Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ATLANTIC FORUM – CORK CONFERENCE

Associação Oceano XXI marcou presença

O Presidente da Associação Oceano XXI (entidade gestora do Cluster do Mar), Ribau Esteves, participou nos dias 4 e 5 de Março em Cork – Irlanda, na conferência do Fórum do Atlântico, promovida pela Comissão Europeia, em que foi apresentado o Plano de Ação da Estratégia do Atlântico.

CONFERÊNCIA EUROPEIA DO TRANSPORTE MARÍTIMO DE CURTA DISTÂNCIA

«ShortSea 14» em Portugal, numa organização da APTMCD

Realizou-se, esta quinta-feira, em Paris, a “Shortsea 13”, Conferência Europeia do Transporte Marítimo de Curta Distância. Para além de outras decisões de interesse, salienta-se a aceitação da candidatura de Portugal para a realização da próxima conferência, em 2014.

Comunidade Portuária de Sines com novas adesões

A Comunidade Portuária de Sines acaba de contar com três novas admissões na sua estrutura, o Sindicato XXI e a Sinporsines, os dois Sindicatos de trabalhadores portuários do Porto de Sines, e ainda a Svitzer, a empresa de reboques que, recentemente, começou a operar em Sines.

AEP e Oceano XXI reforçam cooperação e querem colocar o Mar no topo da agenda europeia

As associações Empresarial de Portugal (AEP) e Oceano XXI – Cluster para o Conhecimento e Economia do Mar renovaram o protocolo de cooperação que estabeleceram em 2011 e vão organizar, nos últimos dias de maio, o 3º Fórum do Mar, tendo como pano de fundo o mar no quadro comunitário de apoio 2014/2020.

Fórum da Economia do Mar na BTL

O Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEEM) vai pela primeira vez marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, esta sexta-feira, dia 1 de março.
Presente no stand Turismo 2015 (Pólo de Competitividade e Tecnologia para o Sector do Turismo), o FEEM estará ao lado da Oceano XXI inserido num espaço que reunirá dez dos mais importantes clusters da economia nacional.

ESTA QUARTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO

Seminário «Mar é Fixe»

Esta quarta-feira, 27 de Fevereiro, vai decorrer, no Clube de Oficiais da Marinha Mercante, um seminário subordinado ao tema "Em que mar fixe andam as nossas pescas". Com início às 17:00, conta com Carlos Sousa Reis como orador.

XI Congresso ADFERSIT tem como tema «Os Transportes, a Energia e o Ambiente»

A Associação para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transporte (ADFERSIT) promove, nos dias 17 e 18 de outubro, o seu XI Congresso subordinado ao tema "Os Transportes, a Energia e o Ambiente". O evento, que assinala também o 25.º aniversário da Associação, realiza-se no Centro de Congressos do Estoril.

«RETE» reuniu em Leixões

Quarta-feira, 30 de Janeiro, decorreu no Porto de Leixões, a 1ª Reunião Anual da Junta do Governo da RETE- Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades, desde a tomada de posse em Génova de Emílio Brogueira Dias, na Presidência desta Associação Internacional, na sua qualidade de Presidente do Conselho de Administração da APDL.

ANTÓNIO DIAS:

Potenciar o Porto de Lisboa

No que conceme à actualidade do sector, António Dias, presidente da Associação dos Transitários de Portugal, eleito recentemente presidente da Comunidade Portuária de Lisboa para o mandato de 2012-2014, foca as sucessivas greves dos estivadores como uma das principais problemáticas que têm afectado o Porto de Lisboa.

EM CARDIFF

Comissão Europeia convida ANS para participar no «Atlantic Forum Workshop»

A convite da Comissão Europeia, através da Direcção-Geral dos Assuntos Marítimos e Pescas, a Associação Naval Sarilhense (ANS) irá participar no “Atlantic Forum Workshop”, que terá lugar em Cardiff (Reino Unido), no dia 24 de Janeiro. Uma participação que envolve uma comunicação sobre “Tradições Culturais Marítimas: as Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo”.

António Dias é o novo presidente da Comunidade Portuária de Lisboa

António Dias, presidente da APAT, foi eleito presidente da Comunidade Portuária de Lisboa para o período 2012/14, numa decisão tomada esta terça-feira na reunião eletiva de Direção sob proposta do atual presidente em representação da AGEPOR, Rui d’Orey. A escolha de António Dias foi, de resto, unânime.

ESTE SÁBADO

Associação Naval Sarilhense promove Encontro sobre «A Pesca Artesanal no Estuário do Tejo»

A Associação Naval Sarilhense (em parceria com o Instituto de Dinâmica do Espaço – FCSH/UNL) vai iniciar o Ciclo de Encontros "Tertúlias sobre o Tejo". Um Ciclo de Encontros no âmbito do qual serão abordadas diferentes temáticas/problemáticas relacionadas com o Estuário do Tejo.
 

