Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Raquel S registado no MAR reforça frota do Grupo Sousa

A Empresa de Navegação Madeirense acaba de adquirir um novo navio, o porta-contentores Raquel S, que antes navegava como Windhoek e estava registado no Panamá. Desta forma, a empresa do Grupo Sousa, a mais antiga de Portuga, a operar continuamente desde 1907, não só adquiriu e registou o navio e o colocou no Registo Internacional de Navios da Madeira, como reforçou a sua frota de navios próprios. Uma frota agora composta pelos porta-contentores Raquel S, Laura S, Funchalense 5, e pelo ferry Lobo Marinho.

LÍDIA SEQUEIRA, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL (APP)

Mulheres e homens lutando lado a lado

O dia 8 de março, dia internacional da Mulher, não é uma data romântica, é um marco na luta das mulheres por melhores condições de trabalho e pela igualdade de direitos para as mulheres.
Muita coisa se passou desde esse dia 8 de março de 1857, em que as mulheres de uma fábrica têxtil de Nova York encetaram uma luta pela defesa dos seus direitos.

GUILHERMINA REGO, PRESIDENTE DA ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DO DOURO, LEIXÕES E VIANA DO CASTELO (APDL)

O Mar, A Vida E A MULHER

Quando se olha para o mar percebe-se a verdadeira natureza humana, natureza profunda que é a da igualdade. Igualdade na diferença, sim, mas sempre igualdade. E sempre diferença. E é por isso que o mar é tão feminino. Porque acolhe, mesmo quando está temperamental. Porque perdoa mesmo quando tem razão. Por que olha para a terra como um dos seus filhos prediletos.

LÍGIA CORREIA, PRESIDENTE DA ADMINISTRAÇÃO DA APRAM - PORTOS DA MADEIRA

Mulheres

O Dia da Mulher apanhou-me este ano na Seatrade de Miami, a maior feira da indústria de cruzeiros do mundo e surpreendeu-me, porque hoje há um pequeno almoço com representantes de uma associação de mulheres que trabalham em cruzeiros. Sabe-se que as mulheres cada vez mais estão a ocupar postos de direção ou decisão, em todas as áreas, logo também neste sector que recebe funcionários de várias origens geográficas e culturais.

FERNANDA ALBINO, VOGAL DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DE SINES E DO ALGARVE (APS)

«Igualdade» tem também de significar diversidade

Felizmente, na APS, S.A dispomos de procedimentos que privilegiam a igualdade de género e orgulhamo-nos de ter aderido ao Fórum IGen, desde o seu arranque, em maio de 2012, sob o tema “Empresas para a Igualdade – O nosso compromisso”. Atualmente, na APS, S.A., algumas das profissões que eram tendencialmente exercidas por homens, são desempenhadas, com a mesma competência, por mulheres.

TERESA COELHO, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA DOCAPESCA - PORTOS E LOTAS, SA

Experiência muito gratificante

Cada vez mais há, nesta empresa, uma preocupação com o capital humano, com a implementação de políticas de recursos humanos que tenham em conta a igualdade de género, confiar às mulheres as mesmas tarefas que são confiadas aos homens, incluindo ao nível da tomada de decisões, criando uma nova dinâmica empresarial.

ISABEL BOTELHO LEAL, RESPONSÁVEL PELA ESTRUTURA DE MISSÃO PARA A EXTENSÃO DA PLATAFORMA CONTINENTAL (EMEPC)

Mulher Dirigente: Dirigente

A situação da EMEPC é possivelmente excepcional na Administração Pública portuguesa. Posso afirmar haver paridade de género na EMEPC, e sem procurar obter créditos por uma situação legada, noto que temos 27 trabalhadores, dos quais 17 são mulheres e destas 15 são dirigentes dirigentes/investigadoras/técnicas superiores. Acresce ainda que apesar de não haver indústria de ROV’s (Remotely operated vehicles) em Portugal, a EMEPC tem nos seus quadros a primeira e única mulher piloto a trabalhar num Work Class ROV em Portugal.

