Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




DGRM participou no 10.º aniversário da EFCA

A Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), participou nas comemorações do 10.º aniversário da European Fisheries Control Agency (EFCA), em Vigo. Inicialmente localizada em Bruxelas, esta agência europeia foi mudada para a cidade de Vigo em 2008, tendo tido como seu primeiro presidente o português Marcelo Vasconcelos.

MSC liga Porto de Sines à Ásia…através da ferrovia

A MSC – Mediterranean Shipping Company, segundo maior armador do mundo no transporte contentorizado, anunciou o lançamento de um novo serviço ferroviário que conecta os exportadores espanhóis, entre os quais da zona sudoeste do país, ao mercado internacional, com ligações entre Sevilha, Córdoba e Valência a destinos no Mediterrâneo, Médio Oriente e Extremo Oriente.

Olicargo responsável por transporte especial terrestre até ao Porto de Sines

A Olicargo anunciou ter realizado um transporte especial terrestre de uma fábrica para produção de Ureia, desde as instalações do cliente até ao Porto de Sines, que teve como destino final a cidade de Nova Orleães, nos Estados Unidos da América.

As algas marinhas começam a ser o presente e podem ser o futuro

No último dia da Biomarine, os vários projectos apresentados e temas debatidos rondaram a questão da grande nova tendência que são as algas marinhas. Não só porque a escolha do consumidor está cada vez mais inclinada para as questões ambientais, como para a sua própria saúde, pelo que o mercado está a crescer muito rapidamente, principalmente o dos cosméticos, e da alimentação. Mas quais são os passos chave neste negócio? Obviamente há que saber lidar com as condições, pois é uma área sujeita à mãe natureza. Mas acima de tudo, estar a par das questões de sustentabilidade, qualidade e custo, foram as palavras-chave debatidas na passada Quinta-feira, último dia da BioMarine Business Convention.

Comunidade Portuária de Aveiro quer ligação ferroviária Aveiro-Salamanca

O Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro acredita que a criação de um terminal de contentores será uma etapa decisiva para manter os níveis de crescimento do Porto, e a ligação ferroviária Aveiro–Salamanca uma aposta para colocar Portugal nos trilhos europeus no transporte de mercadorias.

PSA Sines recebe mais quatro RTGs até final do ano

A PSA Sines, concessionária do Terminal XXI do Porto de Sines, anunciou que até final do ano vai receber mais quatro RTG’s (gruas de parque), perfazendo um total de 30 equipamentos de movimentação de contentores em parque.

Porto de Ponta Delgada vai duplicar área para contentores

O Porto de Ponta Delgada vai ser alvo de uma empreitada orçada em 32 milhões de euros que visa "melhorar a operação" da infraestrutura, responsável por 64% do movimento comercial dosAçores, anunciou o Governo Regional.
A revelação foi feita pela secretária regional dos Transportes e Obras Públicas na reunião da comissão eventual de inquérito ao setor público empresarial regional e associações sem fins lucrativos públicas, referindo que a obra pretende dar resposta ao que se prevê que seja o crescimento daquele porto no universo temporal de 10 a 15 anos.

SETÚBAL

Câmara e APSS alinhadas na estratégia de desenvolvimento

A Presidente da Câmara de Setúbal e a Presidente do Porto de Setúbal abriram a primeira conferência da Semana do Mar e mostraram estar em sintonia de ideias. Maria das Dores Meira diz que é preciso apostar mais nos recursos que o mar oferece e Lídia Sequeira fala numa estratégia que potencie o Porto de Setúbal, a cidade e o país.

Portos nacionais movimentam record de 89,2 milhões de toneladas em 2017

Os portos comerciais do continente movimentaram em 2017 um recorde de 89,2 milhões de toneladas de mercadorias, mais 1,3% do que em 2016, destacando-se Lisboa com um aumento de 19,1%, foi divulgado esta terça-feira.

21º Congresso da APLOG debate desafios da «Logística Digital»

O 21º Congresso de Logística da APLOG decorre quarta e quinta-feira, 10 e 11 de outubro, no PT Meeting Center, em Lisboa.

Na edição deste ano, aquele que é já um dos congressos mais importantes do sector irá colocar em debate a ‘Logística Digital – Novos Desafios’. A Associação Portuguesa de Logística volta, assim, a discutir as implicações para a logística das grandes mudanças nos negócios e ao nível tecnológico ocorridas nos últimos anos.

