Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




HOJE, 28 DE OUTUBRO

Secretário de Estado dos Transportes abre 11.º Congresso da ANTRAM

A ANTRAM organiza o seu 11º Congresso, dedicado ao tema “Transporte Rodoviário de Mercadorias - Novas Tendências. Que modelo de Desenvolvimento”. Ao longo de três dias, o Hotel Palace Monte Real em Leiria será palco de vários debates sobre o futuro de um setor fulcral para a economia portuguesa.

ESTA SEXTA-FEIRA

Economia do mar em debate em Ponta Delgada

A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada organiza, a 28 de Outubro, o Fórum Economia do Mar. A iniciativa realizar-se-á, a partir das 14h00, no hotel Marina Atlântico, na maior cidade açoriana.

AÇORES

Atlânticoline alterou especificações dos novos navios para o grupo Central

Os novos barcos que vão operar no Grupo Central dos Açores serão maiores do que o previsto, mas também terão motores mais lentos. O novo caderno de encargos reduz em dois nós a velocidade de serviço dos barcos e também a potência dos motores.
 

Tavira espera que obra do porto de pesca esteja no PIDDAC 2012

A Câmara Municipal de Tavira aguarda com expectativa que a obra do porto de pesca da cidade esteja incluída no PIDDAC (Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) para o próximo ano, com verba suficiente para que possa ser adjudicada a empreitada.
Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, diz ter «informações seguras» de que a obra está contemplada no PIDDAC, mas desconhece com que montante, uma vez que esse programa, parte integrante do Orçamento de Estado, ainda não foi divulgado pelo governo.

A 2 DE NOVEMBRO, NO AUDITÓRIO DA GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA

Workshop «Desafios à Sustentabilidade do Património Marítimo-Fluvial do Estuário do Tejo»

A Associação Naval Sarilhense e o Instituto de Dinâmica do Espaço da Universidade Nova de Lisboa organizam o Workshop “Desafios à Sustentabilidade do Património Marítimo-Fluvial do Estuário do Tejo”, a decorrer dia 2 de Novembro (Quarta-feira), a partir das 17h00, no Auditório da Gare Marítima de Alcântara (Lisboa).

PORTO DE SETÚBAL

Primeiro embarque directo da Autoeuropa para a China

Foi efectuada, no Terminal Roll-on Roll-off do Porto de Setúbal, no dia 18 de Outubro, a primeira carga directa de veículos fabricados na Autoeuropa para a China. As viaturas foram embarcadas no ro-ro “NOCC Atlantic”, do armador norueguês Norvegian Car Carriers, agenciado pela Barwil Knudsen - Agentes de Navegação, Lda e operado pela Setefrete – Sociedade de Tráfego e Cargas, SA.

Secretário de Estado do Mar no Porto de Sesimbra

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, na pessoa do Presidente do Conselho de Administração, Eng.º Carlos Gouveia Lopes, teve a honra de receber, no dia 18 de Outubro, nas instalações do Porto de Sesimbra, o Secretário de Estado do Mar, Prof. Doutor Manuel Pinto de Abreu, acompanhado por elementos do seu gabinete, para uma reunião de trabalho.

Investidores brasileiros visitam Porto de Sines

Um grupo de investidores brasileiros visitou o Porto de Sines com o objectivo de conhecer as potencialidades de desenvolvimento de novas infra-estruturas portuárias vocacionadas para a movimentação de contentores, assim como as áreas disponíveis para a instalação de unidades industriais e logísticas.

A odisseia de Johnny Vasco, a tartaruga que quer voltar a casa

Johnny Vasco é uma tartaruga rara que atravessou o oceano Atlântico e as águas geladas do Mar do Norte. Dali foi reencaminhada para o Zoomarine, em Albufeira, onde aguarda um voo para regressar ao Golfo do México.
Johnny já vinha «baptizado» pela equipa holandesa, que cuidou da tartaruga enquanto esteve no zoo de Roterdão, mas em Portugal acrescentaram-lhe Vasco [numa referência ao descobridor português Vasco da Gama], em homenagem à grande travessia que empreendeu, do Golfo do México até ao norte da Europa.
 

Administrações Portuárias destacam-se no Anuário do Sector Empresarial do Estado 2010

A Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) apresentou recentemente o anuário do Sector Empresarial do Estado (SEE) 2010.
As administrações sobressaem nesta lista com valores bastante positivos.
 

