Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 21 a 25 de Maio

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 23 navios de mercadorias para o período de 21 a 25 de Maio. Por classificação: Ro-Ro: 2 | Porta-Contentores: 6 | Tanque: 5 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 4 | Transporte Especial: 1

21 DE MAIO

MINISTRA DO MAR MARCA PRESENÇA NO DIA DO EMPRESÁRIO MADEIRENSE

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, marca presença, dia 21 de maio, segunda-feira, às 15h45, nas comemorações do Dia do Empresário Madeirense, evento que terá lugar no Centro de Congressos da Madeira, no Funchal.
A intervenção da Ministra do Mar está agendada para as 15h45, assinalando a Sessão de Encerramento do evento, que decorre entre os dias 20 e 21 de maio.

Delegação croata visita Porto de Lisboa

A vinda a Portugal da Presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarović foi pretexto, no dia 9 de Maio, para a visita de uma delegação do país ao Porto de Lisboa – a comitiva era composta por profissionais ligados ao Turismo, à Construção Naval e ao sector financeiro, revela o porto lisboeta.

PARA A CIMPOR

GRUPO ETE viabiliza a maior exportação portuguesa de clínquer de sempre

O GRUPO ETE acaba de viabilizar a maior exportação Portuguesa de clínquer de sempre, para o seu cliente CIMPOR, uma empresa InterCement, ao concluir o carregamento de 55.902 ton deste produto no navio graneleiro Vinayak, com destino ao Gana.

«Shipping 4.0 - O Mar de Amanhã»: evento de sucesso reflectiu sobre o futuro do Transporte e da Logística

Realizou-se o evento ‘Shipping 4.0 – O Mar de Amanhã’ – nas instalações da ENIDH, os sectores marítimo-portuário e logístico portugueses reuniram-se em peso para abordar as temáticas 4.0 que, de uma forma cada vez mais intensa, moldam e transformam a compreensão global dos fenómenos que compõem o shipping. Promovido pela AGEPOR e pela J. Canao, o seminário pautou-se pelo sucesso, fomentando o debate sobre uma multiplicidade de tópicos e alumiando o trilho da digitalização e suas potencialidades.

Porto de Setúbal divulga o Projecto Janela Única Logística

O Porto de Setúbal realizou a 4 e 11 de maio, no auditório do edifício sede, acções de divulgação no âmbito do Projeto da Janela Única Logística (JUL), que tiveram como objetivo apresentar o ponto de situação do projeto às áreas internas da empresa bem como às entidades externas ligadas à comunidade portuária, uma vez que o projeto se encontra na sua segunda fase, e até ao final de 2018 será implementado o 1º piloto, na APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira.

Co-financiamento: terminais de contentores de Leixões e Alcântara com 40 milhões garantidos pelo FEIE

A Comissão Europeia adianta que serão disponibilizados, pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), 238,7 mil milhões de euros para o financiamento de projectos comunitários no âmbito da acção do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE).
FEIE disponibiliza 40 milhões para projecto da Yilport nos terminais de contentores de Leixões e Alcântara.

Portugal será o quarto maior beneficiário desse montante, com 2,106 mil milhões de euros. O sector marítimo-portuário também entra nas contas, com 40 milhões (valor aproximado) a serem alocados para o co-financiamento do investimento da Yilport Iberia nos seus terminais de contentores em Leixões e em Alcântara. Este co-financiamento ao projecto candidatado, intitulado ‘Plano de Investimento Privado dos Portos Portugueses 2017-2019’, foi aprovado no dia 15 de Março.

LÍDIA SEQUEIRA:

Grande armador vai modificar perfil do porto de Setúbal

“Em breve vamos ter um grande operador logístico (armador) mundial em Setúbal, que vai, com certeza, mudar o perfil do porto”, anunciou Lídia Sequeira, Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), SA, e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), SA, durante um debate sobre administração portuária realizado na última semana no âmbito da 4ª Conferência Internacional de Engenharia e Tecnologia Marítima (Martech) e das 15ªs Jornadas de Engenharia e Tecnologia Marítima organizadas pelo Instituto Superior Técnico (IST) e a Ordem dos Engenheiros.

Porto de Aveiro melhora operacionalidade do Terminal de Granéis Líquidos

A Administração do Porto de Aveiro (APA) adjudicou, recentemente, a empreitada de implementação da operacionalidade do Terminal de Granéis Líquidos. Uma obra que tem vai custar cerca de 2,6 milhões de euros. O prazo de execução é de 180 dias.