Entrevista a Carla Olival

«Shipping» não pode ser um mundo só de homens

Carla Olival é a presidente da WISTA Portugal, uma associação recentemente criada e que pretende deixar a sua marca.
A WISTA Portugal é a representação nacional da WISTA Internacional, associação que em 46 países junta mais de 3.000 mulheres que trabalham na indústria do shipping e do comércio global, em posições executivas e de tomada de decisão. A Associação será um espaço de partilha, de criação de redes nacionais e globais, de integração, de conhecimento. Pretendemos ser um instrumento de apoio à Blue Economy de Portugal.

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Setembro 2018

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

Porto de Lisboa presente em Congresso do Oeste empresarial

Decorreu nas Caldas da Rainha [a 3 de outubro] o Congresso subordinado à epígrafe “O Oeste na Estratégia 2030”. Com temas relacionados com a Inovação no Setor Agroalimentar e Mar ou a Definição de Políticas Públicas no Futuro Empresarial e do Empreendedorismo no Oeste, os participantes tiveram a oportunidade de verem apresentados diversos casos de sucesso de empresas localizadas naquela região, em diferentes setores de atividade como sejam o setor vitivinícola, frutícola, pesca, pedra, e construção de maquinaria agrícola, entre muitos outros tradicionalmente ligados àquela região.
 

Regularização extraordinária do vínculo dos trabalhadores precários do IPMA

No âmbito do programa de regularização extraordinária dos trabalhadores com vínculos precários na Administração Pública, a Ministra do Mar já homologou, em 09.04.2018, os pareceres favoráveis de 126 trabalhadores ao serviço do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sequência da proposta da Comissão de Avaliação Bipartida, tendo posteriormente sido homologados pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em 30.04.2018, e pela Secretária de Estado da Administração e Emprego Público, em 09.07.2018.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 12 de Outubro

Prevêem-se 24 escalas de navios de mercadorias para o período de 5 a 12 de Outubro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 10 navios de contentores, 3 tanques, 3 mistos – carga geral/contentores, 3 carga geral single deck, 2 graneleiros, 1 carga geral multi deck, 1 ro-ro/contentores e 1 ro-ro.

Docapesca reabilita muralha em Vila Real de Santo António

A Docapesca decidiu promover a reabilitação da muralha/entroncamento da marginal da Vila Real de Santo António, que “tem vindo a apresentar uma acelerada degradação, colocando em causa a segurança de pessoas e bens”, refere a empresa.

Gonçalo Santos (EISAP):

«MAR pode ser sustentáculo do projecto europeu»

O discurso de Gonçalo de Santos teve o condão de analisar a essência instrumental do Registo Internacional da Navios da Madeira (MAR) no processo de ascensão – homogénea – de Portugal no contexto de um negócio cada vez mais global e interdependente como o do Shipping, bem como de todas as actividades que actualmente o orbitam.

Mecanismo Interligar a Europa aloca 17,4 milhões para acessibilidades marítimas do Porto de Leixões

A Revista Cargo teve acesso ao documento que especifica, em detalhe, as candidaturas portuguesas ao financiamento europeu, através do Mecanismo Interligar a Europa (sigla CEF, em inglês) e do SESAR, à consequente avaliação feita pelas instâncias comunitárias: nesta apresentação de candidaturas ao CEF Transportes e CEF SESAR, Portugal submeteu propostas elegíveis para um co-financiamento de 31,2 milhões de euros.

Portos dos Açores vão ter investimentos superiores a 145 milhões até 2020

O indigitado Presidente da Portos dos Açores afirmou esta quarta-feira no parlamento açoriano que a situação financeira daquela empresa pública “é muito equilibrada”, assegurando até este triénio investimentos superiores a 145 milhões de euros nos portos comerciais da região.

LÍDIA SEQUEIRA, PRESIDENTE DA APSS:

Setúbal vai ter um novo porto

O desbloquear do processo da ferrovia, o futuro do porto e a Marina de Setúbal são alguns dos temas abordados nesta entrevista, em que Lídia Sequeira explica também porque não aceitou vender o Cais 3 à Macau Legend.

Total: 3968