Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Sines reforçou quotas maioritárias em 2020, tanto a nível global como nos contentores

Os resultados da movimentação de mercadorias nos Portos, referentes a 2020, dão conta de uma liderança de mercado por parte do Porto de Sines, que, num ano conturbado, foi capaz de puxar dos galões e apresentar homólogas positivas, vitais para liderar a recuperação operada na segunda metade do ano – em especial, no segmento contentorizado. Tanto em termos globais como nos contentores, a quota de Sines aumentou face a 2019.

DOCAPESCA CONCLUI PAVIMENTAÇÃO DO PORTO DE PESCA DE VIANA DO CASTELO

A Docapesca concluiu a empreitada de pavimentação do porto de pesca de Viana do Castelo, cujo investimento ascendeu a 82 mil euros.
Com vista à melhoria das condições de trabalho dos utentes do porto na movimentação de viaturas e empilhadores, a empreitada realizou-se no terrapleno adjacente ao edifício da lota, contemplando também a zona de circulação e acesso ao tardoz dos armazéns de aprestos existentes, numa área total com 5.125 m2.
 

Projecto Oceano da AIP abre novas rotas às PME exportadoras

As empresas interessadas nos negócios do mar e em aumentarem as suas vendas têm, a partir de agora, uma nova oportunidade através do Projecto Oceano criado e promovido pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) e co-financiado pelo Portugal 2020.

O projecto da AIP, que tem a duração de dois anos, visa explorar as potencialidades das fileiras do mar português, apostar na exportação, na capacitação das empresas e captar investimento directo estrangeiro para dar maior escala ao sector.

Porto de Aveiro inicia 2021 com crescimento de 14%

O Porto de Aveiro movimentou 545 123 toneladas no mês de janeiro, traduzindo-se num aumento de 14% relativamente ao período homólogo. Esta marca apresenta-se como o mês de janeiro com mais carga movimentada e o 4º melhor mês de sempre. Os produtos florestais, químicos e agroalimentares, bem como os combustíveis líquidos são os que mais contribuíram para este resultado.

Presidente da Câmara Municipal de Setúbal visita Centro de Vacinação Covid19 no Cais 3 da APSS

Na sequência da cedência pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, do edifício do Cais 3 para o Centro de Vacinação Covid19, a Presidente do Município, Maria das Dores Meira, visitou, esta terça-feira, aquelas instalações para acompanhar e inteirar-se sobre o funcionamento desta estrutura.

Em representação da APSS acompanharam esta visita os administradores da APSS, José Castel-Branco e Ricardo Medeiros, que contou ainda com a presença do Diretor Executivo do ACES (Serviço Nacional de Saúde), Luis Pombo, segundo o qual a campanha “se encontra a decorrer conforme o esperado estando prevista a vacinação de 250 utentes durante o dia de hoje.”

DGRM esclarece notícia da APORMAR

No seguimento das imprecisões implícitas numa notícia emanada pela entidade APORMAR, com o título “Austrália não reconhece STCW de Portugal”, a DGRM vem a público prestar os esclarecimentos devidos.

ATRAVÉS DO PORTO DE LEIXÕES

Minas de ferro de Moncorvo exportam primeiras 50 mil toneladas para a China

A concessionária das minas de Moncorvo vai exportar para a China as primeiras 50 mil toneladas de agregado de ferro de alta densidade, certificado, provenientes do depósito da Mua, revelou à Lusa o presidente da empresa.
Segundo o empresário, esta primeira encomenda vai sair do Porto de Leixões. Até chegar aos navios, o agregado de ferro será transportado por camião, nesta primeira fase.
 

AGEPOR saúda parecer favorável da APA à modernização do Terminal de Alcântara

A Direcção Nacional da AGEPOR saúda «a notícia da obtenção de parecer favorável, ainda que condicionado, por parte da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, à modernização e expansão da eficiência operacional do terminal de contentores de Alcântara».

Porto de Leixões recebeu descarga de 27 pás eólicas

O Porto de Leixões recebeu dia 24 a escala do ‘Bigroll Beaufort’, que transportou uma carga especial: 27 pás eólicas de grandes dimensões, com destino ao Vietname. O navio, agenciado pela empresa Burmester & Stüve, foi operado pelo TCGL.

Porto da Figueira da Foz inicia 2021 com um crescimento de 2,5% nas exportações

O Porto da Figueira da Foz cresceu cerca de 2,5% na exportação de mercadorias no primeiro mês de 2021, tendo para tal contribuído o segmento da carga contentorizada, que cresceu 22% face ao período homólogo, num total de 913 TEU’s, e os produtos químicos que cresceram 47%.

