor classificação de sempre no ranking mundial de contentores

Depois de em 2016 ter entrado, pela primeira vez na sua história, no top 100 dos portos mundiais com mais contentores movimentados, em 2017 o Porto de Sines escalou três lugares na tabela e é agora o 88.º maior porto mundial. O ranking da Alphaliner coloca o Porto de Sines na melhor classificação de sempre da sua história!

SEGUNDA-FEIRA, 9 DE ABRIL

Ministra do Mar assina acordos de cooperação logística transfronteiriça

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará presente segunda-feira em Elvas, na assinatura do Memorando de Entendimento em Matéria de Logística Transfronteiriça, juntamente com o presidente do Governo Regional da Extremadura, Guillermo Fernández Vara e o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha.

FORMANDOS DO IEFP NO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Pelas entranhas do CEDERBORG

Cerca de 40 formandos do IEFP visitaram esta quinta-feira, 5 de Abril, o navio “Cederborg”, estreando-se também a bordo do rebocador “Monte de São Brás”. O navio de carga geral, presença habitual no porto figueirense, foi literalmente esquadrinhado pelos visitantes, numa visita demorada, tendo como cicerone o Cte. Joaquim Sotto Mayor, quadro da APFF.

O roteiro incluiu a sala de comando, onde se escutava música clássica, os porões, a cozinha, lavandaria e quarto do comandante. Visita pretexto para uma série de questões colocadas pelos formandos, maravilhados que ficaram com os avanços tecnológicos do “Cederborg”.

Projecto da Janela Única Logística já tem sítio dedicado na internet

Já está disponível o novo sítio na internet dedicado ao projecto JUL – Janela Única Logística, onde poderá encontrar a informação essencial do projecto e acompanhar as suas fases de desenvolvimento ao longo dos dois anos de implementação.

MSC melhora ligações entre a Índia e o Porto de Sines

A Mediterranean Shipping Company (MSC) anunciou melhorias nos seus serviços que ligam o Norte e Oeste da Índia à Europa, já a partir de Abril. E um desses serviços escala o Terminal XXI do Porto de Sines.

Empresa Resolve Salvage & Fire vai remover navio encalhado desde Janeiro nos Açores

A empresa Resolve Salvage & Fire será a responsável pela remoção do navio "Mestre Simão", que encalhou a 06 de janeiro no porto da Madalena, na ilha do Pico, anunciou a capitania do porto da Horta, nos Açores.

De acordo com um comunicado emitido pela autoridade marítima, o plano de remoção do navio de transporte de passageiros e viaturas, pertencente à Atlânticoline, será executado pela empresa Resolve Salvage & Fire, a mesma que removeu o combustível e os óleos que se encontravam no interior da embarcação.

COM DEMOLIÇÃO DA ALFÂNDEGA E EXTENSÃO DE PLATAFORMA DO CAIS-8 ATÉ AO CAIS-12

Porto de Ponta Delgada vai ter mais 60% de área

Vai ser criada urna nova rampa Ro-Ro no topo nascente do porto, permitindo, no futuro, receber navios desta tipologia no porto comercial de modo adequado.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 2 a 6 de Abril

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 28 navios de mercadorias para o período de 2 a 6 de Abril. Por classificação: Porta-Contentores: 1| Tanque: 3 | Petroleiro: 4 | Graneleiro: 4 | Carga Geral (single e multi deck): 10 | Ro-Ro: 2 | Transporte de Cimento: 1 | Transporte Gás Liquefeito: 1 | Transporte Especial: 1 | Transporte de Gado: 1

Portos da Madeira com crescimento de 4% na carga movimentada em 2017

Em comunicado, a APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira informa que, no ano 2017, os portos madeirenses movimentaram um total de 1.135.519 toneladas de carga, um valor que representa um crescimento de 4%, face ao ano anterior.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 30 de Março a 6 de Abril

Prevêem-se 25 escalas de navios de mercadorias para o período de 30 de Março a 6 de Abril. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 12 navios porta-contentores, 4 navios carga geral single deck, 4 tanques, 2 navio mistos – carga geral/contentores, 2 graneleiros e 1 frigorifico.

PSA processou 74 milhões de TEU em 2017, num crescimento de 9,8%

O ano de 2017 foi extremamente positivo para a operadora portuária PSA International (PSA), que marca presença em Portugal no Terminal XXI do Porto de Sines. Em termos globais, a operadora alcançou um total de 74,24 milhões de TEU processados nos seus terminais até 31 de Dezembro de 2017, registo que representou um aumento de 9,8% em relação ao ano anterior. Os terminais de Singapura contribuíram com 33,3 milhões de TEU para o resultado final (+16% face a 2016) e os fora do país com 40,9 milhões de TEU (+10,4%).

APDL lança plataforma electrónica de simplificação da credenciação portuária

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo informa que, a partir de segunda-feira, 2 de abril, todos os profissionais da actividade portuária vêem simplificados os processos de autorização de acesso à Zona Internacional do Porto de Leixões. Isto porque entra em funcionamento uma plataforma electrónica de credenciação portuária, o Cartão Único Portuário (CUP), que funciona como um balcão único para a gestão das credenciais de acesso pontual e permanente a zonas que obrigam à articulação com a Autoridade Portuária e com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Lançado concurso para construção de 2.º troço da nova ferrovia Évora/Elvas

A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) lançou esta quinta-feira o concurso público internacional para a construção do segundo troço da nova linha ferroviária entre Évora e Elvas, com um valor base de 105 milhões de euros.

Segundo um comunicado da IP enviado à agência Lusa, o concurso, lançado no âmbito do Programa Ferrovia 2020, diz respeito ao troço entre Freixo e Alandroal e garante a continuidade do troço entre Évora Norte e Freixo, empreitada lançada no dia 05 deste mês.

II Fórum para a Simplificação de Procedimentos nos Portos da Região Autónoma da Madeira

O II Fórum para a Simplificação de Procedimentos nos Portos da Região Autónoma da Madeira teve lugar nesta terça feira, dia 27 de março, na Gare Marítima da Madeira e reuniu várias entidades públicas e privadas.
O tema forte deste Fórum foi a Janela Única Logística, JUL, que contou com a participação do Coordenador do projeto na Associação de Portos de Portugal, José Simão. Um tema muito participado, onde foram levantadas muitas questões de esclarecimento.
 

ENTREVISTA A ANA PAULA VITORINO:

Terminal de contentores do Barreiro ficará pronto em 2022 ou 2023

Aos 55 anos, destemida e convicta, Ana Paula Vitorino está optimista em relação ao futuro da economia azul. A Ministra do Mar quer navegabilidade no Tejo para tirar camiões da cidade, fala da importância do terminal do Barreiro, da ligação dos portos à ferrovia e da energia das ondas. Entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo.

Transporte de mercadorias Sines-Badajoz vai demorar menos 3h30

Os transportes de mercadorias vão sofrer uma redução de três horas e meia com o projeto de alta velocidade face à atual rota Sines/ Lisboa-Elvas-Badajoz por Abrantes. A garantia foi dada ao SOL pelo presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara. Esta ligação também vai ser encurtada, uma vez que abandona Abrantes e passa a ir ao Poceirão, que fará depois a ligação a Évora. Em vez dos atuais 452 quilómetros, o novo trajeto irá contabilizar 315 quilómetros, ou seja, menos 137 quilómetros.

Total: 4119