Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Sabia que a cor dos animais marinhos muda consoante a profundidade?

Até ao momento, conhecemos apenas cerca de 240 mil espécies marinhas; contudo, como refere a WoRMS – World Register of Marine Species, estima-se que existam ainda mais de 1 milhão por ser descobertas. Existem assim muitas espécies que se distinguem pelas mais variadas características, seja pela forma do corpo, pelo tamanho ou pela coloração.

Pedro Siza Vieira defende importância do mar para Portugal crescer sustentadamente acima da UE

O Ministro da Economia explicou que, em 2000, sucederam três acontecimentos “que, no seu conjunto, foram altamente negativos para a produtividade do país”. O ministro defendeu também que agora é o tempo do crescimento económico e que esse está ligado à economia azul.

O Ministério da Economia e da Transição Digital encerrou a sessão de lançamento do “Indico Blue Fund”, da Indico Capital Partner, que decorreu nas instalações da sociedade de advogados Cuatrecasas.

Porto de Sines acolhe projecto de produção de macroalgas

Um projecto piloto de produção de macroalgas está a ser desenvolvido no Porto de Sines, beneficiando das características físicas e geográficas desta infraestrutura portuária. Na fase de testes, que terá a duração de um ano, o projecto prevê a instalação de estruturas em seis locais diferentes da área portuária onde serão realizadas experiências para a prova de conceito.

Este é um negócio que teve a sua génese na Ásia e atualmente está em crescimento em todo o mundo. Com utilizações diversas, as macroalgas são usadas para consumo humano, para produção de rações e alimentação animal ou até para produção de bioplásticos, cosméticos e farmacêuticos.

Vila Náutica, um projecto estruturado de apoio à Náutica de Recreio no Estuário do Sado

Em Setúbal vai nascer um projecto sustentável, do ponto de vista ambiental, de apoio à Náutica de Recreio que vem complementar e reforçar a actual oferta composta pela Marina Setúbal, Boat Center, marina de Tróia e as docas de recreio na cidade de Setúbal.
Com uma área de 53000 m² e com a capacidade para parquear 450 embarcações, a Vila Náutica será implantada na zona da Mitrena e é um investimento de 12 milhões de euros que deverá estar concluída no Verão de 2023.

Dragagens no porto de Esposende tiveram início quarta-feira

Face à actual situação de assoreamento no canal de entrada e interior do porto de Esposende, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) iniciou quarta-feira as dragagens nesta infraestrutura portuária com o objetivo de repor as condições de segurança para a navegação.

Serão investidos neste porto 1.200.000 euros nos anos de 2022 e de 2023, cabendo 800.000 euros no corrente ano e o restante em 2023.

Sines aproxima-se dos 2 milhões de TEUS no melhor ano de sempre em carga contentorizada

O Porto de Sines continua a responder à adversidade do contexto pandémico com um crescimento homólogo expressivo no conjunto de todos os segmentos de carga que, na carga contentorizada correspondeu a 13%, o que permitiu ultrapassar a barreira dos 1.8 milhões de TEUS (contentores de 20 pés).

Mas se 2021 fica assinalado como o melhor ano de sempre nos contentores, ainda a registar 10% de crescimento no volume de carga movimentada no porto, com um total de 46,5 milhões de toneladas, números que atestam a competência e resiliência de toda a comunidade portuária de Sines.

DGRM celebra acordo com CCS - China Classification Society

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) celebrou um acordo com a “China Classification Society” (CCS), uma das maiores classificadoras de navios do mundo, para poder atuar no âmbito da certificação dos navios de bandeira portuguesa.

A CCS faz parte do Top10 mundial das Entidades Classificadoras de Navios, estando reconhecida pela Comissão Europeia para poder celebrar acordos com as Administrações Marítimas dos diferentes Estados Membros, sendo no caso português a DGRM.

Candidaturas até 28 de Janeiro

Porto de Lisboa está a recrutar piloto da barra

A Administração do Porto de Lisboa (APL) informa que está a decorrer o processo de recrutamento para piloto da barra. As candidaturas podem ser apresentadas até 28 de Janeiro de 2022.

Peixes da costa portuguesa têm menos metais que os do Mediterrâneo

A sardinha, cavala e carapau capturados nas águas portuguesas apresentam uma quantidade de metais inferior à observada em outras áreas do Atlântico Norte, Mediterrâneo e Adriático, de acordo com um artigo científico disponibilizado na revista Environmental Pollution.

Neste estudo, investigadores da Universidade de Coimbra, do Instituto Politécnico de Peniche e do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) determinaram o nível de contaminação a que estas três espécies estão sujeitas, analisando de forma integrada a concentração de microplásticos e de 16 metais que apresentavam nos seus tecidos.

Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

A terceira fase de acreditação para participar na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, em Lisboa, está aberta até 28 de fevereiro, na secção Anúncios do website do evento.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JANEIRO

Ministro do Mar debate ciência e literacia oceânicas na Horta

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, debate a promoção da ciência e da literacia do Oceano enquanto ferramentas essenciais para o desenvolvimento sustentável do planeta, esta segunda-feira, 24 de Janeiro, na Horta, Açores, no âmbito da passagem da expedição One Ocean pela Ilha do Faial, onde estará atracado o navio de investigação norueguês Statsraad Lehmkuhl.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JANEIRO

APDL PARTICIPA NO «IV FÓRUM DIÁLOGOS GALLAECIA”

Esta segunda feira, 24 de janeiro, pelas 08h30, Nuno Araújo, Presidente da APDL, marcará presença no “IV Fórum Diálogos Gallaecia”, que terá como tema central “Os Portos no espaço Galaico-Português: Presente e Futuro”.

O Fórum terá lugar na Fundação Abanca, na Corunha, e contará também com a participação do Presidente da Autoridade Portuária da Corunha, Martín Fernández Prado e do Ex-Presidente da Puertos del Estado, Fernando González Laxe.

Empresa angolana Kwanda visita o Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, a 19 de janeiro, a visita de representantes da empresa angolana responsável pela gestão da base logística do Kwanda, no Soyo, que fornece apoio logístico às empresas das indústrias do petróleo e do gás que operam na pesquisa e exploração de jazigos de hidrocarbonetos.

Porto de Lisboa apoia 7.ª palestra do ciclo Almada Negreiros

Este sábado, dia 22 de Janeiro, realiza-se a sétima palestra do ciclo de nove palestras mensais dedicadas à vida artística e obras de pintura mural de Almada Negreiros, uma iniciativa que será transmitida gratuitamente pela Internet e conta com o apoio da Administração do Porto de Lisboa (APL).

Com vários portos europeus, asiáticos e americanos congestionados, os portugueses continuam a fluir. Porquê?

O Porto de Sines, o maior do país, garante que as operações “têm sido fluídas”, num momento em que existem disrupções em vários portos internacionais.

“A operação dentro do porto não teve problemas como na China e Los Angeles”, conta o Presidente do Porto de Sines, José Luís Cacho. “Felizmente temos conseguido controlar as coisas em termos de pessoal. No caso concreto de Sines, as operações estão fluídas, não houve atrasos devido à pandemia”, garante.

«SPIRIT OF ADVENTURE» e «ARTANIA» no Terminal de Cruzeiros de Leixões

O Terminal de Cruzeiros de Leixões recebeu, esta segunda-feira, a visita do SPIRIT OF ADVENTURE. Esta visita a Leixões faz parte de uma viagem de 15 dias de ida e volta desde Southampton com passagens pelo Funchal, Ilhas Canárias, Lisboa, Leixões e Corunha.

Pirataria Marítima a decrescer em 2021 com zero ocorrências nos navios de bandeira portuguesa

O ano de 2021 ficou marcado pelo número mais baixo de incidentes de pirataria e assaltos à mão armada desde a década de 90, de acordo com os relatórios anuais de controlo da Pirataria Marítima a que a DGRM teve acesso.

A Pirataria continua a ser um grande flagelo ao transporte marítimo, mas o panorama global tem vindo a melhorar. De acordo com a Câmara de Comércio Internacional, em 2021 foram registados 132 incidentes contra 195 no ano transato, com 88% das ocorrências a resultarem na entrada dos piratas a bordo, com ameaças de armas de fogo ou armas brancas.

Pólos de inovação Porto-Matosinhos (I e II) incluídos no Fundo Azul para investimento na economia do Mar.

Oito avisos convite do Fundo Azul para investimento na economia do mar no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com dotação de 84 milhões de euros, foram publicados e devem estar concluídos até final de 2025.

“Foram publicados os oito Avisos Convite do Fundo Azul para os polos a serem financiados pelo PRR, com vista à criação do ‘Hub’ Azul de infraestruturas em rede para dinamizar a Economia Azul em Portugal”, refere o Ministério do Mar.

Carga movimentada nos portos do Norte equivale a 71% do total galego até novembro

A carga movimentada nos portos do Norte equivaleu, de janeiro a novembro de 2021, a cerca de 71% do volume total movimentado pelos cinco maiores portos da Galiza no mesmo período, de acordo com dados oficiais consultados pela Lusa.

Segundo dados da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e do Porto de Aveiro, o Porto de Leixões e o terminal aveirense movimentaram, em conjunto, 19.154.273 de toneladas de mercadorias nos primeiros 11 meses de 2021.

AGEPOR entusiasmada com os desenvolvimentos no sector marítimo-portuário

A AGEPOR entra em 2022 a destacar os “sinais de dinâmica e esperança” que identifica no sector marítimo-portuário nacional.

Em comunicado, a Associação que representa os agentes de navegação de Portugal realça aquilo que considera ser “um conjunto de factos e projectos que, um pouco por todo o País, dão sinais de dinâmica e esperança e encorajam o sector marítimo-portuário”.

Total: 5660
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 [18] 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284