Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DE SINES

Embaixador do Japão visita os terminais portuários e a ZILS

O Embaixador do Japão em Portugal, Nobutaka Shinomiya, visitou no passado dia 27 de Janeiro o Porto de Sines e a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, com o objectivo de conhecer as potencialidades oferecidas por estas infra-estruturas.

 

Investir no Japão

A Embaixada do Japão em Portugal disponibiliza, no seu site, uma série de informações úteis para os interessados em avançar com negócios no Japão. Uma súmula das relações bilaterais entre os dois países, a lista das localidades portuguesas geminadas com cidades nipónicas e organismos ligados ao Japão também se encontram no sítio web desta representação diplomática.

TERMINAL XXI DO PORTO DE SINES CONTINUA A RECEBER OS MAIORES NAVIOS DO MUNDO

«MSC Rosa M» é o oitavo porta-contentores de 14.000 TEU em viagem inaugural

No passado dia 29 de Janeiro o Terminal XXI do Porto de Sines recebeu o navio porta-contentores “MSC Rosa M” na sua viagem inaugural, vindo do Extremo Oriente. Com bandeira do Panamá, e à semelhança dos anteriores sete navios que escalaram este terminal na sua viagem inagural, o “MSC Rosa M” exige um calado máximo de -16 metros, tendo capacidade para transportar 14.000 TEU.

REQUALIFICAÇÃO DA ZONA DA DOCA DE PEDROUÇOS

Porto de Lisboa investe 10 milhões de euros

A Administração do Porto de Lisboa conta investir 10 milhões de euros na requalificação da zona da Doca de Pedrouços. Declarações do Comandante Eduardo dos Santos, Director de Operações Portuárias e de Segurança da Administração do Porto de Lisboa.

HOJE, NA FIL, WORKSHOP INTERNACIONAL PARALELO À NAUTICAMPO

Portugal aposta em marinas e portos de recreio

“Marinas e Portos de Recreio - Aposta competitiva para Portugal” é o tema do seminário que decorre hoje, dia 2 de Fevereiro, no auditório 1 do centro de reuniões da FIL, no Parque das Nações, em paralelo à Nauticampo, que só termina dia Domingo, dia 6.

 

PORTO DE LISBOA VAI RECEBER A MAIS IMPORTANTE REGATA DE CIRCUMNAVEGAÇÃO DO MUNDO

Nova marina vai custar 10 milhões

A Administração do Porto de Lisboa vai investir 10 milhões de euros na requalificação da zona da doca de Pedrouços. O objectivo é construir uma marina e reabilitar infraestrturas marítimas e terrestres a tempo de receber uma das mais importantes regatas do mundo.
O projecto de reconverter a desqualificada zona de Pedrouços foi acelerado pela confirmação da passagem por Portugal, em 2012, da Volvo Ocean Race, a mais importante regata de circumnavegação do mundo.
 

CABEÇA DO MOLHE DO PORTO DAS LAJES DAS FLORES

APTO adjudica empreitada que ascende a quase 3 milhões de euros

A Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental (APTO), S.A., adjudicou a empreitada para reparação da cabeça do molhe do porto das Lajes, na ilha das Flores, Açores, num investimento que ascende a € 2.849.750,50 (dois milhões, oitocentos e quarenta e nove mil, setecentos e cinquenta euros e cinquenta cêntimos).
A empreitada em causa estará a cargo do consórcio Somague Engenharia, S.A. e Somague Ediçor, Engenharia, S.A., desenvolvendo-se na extremidade nordeste do cais comercial das Lajes das Flores, a qual se apresentava desgastada face ao efeito produzido por diversos temporais de grande intensidade ocorridos nos últimos anos.

PORTOS DE SETÚBAL E SESIMBRA

APSS com endividamento zero

A APSS, SA amortizou, em 24 de Janeiro, o último empréstimo bancário, passando a ter uma situação financeira de endividamento zero. Em 2005, o valor da dívida remunerada era superior a 12 milhões de euros.

Ministro António Mendonça no Porto de Sines

A 28 de Janeiro o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça esteve no Porto de Sines, acompanhado pelo Secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, para inaugurar o Porto de Abrigo, presidir à cerimónia de aumento ao efectivo de uma nova viatura de segurança e lançar a primeira pedra da obra de ampliação do Molhe Leste, visitando ainda as obras de expansão do Terminal XXI.

AVEIRO

Golfinho andou a passear em águas interiores da Ria

A tripulação do salva-vidas da Marinha em Aveiro observou terça-feira de manhã, a presença, inédita, de um roaz (golfinho comum) a navegar num canal interior da Ria, próximo da lota velha. O exemplar, com cerca de dois metros, acompanhou a embarcação da Polícia Marítima, que estava em exercício, durante hora e meia, deixando de se avistar junto da zona conhecida como ´Cale de Bulhões´.
Segundo o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, não havia qualquer registo anterior de golfinhos naquelas águas “já interiores da laguna, o que causou surpresa”.
 

