Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




COM A PARTICIPAÇÃO DO ARQUIVO HISTÓRICO DO PORTO DE AVEIRO

Exposição «Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Preâmbulo (1864-1918)» prolongada até 17 de Junho

Peças do valioso espólio do Arquivo Histórico-Documental do Porto de Aveiro integram o manancial de informação carreado para a exposição “Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Preâmbulo (1864-1918)”, patente no Sector temporário do Museu da Cidade de Aveiro.
O empréstimo de algumas peças e de mapas cartográficos resulta do facto do AHDAPA deter, no seu arquivo, elementos que vão para além do campo marítimo-portuário.
Atendendo à grande adesão do público, a exposição foi prolongada até ao próximo dia 17 de Junho.
 

Caravela Vera Cruz aberta ao público este sábado

A Aporvela - Associação Portuguesa de Treino de Vela - aderiu ao projecto "Passaporte do Mar" da EMAM - Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar que visa abrir vários espaços relacionados com o Mar, nomeadamente museus, centros de ciência viva, aquários e embarcações. A iniciativa, que começa já este sábado, 21 de Maio, das 10:00 às 12:30 e das 14:30 às 17:00, passa pela abertura do convés da caravela Vera Cruz a todos os que a queiram visitar na Doca de Alcântara em Lisboa, junto à Rocha do Conde de Óbidos.

1.º CONCURSO DE MODELISMO NÁUTICO DO MMI

Prémios entregues este sábado, dia 21 de Maio

No sentido de promover a cultura náutica como forma de expressão da cultura marítima, em geral, e instrumento de consolidação do projecto sociocultural do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), em especial, a Câmara Municipal de Ílhavo instituiu o Prémio de Modelismo MMI, com periodicidade bienal. O prémio será entregue este sábado, dia 21, pelas 18:00, no Museu Marítimo de Ílhavo.

 

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS COMEMORADO DE 18 A 21 DE MAIO

Museu Marítimo de Ílhavo atinge o meio milhão de visitantes

Com um reconhecido percurso de 74 anos, o MMI viveu nesta última década um novo ciclo de vida, registando mais visitantes do que em toda a sua história anterior, tendo no passado dia 12 de Maio alcançado os 500.000 visitantes.

ESTAS TERÇA E QUARTA-FEIRA

Observação e interpretação dos moinhos de maré da Baía do Seixal

Mais Moinhos para Conhecer: venha participar esta terça e quarta-feira na observação e interpretação dos moinhos de maré da Baía do Seixal. Um passeio de barco que termina com desembarque e visita ao Moinho de Maré de Corroios. Inscreva-se já!

 

18 DE MAIO

Celebre o Dia Internacional dos Museus no Museu de Marinha

Venha pesar o Sol, medir estrelas e descobrir a História na história dos objectos que aguardam a sua visita, na Sala do Serviço Educativo (1º piso) do Museu de Marinha. Embarque ainda na Oficina Viva de Modelismo (Galeria Exterior) e descubra os grandes desafios da construção de pequenos modelos de embarcações e navios.

 

AVEIRO

Ecomuseu Marinha da Troncalhada vai sofrer melhoramentos

O Ecomuseu Marinha da Troncalhada vai sofrer diversos melhoramentos. Um investimento de 34 mil euros, integrado no projecto “Ecosal Atlantis”.

ALJEZUR

Museu do Mar e Terra da Carrapateira comemora 3.º aniversário

O Museu do Mar e da Terra da Carrapateira, concelho de Aljezur, comemora este domingo, dia 1 de Maio, o seu terceiro aniversário.

HOJE, DOMINGO

Visita temática «A Pé, do Moinho de Maré de Corroios aos Moinhos da Ponta dos Corvos»

Hoje, domingo, dia 10 de Abril, decorre uma Visita Temática “A Pé, do Moinho de Maré de Corroios aos Moinhos da Ponta dos Corvos”, na qual os participantes são convidados a partir à descoberta de alguns dos moinhos de maré do Seixal e do património natural envolvente.
Recorde-se que no Moinho de Maré de Corroios, núcleo do Ecomuseu Municipal do Seixal, se encontra patente a exposição itinerante “Moinhos de Maré do Ocidente Europeu”.