ESTA QUARTA-FEIRA, 16 DE MAIO

AGEPOR e J. Canão disponibilizam app para conferência Shipping 4.0 - The Sea of Tomorrow

A AGEPOR- Associação dos Agentes de Navegação de Portugal e a J.Canão disponibilizaram uma app onde é possível consultar toda a informação sobre a Conferência “Shipping 4.0 - The Sea of Tomorrow”, que decorre esta quarta-feira, 16 de Maio, no auditório da ENIDH-Escola Náutica Infante D. Henrique.

NOVO CAIS DOS PESCADORES DE CAMINHA INAUGURADO PELA MINISTRA DO MAR

«Palavra dada, palavra honrada» - sábado, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugurou o novo Cais dos Pescadores de Caminha, depois de um Protocolo assinado em 2017 entre a Docapesca - Portos e Lotas, S.A. - com apoio do Mar 2020 - e a Sociedade Polis Litoral Norte. «Este foi um compromisso de concretizar a vontade das pessoas», admitiu a Ministra do Mar na cerimónia de inauguração, destacando o papel dos pescadores que têm sido «um dos principais parceiros do Ministério do Mar nestes dois anos e meio de Governo».

Porto de Setúbal anfitrião dos Dez anos do Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima

O Porto de Setúbal recebeu a cerimónia do 10º Aniversário do Grupo de Mergulho Forense e Operações Policiais Subaquáticas da Polícia Marítima (GMF), que assinalou a contribuição que esta estrutura tem dado para o êxito da missão da Polícia Marítima e onde este grupo foi condecorado.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 18 de Maio

Prevêem-se 27 escalas de navios de mercadorias para o período de 12 a 18 de Maio. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 14 navios de contentores, 4 carga geral single deck, 4 tanques, 2 ro-ro, 1 graneleiro, 1 carga geral multi deck e 1 frigorifico.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 14 a 18 de Maio

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 29 navios de mercadorias para o período de 14 a 18 de Maio. Por classificação: Ro-Ro: 4 | Porta-Contentores: 3 | Tanque: 5 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 8 | Transporte de cimento: 1 | Transporte Especial: 3

ESTE SÁBADO

MINISTRA DO MAR INAUGURA NOVO CAIS DOS PESCADORES DE CAMINHA

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugura este sábado, 12 de Maio, às 11h00, o novo cais dos pescadores de Caminha, um investimento de 820 mil euros que permitiu triplicar a área da plataforma e prolongar o comprimento da zona acostável para 85 metros.

Este é um investimento ao qual a Ministra do Mar atribui especial importância, executado pela Docapesca - Portos e Lotas, com apoio do Mar 2020 e concretizado pela Sociedade Polis Litoral Norte, através de um protocolo de cooperação técnica e financeira.

Governo aprova decreto-lei que cria Sistema Nacional de Embarcações e Marítimos

O Governo aprovou quinta-feira o decreto-lei que cria o Sistema Nacional de Embarcações e Marítimos (SNEM), uma base de dados que centraliza informação relativa à atividade marítima visando "maior celeridade, segurança e clareza nas relações com a Administração Pública".

"O diploma vem criar um sistema de dados nacional que centraliza a informação relativa à atividade marítima, instituindo o princípio do interlocutor único através de um balcão eletrónico", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.

Adjudicada linha ferry Madeira-continente à Empresa de Navegação Madeirense

O Conselho do Governo Regional da Madeira adjudicou esta sexta-feira a concessão de serviços públicos de transporte marítimo de passageiros e veículos, através de navio ferry, entre a Madeira e o continente português, ao concorrente Empresa de Navegação Madeirense.
A concessão é por três anos e pelo valor de nove milhões de euros.

Estudo ao projecto do terminal do Barreiro «em fase de finalização», revela a Ministra do Mar

A Ministra do Mar adiantou, na audição da comissão parlamentar de Agricultura e Mar, que o estudo ao projecto do terminal do Barreiro se encontra«em fase de finalização e será submetido à APA (Agência Portuguesa do Ambiente), até ao final deste semestre».

Porto de Lisboa foi palco de operação inédita do Grupo ETE com carga de projecto

O Terminal Multiusos do Poço do Bispo (TMPB) acolheu «uma operação inédita» que juntou várias empresas do Grupo ETE, «num esforço conjunto para atingir o mesmo objectivo – eficiência da operação portuária e qualidade de serviço prestado no Porto de Lisboa».

Empresa de Navegação Madeirense (Grupo Sousa) fez proposta para a ligação marítima via ferry Madeira-Continente

Poderá estar mais perto de se materializar a ligação marítima, via ferry, entre a Madeira e o Continente: o processo, que tem conhecido avanços e recuos ao longo dos últimos meses, conheceu agora novos desenvolvimentos. Pedro Calado, vice-presidente do Governo Regional da Madeira, adiantou que a Empresa de Navegação Madeirense apresentou uma proposta concreta.

Total: 4090