Pesca cresce 10% em Setúbal e Sesimbra

O sector da pesca cresceu 10% nos portos de Setúbal e Sesimbra em 2010. Foram movimentadas pelos dois portos 16,8 mil toneladas de pescado, marca superior em 1,5 mil toneladas em relação ao ano de 2009. Deste total, destaca-se a tonelagem de pescado transaccionada no Porto de Setúbal, com um crescimento de 50%, atingindo as 4 mil toneladas. No Porto de Sesimbra, o crescimento foi de 1%, com 12,7 mil toneladas.

Porto de Setúbal no ISSUU

O Porto de Setúbal marca presença no ISSUU, recurso da web que transforma arquivos .pdf em “livros” no formato Flash. Como outros recursos da web, além de carregar os arquivos, é possível compartilhar, comentar, inserir a visualização em blogs e sites.
Neste espaço, actualizado com regularidade, encontra, entre outros, documentos históricos, tabelas de marés, as newsletters da APSS e o serviço de recortes (clipping).
 

DISPONÍVEL O N.º 2

Boletim Informativo do INAG

Numa época onde a informação, a participação e o envolvimento de todos se revela indispensável para o bom e elevado desempenho das instituições, o INAG, I.P. divulga os principais projectos desenvolvidos durante o período de 2010 na edição n.º 2 do seu boletim informativo.
Disponível aqui (formato pdf, 40 páginas, 19 MB)
 

Porto de Sines paga dívida de 78 milhões de euros

 A administração do Porto de Sines anunciou ter liquidado uma dívida de 78 milhões de euros que tinha desde 2005. Para além do anúncio do saneamento da dívida, que terá sido acumulada durante as administrações anteriores a 2005, ano em que assumiu a liderança do Porto de Sines, Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines, revelou ainda que a administração portuária pode assegurar metade do valor da obra de ampliação do molhe leste.

PORTO DE SINES

Tráfego de contentores cresce 50%

O Porto de Sines registou um crescimento de 50,7% no movimento de contentores no último ano. No total, foram operados 382.089 TEUS (unidade equivalente a contentores de 20 pés) no Terminal XXI, concessionado à PSA-Port of Singapore Authority.

Exportações portuguesas para a China aumentaram 67,9% em 2010

As exportações portuguesas para a China aumentaram 67,9 por cento em 2010, somando 571 milhões de euros, anunciou hoje fonte diplomática portuguesa à agência Lusa, citando a Administração Geral das Alfandegas chinesas.

AS CINCO FÁBRICAS AUTOMÓVEIS NACIONAIS PRODUZIRAM 158.723 UNIDADES, EM 2010

Mais de 97% dos carros fabricados em Portugal vão para o estrangeiro

Apesar de a maioria dos carros fabricados em Portugal terem como destino outros países, o consumo do mercado interno continua a aumentar. Dos 158.723 veículos que saíram das linhas de produção das fábricas portuguesas no ano passado, 4.132 ficaram no mercado nacional. Um número que representa um crescimento de 32,1% face a 2009, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), mas que, ainda assim, é apenas 2,6% da produção nacional.

«VOLCÁN DE TINAMARE» TRANSPORTA 1.500 PASSAGEIROS

Naviera Armas já recebeu o novo navio para o Portimão-Funchal

A Naviera Armas anuncia para Junho o reforço da ligação ro-pax entre Portimão e o Funchal, com o início da operação do “Volcán de Tinamare”, acabado de sair dos estaleiros de Vigo.
Actualmente, as ligações entre o Continente e a Madeira, com extensão às Canárias, são asseguradas pelo “Volcán de Tijarafe”, um navio capaz de transportar cerca de mil passageiros, 300 veículos e 1 500 metros lineares de carga rodada à velocidade de 24,5 nós.
 

PRIMEIRO PORTA-AVIÕES NUCLEAR DO MUNDO ESTÁ DE PASSAGEM POR PORTUGAL

Enterprise fundeado no Tejo

Fundeado no Tejo desde terça-feira, e com saída prevista para hoje, sábado, o USS Enterprise CVN 65 é uma cidade flutuante de proporções gigantescas, que carrega quase 50 anos de histórias no mar. Aquele que foi o primeiro porta-aviões nuclear do mundo, um marco na história da Marinha norte-americana, fez a sua primeira escala na Europa em Portugal, para gáudio da tripulação e dos que tiveram oportunidade de visitá-lo.

PRESIDENTE DA AUTORIDADE PORTUÁRIA DE GIJON:

PROPOSSE pode ajudar a melhorar as capacidades logísticas e de transporte a mais de 8 mil PME’s do Arco Atlântico

O presidente da Autoridade Portuária de Gijón (APG), Fernando Menéndez Rexach, considera que o mercado potencial de tráfego de mercadorias para o Short Sea Shipping na área de influência do projecto PROPOSSE ronda os 12 milhões de toneladas. Tal facto permitirá melhorar as capacidades logísticas e de transporte para mais de 8.000 PME´s no Arco Atlântico.
Rexach falava no decorrer de uma sessão de trabalho do PROPOSSE que se realizou a 25 de Janeiro, em Gijón, e na qual participou o Porto de Aveiro.
 

Total: 4082