UM VÍDEO EM DESTAQUE | 2012

Mar de Gerações

Numa terra piscatória, a ACASO, Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão quer avançar com um novo projeto. Ao completar 80 anos, pretende ser mais do que uma instituição que apoia idosos, deficientes ou pessoas carenciadas. Pretende preservar a identidade e tradição de um concelho voltado para o mar, através da passagem do testemunho entre pescadores mais velhos e os jovens da comunidade. A ACASO é uma das dez instituições finalistas do Prémio Manuel António da Mota.

PORTO DE AVEIRO É CONVIDADO DE HONRA

Fórum Empresarial da Região de Aveiro - Dia 9 de Novembro, em Ílhavo

A AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, em parceria com a Câmara Municipal de Ílhavo, vai realizar a 3ª edição do Fórum Empresarial da Região de Aveiro, dia 9 de Novembro, no Centro Cultural de Ílhavo.

ESTA QUINTA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO, EM LISBOA

CPC promove Workshop dedicado ao tema «Competitive and Sustainable Freight Transport in Europe»

O Conselho Português de Carregadores (CPC) promove, esta quinta-feira, dia 18 de Outubro, das 14h00 às 18h30, no Edifício sede da AIP, Praça das Indústrias, em Lisboa, um Workshop dedicado ao tema “Competitive and Sustainable Freight Transport in Europe”.

Confraria Marítima de Portugal entroniza José Luís Cacho, Presidente da APP

No dia 22, Ílhavo recebeu o 17.º Encontro-Convívio da Confraria Marítima de Portugal, numa sessão e visita ao Museu Marítimo de Ílhavo, seguindo-se uma visita pelas Praias do Município, Costa Nova e Barra. A sessão no MMI foi dedicada à entronização de uma dezena de novos Confrades, entre eles José Luís Cacho, que preside aos destinos dos portos de Aveiro (APA) e da Figueira da Foz (APFF), liderando também a Associação dos Portos de Portugal (APP) e a Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP).
Natural de Aveiro, engenheiro de formação, José Luís Cacho preside ao Conselho de Administração do Porto de Aveiro desde Maio de 2005.
 

 

SÉRGIO SILVA MONTEIRO, NA FIGUEIRA DA FOZ:

600 quilómetros de linhas férreas vão ser «poupados»

O secretário de Estado das Obras Públicas considerou ontem na Figueira que «exageramos no investimento rodoviário» em detrimento da ferrovia. Sérgio Silva Monteiro falava no encerramento do fórum sobre “O potencial logístico da Região Centro e das suas infra-estruturas», um encontro promovido pelas Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro e do Baixo Mondego, Conselho Empresarial do Centro – Câmara de Comércio e Indústria do Centro, Associação Industrial do Distrito de Aveiro, Associação Comercial e Industrial da Figueira e comunidades portuárias de Aveiro e Figueira.

FÓRUM «O POTENCIAL LOGÍSTICO DA REGIÃO CENTRO E DAS SUAS INFRAESTRUTURAS»

Intervenção de Nuno Pires, Vice-Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro

Divulgamos a intervenção de Nuno Pires, Vice-Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro, no Fórum "O Potencial Logístico da Região Centro e das suas Infraestruturas", que decorreu esta terça-feira na Figueira da Foz.

AGORA NA FIGUEIRA DA FOZ

Autonomia dos portos volta a ser defendida esta terça-feira

“O Papel dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz no Desenvolvimento Regional e no reforço da competitividade do Centro” é o tema do fórum que se realiza esta terça-feira, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. O encontro dá continuidade à discussão efectuada anteriormente num evento realizado em Ílhavo, sob a mesma temática e com um objectivo comum: relevar a competitividade da região Centro e das suas empresas, valorizar o seu potencial logístico, capacitar a fixação de investimentos e facilitar as exportações.

A 18 DE SETEMBRO, NA FIGUEIRA DA FOZ

Fórum «O Potencial Logístico da Região Centro e das suas Infraestruturas»

“O Papel dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz no Desenvolvimento Regional e no reforço da competitividade do Centro” foi o tema do Fórum que se realizou dia 25 de julho, no Museu de Ílhavo. Dando continuidade a este tema, vai realizar-se, dia 18 de setembro, novo Fórum sobre “O Potencial Logístico da Região Centro e das suas Infraestruturas”, que terá lugar no Centro de Artes e Espectáculos, na Figueira da Foz, pelas 9 horas.

 

Total: 214
1 2 3 4 5 6 7 [8] 9 10 11