MÉXICO

Ministra do Mar participa na World Ocean Summit

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, é oradora principal de um painel da World Ocean Summit 2018, que se realiza no México de 7 a 9 de Março.
A cimeira mundial do oceano conta uma vez mais com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. A governante portuguesa será a oradora principal (key speaker) no painel dedicado à Inovação e Tecnologia na Economia Azul. O evento organizado pela revista britânica The Economist tem lugar na região da Riviera Maya, no México.
O papel dos governos na promoção da inovação e da tecnologia na economia azul, bem como o envolvimento do setor privado naquelas áreas, serão os temas que focam o discurso de Ana Paula Vitorino.

Presidente da Câmara de Portalegre visitou o Porto de Sines

A Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Maria Adelaide Teixeira, visitou o Porto de Sines, no dia 6 março, acompanhada pelo vereador João Cardoso. Na reunião com o Presidente da APS, José Luis Cacho, foram discutidas as potencialidades do Porto de Sines enquanto porta de entrada e saída de mercadorias para as indústrias localizadas naquele concelho.

GRUPO ETE tem presença alargada no Porto de Setúbal

O GRUPO ETE, fundado em 1936, está presente no Porto de Setúbal desde finais dos anos 80. É uma referência na economia do mar em Portugal, integrando seis das suas principais áreas - Operação Portuária, Transporte Fluvial, Transporte Marítimo, Agentes de Navegação, Operação Logística e Engenharia e Reparação Naval. Hoje é o maior operador de terminais portuários nacionais, com um total de 6 terminais concessionados e mais de 4 quilómetros de cais, onde movimenta todo o tipo de cargas - contentores, carga geral, granéis sólidos e líquidos. Além de Portugal, está presente em Cabo Verde, Colômbia, Moçambique e Uruguai.

António Costa diz que ferrovia Évora-Elvas abre à Europa a porta do Porto de Sines

O Primeiro-Ministro, António Costa, salientou esta segunda-feira que o investimento na futura ligação ferroviária Évora-Elvas é “simbólico do momento que se vive na economia portuguesa” e destacou as vantagens que esta linha trará para o País, com ligações mais rápidas em 03h30, com custos 30% mais baixos para quem for operar nos portos de Sines, Setúbal e Lisboa, encurtando distâncias em 140 quilómetros. “Esta obra vai reforçar a nossa competitividade”, disse António Costa, sublinhando que este investimento abre a “porta à Europa” do “porto de águas profundas” de Sines.

Mariano Rajoy considera «excelentes notícias» o investimento ferroviário de Portugal

O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, afirmou esta segunda-feira que são "excelentes notícias" o conjunto de obras que Portugal está a desenvolver na ferrovia, acrescentando tratarem-se de projetos de "capital importância" para aproximar os dois países.

"As linhas Évora-Elvas e Elvas-Caia vão ao encontro desse objetivo de capital importância, unir os nossos cidadãos e melhorar o seu dia a dia", disse.

Comissária europeia elogia Portugal e Espanha

A comissária europeia dos Transportes elogiou Portugal e Espanha pelo seu empenhamento nos projetos ferroviários, e pediu ao Governo de Madrid que ajude a concluir as ligações ao centro da Europa, por França.

O apelo foi deixado por Violeta Bulc na cerimónia do lançamento do concurso para a ligação ferroviária entre Évora e Elvas, que decorreu ao final da manhã desta segunda-feira em Elvas, com a presença dos primeiros-ministros português, António Costa, e espanhol, Mariano Rajoy.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal até 9 de Março

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 22 navios de mercadorias para o período de 5 a 9 de Março. Por classificação: Porta-Contentores: 3 | Tanque: 2 | Ro-Ro: 5 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 4 | Transporte Especial: 1 | Transporte Gás Liquefeito: 1 | Transporte de Gado: 1 | Transporte de Cimento: 1

LÍDIA SEQUEIRA:

Porto de Setúbal já é um representante de referência internacional da região

O Setubalense entrevistou Lídia Sequeira, Presidente do Conselho da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra – APSS, sobre uma abordagem ao presente desenvolvimento do porto e aos projetos que permitirão acompanhar o futuro.