Falcões afastam gaivotas no Porto do Funchal

Os portos da Madeira renovaram até 2023 o contrato com a empresa que controla gaivotas no Porto do Funchal com recurso a aves de rapina.
São entre 8 a 10 falcões, que trabalham 24 horas por dias, 7 dias por semana, para afastar as gaivotas.

Assim que os falcões se soltam, as gaivotas levantam voo à procura de outra paragem. Neste novo contrato, as aves de rapina vão controlar novas zonas.
 

EM 2020

Portos de Leixões e Setúbal fixaram «volumes anuais de TEU mais elevados de sempre»

Os portos de Leixões e de Setúbal registaram, no decorrer do ano de 2020, «os volumes anuais de TEU mais elevados de sempre, ao atingirem 703,93 mil TEU e 166,86 mil TEU, após acréscimos anuais respectivos de 2,6% e de 22,2%», destacou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) no relatório sobre a movimentação de cargas nos portos do Continente durante o conturbado ano da pandemia.

LASO volta a «ultrapassar obstáculos», com transporte de moldes em Marrocos

A empresa de transportes especiais LASO continua a testar os seus limites e a «ultrapassar obstáculos», fazendo, assim, jus ao seu lema – a empresa portuguesa voltou a coordenar um project cargo de grandes dimensões, desta feita em Marrocos.

EM 2020

Contentores crescem 2,6%, atingindo os 2,8 milhões de TEU sob a batuta de Sines

O balanço de 2020 em termos de movimentação de contentores nos portos do Continente já é conhecido: os dados da AMT dão conta de um crescimento global de +5,1% no mercado da Carga Contentorizada, a que correspondem +1,54 milhões de toneladas para um total de 31,81 milhões de toneladas, «fortemente alavancado no comportamento de Sines». Em termos de TEU, contaram-se 2,8 milhões (+2,6%) de TEU.

AVEIRO

O renascer de uns estaleiros históricos

Antigos estaleiros da Ria Marine tiveram na recuperação da histórica fragata D. Fernando II e Glória a sua maior proeza. Mas a empresa faliu e os enormes pavilhões ficaram ao abandono. Até hoje.

Início das obras de Recuperação e Estabilização do Cordão Dunar entre as Praias da Barra e da Costa Nova

Já se iniciaram as obras de Recuperação e Estabilização do Cordão Dunar entre as Praias da Barra e da Costa Nova.

Com um investimento de cerca de 400 mil euros e um prazo de execução de 4 meses, a empreitada é assegurada pela Agência Portuguesa do Ambiente e pelo Município de Ílhavo, financiada a 75% pelo Fundo Comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), incluída na candidatura aprovada ao POSEUR: “Ações de Proteção do Litoral na Região Centro - Cortegaça / Vieira de Leiria”. Os restantes 25% são repartidos, de igual forma, pela APAmbiente e pela Câmara Municipal (43.781,49 euros).

Sines pode ser paragem obrigatória do hidrogénio marroquino

O acordo para o hidrogénio verde que Portugal assinou com Marrocos vem com promessas de destaque para o Porto de Sines. Portugal e Marrocos fizeram um acordo para promoverem, em conjunto, o crescimento da indústria do hidrogénio verde.

DGRM IMPLEMENTA DOCUMENTO ÚNICO DE PESCA

O licenciamento da pesca profissional para o ano de 2021 foi mais simples e rápido. Na última parte do ano transato decorreu o processo do licenciamento da pesca profissional para o ano de 2021, utilizando-se já o novo Documento Único da Pesca (DUP), criado com base no Decreto-Lei n.º 73/2020, de 23 de setembro, promovido pelo Ministério do Mar e entrou em vigor a 1 de janeiro de 2021.

Porto de Lisboa consolida estatuto de celeiro do país

Durante o ano de 2020 foram movimentados 4,6 milhões de toneladas de granéis sólidos nos vários terminais que compõem o Porto de Lisboa, com particular relevância para aqueles que se destinam ao sector agro-alimentar. A importância da movimentação destes granéis é tal que permite ao Porto de Lisboa assumir-se como a infra-estrutura nacional líder deste segmento, uma espécie de celeiro do país, onde todas as semanas estão em operação entre quatro a cinco navios de Granéis Sólidos Alimentares.

Maior pá produzida na Península Ibérica circulou a caminho do Porto de Aveiro

O transporte da maior pá eólica produzida na Península Ibérica, que decorreu na noite de quarta para quinta-feira, entre a fábrica da Riablades, em Vagos, e o Porto de Aveiro, realizou-se “com sucesso”, anunciou a empresa LASO, que teve a seu cargo a operação.

O exemplar da turbina SG170 Onshore, com 84 metros, tem como destino final o centro de testes na Dinamarca, onde chegará por via marítima.

Total: 5165
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 [18] 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259