Câmara da Nazaré reclama medidas de emergência para sector da pesca

A Câmara Municipal da Nazaré vai pedir ao Governo medidas de emergência para garantir a sustentabilidade do sector da pesca, na sequência das queixas de pescadores e armadores locais que dizem não conseguir pagar as contribuições mensais.

Lancha de Pilotos «João Vaz Corte-Real» capa da revista Maritime Journal

A prestigiada revista internacional Maritime Journal escolheu para capa uma foto da lancha de Pilotos "João Vaz Corte-Real" ( Velas), constando também no seu interior um artigo sobre as quatro lanchas que estão a ser construídas no estaleiro irlandês Safehaven Marine, lanchas destinadas aos portos de Velas, Horta, S. Roque e Flores.

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2011

Porto de Sines cresce 22 %

O Porto de Sines cresceu 22% no 3.º trimestre de 2011 face a igual período do ano anterior, atingindo as 7.516.337 toneladas de mercadorias movimentadas nestes três meses. Este crescimento teve essencialmente origem no comércio externo, com o movimento de mercadorias com portos de países terceiros (fora da EU) a crescer 26%, destacando-se as exportações que cresceram 24 % neste período.

Porto de Setúbal participa no Portugal Exportador

O Porto de Setúbal participou, integrado num stand da APP – Associação dos Portos de Portugal, na 6.ª Edição do Portugal Exportador, uma iniciativa conjunta da AIP - Feiras, Congressos e Eventos, BES - Banco Espírito Santo e AICEP Portugal Global, que decorreu, no dia 13 de Outubro, no Pavilhão Rio do Centro de Congressos de Lisboa.

China investe a pensar no pós-crise

Enquanto os países europeus e os Estados Unidos se preocupam com os reflexos da crise financeira internacional, a China concentra-se em preparar os seus complexos marítimos para a retoma da economia mundial. Essa estratégia pode ser observada em Shenzhen, o quarto porto do planeta em movimentação de contentores e o terceiro mais importante da nação asiática.

Alargamento do Canal do Panamá prossegue a bom ritmo

O Canal do Panamá celebrou na quarta-feira o início de uma nova etapa do seu projecto de ampliação: o enchimento do leito por onde passarão os navios post panamax, entre as novas eclusas do Pacífico e Corte Culebra.

CONHEÇA A VERSÃO INTEGRAL DO DOCUMENTO

Plano Estratégico dos Transportes - Mobilidade Sustentável

Divulgamos a versão integral do Plano Estratégico dos Transportes, da responsabilidade do actual governo, plano que surge sob a epígrafe "Mobilidade Sustentável - Horizonte 2011-2015". Documento com 90 páginas. Encontra a secção referente ao sector marítimo-portuário nas páginas 66-71.

Tarros Line escala Porto de Setúbal com o novo «Vento de Maestrale»

O Terminal Multiusos Zona 2 do Porto de Setúbal, concessionado à Sadoport, recebeu, no dia 14 de Outubro, a primeira escala do novo “Vento di Maestrale”, actualmente o maior navio de contentores da Tarros Line, que opera uma das Linhas de Serviço Regular no porto. O navio, de 166 metros de comprimento, tem 25 metros de largura, um calado máximo de 9,5 metros, navega a uma velocidade de 19 nós, tem uma capacidade até 975 contentores e possui 390 tomadas para contentores frigoríficos.

MINISTRO DA DEFESA:

«Não há milagres» nos Estaleiros de Viana

"O que estava em cima da mesa era um despedimento com encerramento. De Julho até agora recompôs-se os órgãos sociais, e os conselhos de administração da Empordef e dos Estaleiros têm procurado um parceiro estratégico, quer para o capital, quer para a carteira de clientes. Espero e desejo que até ao final deste mês me sejam apresentadas as hipóteses de continuidade da empresa".

COMISSÃO EUROPEIA

Bruxelas cria «eurobonds» para financiar transportes

O presidente Durão Barroso anunciou esta quarta-feira, 19 de Outubro, os planos da Comissão Europeia para criar obrigações europeias, ‘eurobonds', garantidas pelo orçamento comunitário, para financiar projectos de infra-estruturas. Não se trata do projecto de ‘eurobonds' em que muitos vêm a salvação para os problemas do euro. Aqui o objectivo é superar alguns estrangulamentos orçamentais e sobretudo retracção do investimento durante a crise que têm impedido iniciativas transfronteiriças de avançar. Porém, o Banco Central Europeu avisou que esta iniciativa, se não for bem conduzida, poderá potencialmente elevar a opacidade nas contas públicas europeias com a assunção de passivos.

Total: 4082