 

ENCERROU ONTEM, 13 DE MARÇO

«A Barra e os Portos da Ria de Aveiro» em exposição na cidade de Salamanca

Encerrou ontem, 13 de Março, em Salamanca, a exposição “A Barra e os Portos da Ria de Aveiro 1808 – 1932, no Arquivo Histórico da Administração do Porto de Aveiro”. Patente na “Sala de Exposiciones de Santo Domingo de la Cruz”, a exposição comissariada por João Carlos Garcia e Inês Amorim (ambos professores da Faculdade de Letras do Porto), cumpriu em Salamanca a nona etapa de um circuito de itinerância pela Península Ibérica.

DIA INTERNACIONAL DE MONUMENTOS E SÍTIOS COMEMORA-SE A 18 DE ABRIL

«Água: Cultura e Património» é o tema deste ano

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação.
Este ano, o tema para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é Água: cultura e património.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

1.º Concurso de Modelismo Náutico

No sentido de promover a cultura náutica como forma de expressão da cultura marítima, em geral, e instrumento de consolidação do projecto sociocultural do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), em especial, a Câmara Municipal de Ílhavo instituiu o Prémio de Modelismo MMI, com periodicidade bienal.
A atribuição do Prémio de Modelismo MMI decorre de um concurso de modelismo náutico subordinado a um tema/género de embarcação. O 1.º Concurso de Modelismo Náutico do Museu Marítimo de Ílhavo, aberto a 8 de Agosto de 2010, prolonga-se até 18 de Maio de 2011, data em que se procederá à exposição dos trabalhos e entrega de prémios.
 

ATÉ 30 DE JANEIRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Tudo num barco

Na Sala de Exposições do Museu Marítimo de Ílhavo prossegue a exposição temporária "Tudo num Barco - Património Marítimo e Cultura Popular", um projecto expositivo apoiado na expressividade de um conjunto de modelos de embarcações e numa série de imagens da colecção do mítico Museu de Arte Popular.
Nesta exposição destaque para a Proa de moliceiro com respectiva decoração, em tamanho natural pertencente ao espólio inicial do Museu, adquirida pela Comissão Organizadora do Museu Regional de Ílhavo (constituída em 1925).
 

HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA VER:

«A Marinha na República» no Museu de Marinha e na Casa da Balança

Patente desde 1 de Outubro de 2010, encerra hoje a exposição «A Marinha na República», disponível ao público no Museu de Marinha e na Casa da Balança.

NO MUSEU DO ORIENTE, ATÉ 27 DE MAIO

«Do Vasto e Belo Porto de Lisboa»

A exposição de fotografia "Do Vasto e Belo Porto de Lisboa" (como refere Luís Mendes de Vasconcelos, em 1608, no livro Do sítio de Lisboa, sua grandeza e povoação) é constituída por uma seleção de imagens da coleção de fotografias antigas da APL – Administração do Porto de Lisboa, que retrata a vida portuária nas suas variadas vertentes nos primeiros quartéis do século XX.
Espólio fotográfico valioso, regularmente destacado nas páginas e webletters do portal da APP.
 

ATÉ 31 DE JANEIRO DE 2011

«A Marinha na República» no Museu de Marinha e na Casa da Balança

Ao comemorar-se o 100º Aniversário da Implantação da República, a Marinha participa nos festejos e evocações alusivas a esta efeméride através da realização de uma exposição temporária, na qual é evocado o papel decisivo desempenhado pelos seus militares e navios durante a revolução de 5 de Outubro de 1910.

GAFANHA DA NAZARÉ, ÍLHAVO

Visite o Navio-Museu Santo André

NAVIO-MUSEU FLUTUANTE

Navegando com o Gil Eannes

Total: 222
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [11] 12