JORGE D'ALMEIDA, PRESIDENTE DA CPSI

Sines vai crescer com logística e tecnologia

O concurso público internacional para a concessão do novo terminal de contentores de Sines, comummente designado por Vasco da Gama, deverá ser lançado, de preferência ainda durante o primeiro semestre deste ano, defende Jorge d'Almeida, presidente da CPSI Comunidade Portuária de Sines. Em entrevista ao Jornal Económico, este responsável entende que o processo de lançamento deste concurso deverá avançar o mais rapidamente possível, até porque "o porto espanhol de Algeciras tem um terminal que pretende funcionar como alternativa ao terminal de contentores Tanger-Med e atrair o mesmo tipo de clientes que o novo terminal de contentores de Sines, como os grupos armadores internacionais da envergadura dos chineses da COSCO ou dos alemães da Hapag-Lloyd, por exemplo".

ESTA SEGUNDA-FEIRA

António Costa e Mariano Rajoy lançam troço de linha férrea Évora-Elvas

Os responsáveis pelos governos de Portugal e Espanha lançam em conjunto concurso de Évora-Elvas. Na linguagem do meio chamam-lhe o missing link. No caso, quer dizer o último troço de linha férrea que falta para que Portugal integre a rede transeuropeia de transportes: Évora-Elvas, num total de 94 quilómetros e EUR509 milhões, dos quais quase metade provenientes dos fundos europeus.
O concurso vai ser lançado em cerimónia solene esta segunda-feira, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, na presença de António Costa e de Mariano Rajoy, que vem expressamente à cidade alentejana para celebrar o evento. O missing link faz parte do corredor internacional sul que ligará o Porto de Sines à fronteira com Espanha e vai permitir escoar os produtos que ali chegam por via férrea.

SINES

Novo terminal de contentores em fase de Avaliação de Impacto Ambiental

O projeto para a criação de um novo terminal de contentores no Porto de Sines, no distrito de Setúbal, está em fase de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), revelou a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

"Em relação ao [novo terminal de contentores] Vasco da Gama, estamos neste momento em Avaliação de Impacto Ambiental, ou seja, estamos nos procedimentos que são obrigatórios", disse Ana Paula Vitorino, que falava em declarações aos jornalistas após a cerimónia de lançamento da Janela Única Logística (JUL), que decorreu em Sines.

ANA PAULA VITORINO | COM ÁUDIO

JUL permitirá poupança de 50 milhões de euros em custos administrativos

Os custos administrativos com as mercadorias que entram ou saem dos portos portugueses vão ter uma redução de 50 milhões de euros.
É a estimativa da Ministra do Mar para os primeiros três anos de implementação da janela única logística.

Trata-se de uma plataforma digital comum que permite seguir os produtos de forma mais eficaz, como explica Ana Paula Vitorino.

A Ministra Ana Paula Vitorino esteve na manhã desta sexta-feira no Porto de Sines, um dos primeiros onde vai ser testada a Janela Única Logística.

Governo tem seis meses para criar Sistema Nacional de Embarcações e Marítimos

Governo tem seis meses para criar o Sistema Nacional de Embarcações e Marítimos (SNEM), uma base de dados central com informação relativa a embarcações e marítimos, segundo a autorização legislativa publicada esta sexta-feira em Diário da República.

"A presente lei concede ao Governo autorização legislativa para a criação do Sistema Nacional de Embarcações e Marítimos (SNEM), que constitui um sistema de dados central e único que visa dar publicidade aos registos e certificações e agrega e organiza informação relativa à atividade marítima", lê-se na lei n.º 9/2018.

Em vigor a partir de sábado, a autorização legislativa tem a duração de 180 dias, segundo estabelecido no seu artigo 3.º.

Total: 3968