Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PAPEL

Portucel é a maior exportadora através do Porto de Leixões

O tráfego de cargas no Porto de Leixões está a bater recordes consecutivos este ano, estando as exportações em destaque nessas taxas de crescimento. Só entre Janeiro e final de Novembro, as mercadorias exportadas através de Leixões aumentaram 33,4%, num total de 4,1 milhões de toneladas, segundo dados da Administração dos Portos do Douro e de Leixões (APDL) a que o Diário Económico teve acesso.

MATOS FERNANDES:

«Temos sido eficientes a movimentar a carga e por isso temos sido escolhidos»

Matos Fernandes, presidente da Administração do Porto de Leixões (APDL), referiu esta terça-feira que durante o ano de 2011 o porto de Leixões exportou mais 27% do que no ano anterior, números que contribuiram para os mais de 500 mil contentores movimentados só neste ano, uma marca ontem celebrada pela administração portuária.
"Temos sido bastante eficientes a movimentar a carga e por isso temos sido escolhidos", referiu Matos Fernandes acrescentando que esta marca do meio milhão de teu's representa "que há cada vez um maior número de empresas neste espaço territorial a exportar, sendo que também exportam para destinos que estão fora da Zona Euro".

PORTO DE SETÚBAL

Concluída Empreitada de Execução da Cobertura do Cais 3

Já se encontra concluída a empreitada de concepção/execução de cobertura do edifício do Cais 3 do Porto de Setúbal. A obra, que consistiu na colocação de uma cobertura autoportante, visando proteger o edifício das intempéries, representou um investimento de 185 mil euros.

Cargueiro onde marinheiro português foi encontrado morto está registado na ilha da Madeira

O cargueiro "Autoprestige", onde foi encontrado morto um marinheiro português, tem registo na ilha da Madeira e tem como armador a empresa United European Car Carriers, Unipessoal Lda., disse fonte da Marinha Portuguesa à Agência Lusa.

PORTO DE LEIXÕES

Cerimónia 500 MIL TEU'S decorre hoje, 20 de Dezembro

Esta terça-feira, dia 20 de Dezembro, será atingido o recorde de 500 mil TEU’s movimentados, num só ano, no Porto de Leixões. Neste âmbito, o Conselho de Administração da APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões e o Conselho de Administração do TCL – Terminal de Contentores de Leixões promovem uma cerimónia comemorativa que decorrerá na Estação de Passageiros.
Na cerimónia far-se-á também a Apresentação do Projecto Siga Contentor, uma ferramenta que permite informação em tempo real sobre o tracking do contentor durante a passagem pelo Porto de Leixões.

LEIXÕES ATINGE NOVO MÁXIMO

Mais de meio milhão de TEU’s movimentados num só ano

Às 11 horas de hoje, terça-feira, 20 de Dezembro de 2011, terá lugar no Porto de Leixões a saída do contentor de mercadorias que assinala o novo máximo de 500.000 TEU’s (Twenty-foot Equivalent Unit, a medida standard internacional para calcular o volume de contentores) movimentados num único ano no Porto de Leixões.
Esta é a primeira vez que o Porto de Leixões atinge os 500.000 TEU’s movimentados num único ano de actividade, um crescimento sustentado essencialmente no aumento de 27% das exportações realizadas através de Leixões.
 

Porto de Sines realiza simulacros de Protecção e Segurança

Realizaram-se, nas duas últimas semanas, exercícios e simulacros de protecção e segurança em várias instalações do Porto de Sines, nomeadamente na área alargada dos terminais de Granéis Líquidos e Petroquímico, com os operadores CLT, Repsol e Euroresinas e no Terminal de Gás Natural concessionado à REN Atlântico, em que participaram também os serviços de segurança da Administração do Porto de Sines (APS).

PORTO DE SETÚBAL

Concluída reparação do molhe da Doca de Pesca

Foi recentemente concluída a empreitada de reparação do molhe exterior da Doca de Pesca do Porto de Setúbal, a cargo da empresa Etermar – Engenharia e Construção, SA, sendo que, devido a melhorias na concepção e gestão da obra, ficou concluída antes do prazo, representando uma diminuição do custo inicialmente contratado.

Portos de Lisboa e Vigo estudam colaboração em matéria de cruzeiros

Os portos de Lisboa e Vigo iniciaram contactos com vista ao estabelecimento de acordos de colaboração no sector dos cruzeiros. A primeira reunião entre os responsáveis dos terminais de cruzeiros e das administrações portuárias de ambos os portos realizou-se recentemente em Lisboa.

SIC

Pescadores portugueses vão poder pescar mais bacalhau no próximo ano

Já foram negociadas as quotas da pesca. Os pescadores portugueses vão poder pescar mais bacalhau no próximo ano e de uma forma geral as quotas para o país sobem 6 por cento. Depois das negociações, a ministra Assunção Cristas afirmou que o país saiu a ganhar.

Porto de Leixões cresce na carga movimentada e TCL nos contentores

No mês de Outubro, o Porto de Leixões alcançou um crescimento homólogo de 28%, movimentando 1,28 milhões de toneladas. No total, entre Janeiro e Outubro de 2011, o porto leixonense acumula uma subida de 12%, com 13,34 milhões de toneladas processadas.
Como já vem sendo hábito, a carga contentorizada voltou a dar um contributo decisivo para a boa performance do porto, com um ganho de 8% no year-to-date para um total de 4,5 milhões de toneladas.

LINHA DOS AÇORES

Secretário Regional da Economia e Armadores anunciam reorganização de escalas

A ilha Terceira vai passar a dispor, a partir de Janeiro de 2012, de ligações marítimas directas, para o transporte de mercadorias, de e para o continente, anunciou esta manhã, na Praia da Vitória, o Secretário Regional da Economia.
De acordo com Vasco Cordeiro, em declarações à comunicação social, no final de uma reunião de trabalho com representantes das empresas Box Lines, Transinsular e Mutualista Açoreana, essas ligações “terão uma periodicidade quinzenal”, o que permitirá “uma importante valorização da ilha Terceira”.

CP CARGA com novo site

A CP CARGA apresenta-se na web com um novo site. Notícias, TOPRede, TOPFrota são algumas da secções disponibilizadas, num espaço que apresenta também um "mural" destinado a divulgar opiniões de clientes. Impacte Ambiental e uma lista de perguntas frequentes são outras virtualidade do novo site da CP CARGA.
A visitar aqui.

AJUDANDO A EXPORTAÇÃO

Primeiro comboio de contentores na Plataforma de Cacia

No dia 29 de Novembro arrancou o primeiro comboio de contentores CP Carga na Plataforma de Cacia, do cliente Atlantic-Lusofrete. Trata-se de um comboio completo, de 1100 toneladas, que passará a ter a uma frequência semanal entre a região Centro – Aveiro e o Porto de Setúbal, para exportação.

PORTO DE SETÚBAL

Concluída reparação do Viaduto da Cachofarra

Foram concluídos os trabalhos de reparação das juntas de dilatação do viaduto da Cachofarra. A empreitada não registou qualquer acidente e terminou antes do prazo previsto. Representou um investimento de 47,5 mil euros, realizado pela APSS, SA.
De forma a minorar os constrangimentos, a APSS, SA estabeleceu alternativas tendo em conta a segurança e possibilitando alguma fluidez do tráfego, estabelecendo os contactos necessários com as autoridades e entidades envolvidas, como as Estadas de Portugal, Câmara Municipal, Policia de Segurança Pública e Bombeiros.

CLUBE DOS ENTUSIASTAS DE NAVIOS

CEN tem sede na Gare marítima da Madeira

A Secretária Regional da Cultura, Turismo e Transporte presidiu hoje, dia 16 de Dezembro, à inauguração da nova sede do Clube dos Entusiastas dos Navios (CEN), localizada na Gare Marítima da Madeira, onde apelou aos sócios para que ajudem a promover a Madeira nas diversas acções que realizam.
Conceição Estudante chamou a atenção para a importância desta parceria que já vem de trás, mas que agora foi renovada com a atribuição de um espaço na gare que "é de interesse comum de ambas as partes", podendo ser utilizado por exemplo, para o CEN "expor o seu espólio, reunido nos seus 18 anos de existência".

PORTO DE SINES

APS comemora o 34º aniversário

No dia 14 de Dezembro assinalou-se o 34º aniversário da APS – Administração do Porto de Sines, numa cerimónia interna que reuniu os trabalhadores no activo e aposentados; o evento contou com intervenções da Presidente do Conselho de Administração da APS, Lídia Sequeira, e do presidente da recém-criada CPSI - Comunidade Portuária de Sines, Carlos Vasconcelos.

PORTO DE SETÚBAL

Terminal Sapec – Sólidos em forte crescimento

O Terminal Sapec – Sólidos do Porto de Setúbal tem vindo a consolidar um crescimento nas mercadorias movimentadas durante o ano de 2011. Até 5 de Dezembro, foram atingidas as 766 mil toneladas, estimando-se que, no final do ano, ultrapasse as 820 mil toneladas, o que, a verificar-se, será o melhor desempenho do terminal desde 2007, ano em que a CNE operava em regime normal.

TEMPORAL NA MADEIRA

Dragagens atingiram um volume de 150.000 m3

O financiamento do Fundo de Solidariedade da União Europeia no valor total de 3.473.020,00 euros, destinado ao projecto "dragagens e limpezas imediatas nos diversos portos da Região Autónoma da Madeira" chegou ao fim, faltando apenas o pagamento da última tranche de 15%. O projecto surgiu na sequência dos temporais de 20 de Fevereiro de 2010 e teve como objectivo a reposição operacional dos portos madeirenses.
Os trabalhos de dragagem efectuados atingiram um volume de 150.000 m3 no porto do Funchal, cais de Machico, terminal marítimo do Porto Novo e terminal dos Socorridos. Incluiu também a limpeza de lixos e entulho na zona do varadouro do porto e da marina do Funchal.

Porto de Lisboa recebeu delegação do porto chinês de Meishan-Ningbo

O Porto de Lisboa recebeu, esta terça-feira, Li Haibao, Vice-Director da Administração do porto chinês de Meishan-Ningbo, o segundo maior porto da China, numa visita que teve por objectivo principal a troca de experiência e conhecimento ao nível da gestão portuária.
A delegação chinesa foi recebida por Natércia Cabral, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, e visitou inúmeras valências do porto de Lisboa por forma a conhecer a sua organização e modo de funcionamento.

Total: 4139